Wiki X-Men Comics
Advertisement
Wolverine (James "Logan" Howlett) (Terra-1610) Batalhas Galeria Armas Frases
Wolverine
Ultimate Origins Vol 1 1 Textless.jpg
Galeria

Nome Real

James Howlett

Codinome(s)

Wolverine, Arma X, Mutante X

Primeira Aparição

Ultimate X-Men Vol 1 1 (fevereiro, 2001) (Primeira Aparição)
Ultimatum Vol 1 5 (julho, 2009) (Aparição da Morte)

Apelidos

Jim Howlett, Lucky Jim, Mutante 0, Logan, Mr. John Doe

Familiares

Jimmy Hudson (filho);
Mulher não identificada (possivelmente falecida);
Criança não identificada (possivelmente falecida);

Nome Original

Wolverine

Criadores

  • Mark Millar,
  • Adam Kubert

Características

Espécie

Wolverine é um mutante com poderes especiais.

Olhos

azuis

Cabelos

preto

Gênero

masculino

Altura

1,79 m

Peso

172 kg (incluindo adamantium)

Status

Identidade

pública

Cidadania

canadense, (assumido)

Status Atual

solteiro

Ocupação

estudante, aventureiro; anteriormente mercenário, operário do governo, cabo em Forças especiais canadenses

Educação

Origem

Universo

Terra-1610

Local de Nascimento

desconhecido, provavelmente em algum lugar do Canadá

HISTÓRIA

Wolverine era um mutante cuja capacidade primária era um fator de cura acelerado que lhe permitia regenerar tecido corporal danificado ou destruído com uma velocidade e eficiência muito maiores que um humano comum. O fator de cura de Wolverine pode ter retardado muito seu envelhecimento. O esqueleto inteiro de Wolverine foi infundido com um metal raro, artificialmente criado, conhecido como Adamantium. Como resultado, os ossos de Wolverine foram altamente resistentes a todas as formas de danos físicos.

Anos Jovens

Wolverine sofria de amnésia. Como resultado, o que pouco sabia sobre sua vida adiantada era suspeito e não verificável. Acredita-se que, em um ponto, Wolverine teve uma esposa e um filho, mas eles foram supostamente assassinados por Dentes-de-Sabre. À medida que as memórias de Wolverine e Dentes-de-Sabre tinham sido adulteradas no passado (mais infame pelo Projeto Arma X), essa afirmação era altamente suspeita; No entanto, Wolverine possuía um anel de casamento que servia de seu único link para seu passado.

Suas primeiras atividades conhecidas foram como pára-quedistas do exército canadense durante a Segunda Guerra Mundial. Ele esteve presente na invasão da Sicília, onde tentou saquear uma casa junto com dois soldados americanos, Nicholas Fury e Private Fisk quando foram interrompidos por deputados americanos. Fisk foi escavado por uma bala e os três foram levados, apesar dos protestos de Howlett de que ele era canadense.

Mais tarde, ele desperta dentro do complexo Arma X sob experimentação pelo Dr. Abraham Cornelius; que estava trabalhando para o governo canadense ajudando-os em suas tentativas de criar sua própria versão do Capitão América. James escapa do complexo, mas é baleado quando ele se aproxima da liberdade. Suas feridas curam milagrosamente e ele é recapturado. Cornelius explica que, em seus experimentos, descobriram acidentalmente um genoma que, quando geneticamente alterado, concede a pessoa que a possui várias habilidades com base em seu DNA. Ele chama esses humanos alterados "mutantes"; e Howlett é apelidado de "Mutante Zero". Este genoma foi posteriormente lançado e espalhado pelo mundo, resultando na criação da raça mutante. Algum tempo depois, o jovem filho mutante de dois cientistas da Arma X (Erik Lensherr), que ficou horrorizado com o tratamento de James, matou seus pais e libertou-o.

Arma X

Wolverine foi eventualmente recapturado pelo coronel John Wraith, um comandane mutante e o chefe do projeto Arma X. Sua memória foi apagada e recebeu o nome falso "Logan". Foi durante este tempo que sua estrutura esquelética foi ligada com Adamantium. Enquanto com a Arma X, Howlett foi muitas vezes torturado e atormentado por Wraith e seus homens. Ele desenvolveu um ódio para o seu companheiro prisioneiro Victor Creed, que (ao contrário de Howlett) apreciou a natureza violenta de seu trabalho e trabalhou voluntariamente com Wraith. Ao ser implantado no deserto durante a Guerra do Golfo, o veículo em que ele estava, estava emboscado, e Wolverine foi solto de sua gaiola. Ele matou os inimigos e encontrou Nick Fury, o único outro sobrevivente, que ficou ferido. Alguma parte de Logan reconheceu Fury do incidente na Sicília quase meio século antes, então, em vez de matá-lo ou deixá-lo, ele o levou de volta à base; embora ele tenha sido filmado e enjaulado mais uma vez. Wraith ficou surpreso com o fato de sua "arma viva" ter conseguido manter uma pequena parte de sua humanidade.

Alguns anos depois, Logan partiu da Arma X com a ajuda de Fury, que também veio reconhecer Logan da guerra e pagá-lo por salvar sua vida antes.

Wolverine juntou Supremacia da Irmandade de Mutantes de Magneto, e acabou se tornando o assassino de elite de Magneto.

Juntando-se Aos X-Men

Dezoito meses depois, Logan foi designado para infiltrar os X-Men e assassinar o Professor Xavier. Ele foi aceito em suas fileiras, e rapidamente seduziu Jean Grey, a fim de fortalecer-se dentro da equipe. No entanto, Wolverine acidentalmente se apaixonou por Jean, que ficou devastada quando o deixou ao descobrir sua conexão com a Irmandade. Wolverine finalmente traiu Magneto, abandonando sua missão inicial e realmente se juntou ao X-Men depois de entender e acreditar na causa de Xavier.

Buscando respostas para o passado de Wolverine (e para libertar sujeitos de teste mutantes presos), a equipe viajou para o site do Projeto Arma X. Lá encontraram Wraith - e Dentes-de-Sabre. Dentes-de-Sabre queimou os arquivos em Wolverine - e assim destruiu o único registro de seu passado - na frente de seus olhos, levando ao primeiro confronto entre os dois. No início, Dentes-de-Sabre pareceu ganhar, até que Wolverine tenha marcado um golpe sujo (cortando Dentes-de-Sabre na virilha). A batalha culminou com a adulação de Dentes-de-Sabre e um desmantelamento completo do Projeto Arma X.

Infelizmente, nesse momento, Jean tinha iniciado um relacionamento com Ciclope, levando a uma fenda profunda crescendo entre os dois homens. Sua rivalidade veio à tona quando Xavier enviou os dois em uma missão a Terra Selvagem, na esperança de acabar com sua inimizade. No entanto, ocorreu o contrário: Wolverine permitiu que Ciclope caísse até sua morte, acreditando que ele poderia continuar seu relacionamento com Jean.

Milagrosamente, Ciclope sobreviveu e voltou, revelando a mão de Wolverine em seu desaparecimento. Ciclope explodiu Wolverine no chão, e depois chocou a todos oferecendo para deixá-lo permanecer no time (sua única chance de redenção).

Essa experiência teve um efeito profundo sobre Logan. Ele percebeu o quanto ele havia traído seus amigos e cessou seus caminhos anti-sociais, implacáveis ​​e até mesmo desenvolvido um profundo e permanente senso de responsabilidade. Ele também exibiu um lado protetor para os X-Men mais jovens, ou seja, Vampira, e até mesmo formou um vínculo de amizade - ou pelo menos respeito mútuo - com o Ciclope.

O inimigo de Wolverine estava longe de ser destruído, já que Dentes-de-Sanbre retornou como membro da Suprema Irmandade de Mutantes, substituindo Wolverine ao lado de Magneto. Depois de uma batalha feroz, Dentes-de-Sanbre começou a zombar de Wolverine, dizendo que ele nunca poderia ser morto, poderia se recuperar de qualquer lesão e sempre voltaria a perseguir Wolverine - para o que Wolverine respondeu decapitando-o no local.

Wolverine, mais tarde, iniciou um relacionamento sem coração com o qual ele acabou rapidamente. No entanto, ambos ainda abrigavam sentimentos um pelo outro. Em uma "data" posterior, o casal foi atacado por um Dentes-de-Sanbre revivido, que não tinha sido visto desde que foi decapitado por Wolverine (com uma linda cicatriz ao pescoço).

Dentes-de-Sabre começou a explicar como ele conseguiu sobreviver graças a alguns pequenos tópicos que Wolverine negligenciou para cortar, mas ficou comatoso por vários meses. Ele enfrentou Wolverine em um breve encontro, até que Tempestade separou os dois, inadvertidamente, permitindo que Dentes-de-Sabre o tomasse como refém. Dentes-de-Sabre disse que não tinha vindo para lutar e revelou que, desde sua ressurreição, suas memórias originais começaram a Retorna. Tornou-se capaz de determinar quais memórias eram falsas também. Ele também afirmou que Wolverine era seu pai biológico.

Ultimate Wolverine VS Hulk

Wolverine foi contatado por Nick Fury, que estava preocupado com o fato de o Hulk ter sobrevivido à tentativa de S.H.I.E.L.D. de executá-lo. Fury atribuiu Wolverine para encontrar o Hulk, que a S.H.I.E.L.D. acreditado estar no Tibete, e eliminá-lo. Wolverine rastreou o Hulk no Tibete, onde o cumprimentou. O Hulk perguntou a Wolverine se ele gostaria de um pouco de cacau antes que uma briga estourasse. Depois de uma troca viciosa, o Hulk ganhou a vantagem e procedeu a rasgar Wolverine pela metade. Wolverine sobreviveu, e começou a longa subida a uma montanha para recuperar as pernas.

Mais tarde, Logan foi ao aeroporto onde Bruce estava, entrou no mesmo avião e sentou-se ao lado dele. Logan colocou um colar feito por Forge em Bruce, dizendo-lhe que se ele se transformar em Hulk enquanto o colar está sobre ele, ele vai sufocar. Bruce pergunta por que Logan simplesmente não vai simplesmente matá-lo e acabar com isso, e Logan diz que ele não queria matar Bruce, ele queria matar o Hulk. Bruce disse que não mudaria, e depois saltou da saída de emergência do avião no meio do vôo.

Logan saltou depois que ele gritou para ele se virar para o Hulk ou a queda o mataria. Bruce disse que ele só mudaria se Logan cortasse o colar, ou então Logan teria que lidar com o fato de ele simplesmente deixar "Bruce", e não o "Hulk" cair em sua morte. Logan, não querendo ser responsável pela morte de Bruce, mostra seu lado moral e destrava o colarinho. Bruce se transforma no Hulk, segura Logan e aterra-se sem nenhum mal a nenhum deles.

Nick Fury apareceu e disse-lhes que podiam ir. Hulk, confuso e zangado, agarrou Fury e ameaçou matá-lo. Fury disse que ele é livre, porque eles tinahm Mulher-Hulk em sua posse, e estavam tentando reverter a engenharia do que ela fez para si mesma. Mas enquanto eles trabalhavam para eles, eles sabiam que Bruce não iria machucá-los, e sempre teria um incentivo para voltar e trabalhar para a SHIELD. Hulk deixou Fury, que depois saiu. Hulk e Logan conversaram calmamente sobre como eles iriam voltar para a civilização, já que estavam no meio do nada.

Banshee

Wolverine descobriu que foi administrado com Banshee e foi para Peter Parker para obter ajuda. Ele descobriu que ele não estava realmente administrado, mas as propriedades da droga foram derivadas dele.

Como certos membros dos X-Men tornaram-se viciados em Banshee, os membros não-adictos foram forçados a combatê-los e impedir que eles o usassem. Quando Jean caiu inconsciente, atacou violentamente Colossus, mas logo esfriou. Ele então descobriu que Xavier e Magneto foram responsáveis ​​pela criação da droga que aumenta o poder e que Moira MacTaggert estava distribuindo. Moira lutou contra ele, apesar de ele destruir as instalações em que Banshee foi produzido.

Ultimaton e Morte

Wolverine foi forçado a viajar para a Terra Selvagem para encontrar o Jamie Madrox, que havia tido uma lavagem cerebral, e eventualmente matá-lo, para parar as ondas de terroristas suicidas de Madrox em todo o mundo. Ele então prometeu fazer o mesmo com Magneto. Durante o assalto à fortaleza de Magneto, Wolverine conseguiu ferir Magneto o tempo todo afirmando sua determinação de matá-lo pelas mortes que ele causou. Enquanto Wolverine carregava contra seu inimigo, Magneto conseguiu controlar os repulsores do Homem de Ferro e a viseira do Ciclope para incinerar a carne de Wolverine e rasgarar o adamantium do esqueleto, matando-o. Lince Negra voltou a Triskelion para encontrar o braço de Wolverine sem carne. Lince Negra voltou para o local da mansão com o braço de Wolverine e adicionou-o ao túmulo dos X-Men caídos. De acordo com os arquivos de S.H.I.E.L.D., todas as células de Wolverine foram destruídas por Magneto, e agora ele é incapaz de ser clonado, curado ou ressuscitado.

PODERES E HABILIDADES

Poderes

Wolverine possui uma variedade de atributos sobre-humanos semelhantes aos possuídos por sua contraparte da Terra-616, embora alguns de seus poderes não estejam tão desenvolvidos.
Fator de cura regenerativo: a habilidade primária mutante de Wolverine é um fator de cura acelerado que lhe permite regenerar tecido corporal danificado ou destruído com uma velocidade e eficiência muito maiores que um humano comum. Wolverine é capaz de curar ferimentos que resultam em dano ou perda de tecido extensivo, como múltiplas feridas de balas, cortes, punções e queimaduras graves em questão de horas. Mais tarde, foi dito que talvez ele não tenha um fator de cura regenerativo, mas sim uma habilidade de sobrevivência super avançada, que modifica o corpo para sobreviver em muitos ambientes diferentes normalmente mortais para um ser humano comum.

  • Resistências à doença: o fator de cura de Wolverine também se estendeu ao seu sistema imunológico. Ele é imune a todas as doenças e infecções terrestres conhecidas.
  • Resistência a toxinas: seu corpo também é imune à maioria das drogas e toxinas. Ele ainda pode ser afetado por algumas drogas, como tranquilizantes, por exemplo, mas apenas se ele estiver exposto a doses maciças.
  • Longevidade prolongada: as qualidades regenerativas únicas de seu fator de cura prolongaram a vida natural de Wolverine. Ele envelhece a um ritmo que é consideravelmente mais lento que o de um humano comum. Sabe-se que ele serviu durante a Segunda Guerra Mundial e tem a mesma aparência agora que ele fez então. Enquanto ele é de uma idade avançada, ele mantém a aparência e a vitalidade de um homem em sua força física.
  • Sentidos agudos superhumanos: Wolverine possui sentidos super-humanamente agudos que são comparáveis ​​aos de certos animais. Ele é capaz de ver, com perfeita clareza, a distâncias muito maiores que um humano comum. Ele mantém esse mesmo nível de clareza, mesmo na escuridão quase total. Seu senso de audição é igualmente aprimorado, permitindo que ele detecte sons que os humanos comuns não podem e a grandes distâncias. Seu odor do cheiro é desenvolvido até o ponto em que ele pode detectar pequenas diferenças químicas em produtos que dizem ter o mesmo aroma, como ser capaz de detectar diferentes marcas de desodorante. Ele é capaz de se lembrar completamente dos aromas das pessoas que ele encontrou, mesmo que ele não tenha detectado seu perfume em anos. Ele geralmente usa seu odor cheio de rastreamento para rastrear um alvo com um impressionante grau de sucesso, mesmo do cheiro do alvo foi corroído um pouco por fatores naturais.
  • Força sobre-humana: o fator de cura mutante de Wolverine permite que ele exerça seus músculos em extremos maiores que um humano comum, permitindo-lhe levantar mais peso do que até mesmo o melhor atleta humano. Isso, juntado por 100 libras de adamantium ligado a seu esqueleto, concede-lhe algum grau de força sobre-humana. Embora o limite exato não seja conhecido, é suficiente levantar em excesso de 800 lbs.
  • Vigor sobre-humano: a musculatura de Wolverine, devido aos seus poderes de cura, gera substancialmente menos toxinas de fadiga do que a musculatura de um humano comum durante a atividade física. Ele pode exercer-se fisicamente na máxima capacidade durante pelo menos 24 horas antes de a fadiga começar a prejudicá-lo.
  • Agilidade Sobre Humana:
  • Reflexos sobre-humanos: o tempo de reação de Wolverine é aprimorado para um nível que está além dos limites físicos naturais até mesmo do melhor atleta humano.

Estrutura esquelética atada de Adamantium: o esqueleto inteiro de Wolverine foi infundido com uma rara e artificialmente criada liga conhecida como adamantium. Como resultado, os ossos de Wolverine foram altamente resistentes a todas as formas de danos físicos. No entanto, há evidências que sugerem que a versão do Adamantium do Ultimate Marvel Universe não é tão durável quanto sua contraparte da Terra-616.
Garras retráteis: alojados nos antebraços de Wolverine são garras retráteis que ele é capaz de liberar através da carne entre os nódulos à vontade. As garras rasgam a carne, rasgando buracos que são curados quase instantaneamente por seu fator de cura. Ficou claro que as garras são ósseas com adamantium quando descobriu que Xavier as desenvolveu temporariamente (assim como o resto dos poderes de Wolverine) quando usou a primeira versão da droga Banshee, que foi derivada do DNA de Logan. As garras são tão duráveis ​​quanto o resto do esqueleto e são capazes de cortar substâncias mais conhecidas.

Habilidades

Wolverine é um experiente combatente mão-a-mão e é um assassino especialista.

Fraquezas

Nível de Força

Embora o limite exato não seja conhecido, a força de Wolverine é suficiente para levantar cerca de 800 lbs.

Personalidade

Aparência

NOTAS

LINKS

  • Galeria de Wolverine (James "Logan" Howlett) (Terra-1610)
  • Batalhas de Wolverine (James "Logan" Howlett) (Terra-1610)
  • Imagens de Wolverine (James "Logan" Howlett) (Terra-1610)
  • Aparições em Revistas Estrangeiras de Wolverine (James "Logan" Howlett) (Terra-1610)
  • Aparições em Revistas Nacionais de Wolverine (James "Logan" Howlett) (Terra-1610)

REFERÊNCIAS

Notas de Rodapé

Advertisement