Wiki X-Men Comics
Advertisement
Vulcano (Gabriel Summers) (Terra-616) Batalhas Galeria Armas Frases
Vulcano
Uncanny X-Men Vol 1 477 Textless.jpg
Galeria

Nome Real

Gabriel "Gabe" Summers

Codinome(s)

Vulcano, Imperador Vulcano, Kid Vulcano, Vulcano, O Grande, Príncipe Vulcano

Primeira Aparição

Gênese Mortal Vol 1 1 (Janeiro, 2006)

Apelidos

Terceiro Irmão Vulcano

Familiares

Oscar Summers (Ancestral Distante Paterno, Falecido);
Daniel Summers (Ancestral Distante Paterno, Falecido);
Amanda Mueller (Ancestral Distante Paterno);
Bisavô Paterno Sem Nome, Falecido;
Philip Summers (Avô Paterno);
Deborah Summers (Avó Paterna);
Christopher Summers (Pai);
Katherine Summers (Mãe, Falecida);
Bisavô Paterno Sem Nome;
Scott Summers (Irmão);
Alexander Summers (Irmão);
Madelyne Pryor-Summers (Cunhada / Clone Da Segunda Cunhada);
Jean Grey-Summers (Cunhada);
Cal'syee Neramani (Esposa);
Filho Por Nascer; [1]
Lilandra Neramani (Cunhada, Falecida);
D'Ken Neramani (Cunhado, Falecido);
Nathan Summers (Sobrinho, Falecido);
Adam Neramani (Sobrinho, Suposto Meio-Irmão);
Aliya Dayspring (Sobrinha, Falecida);
Esperança Summers (Sobrinha, Falecida);
Tyler Dayspring (Sobrinho-Sobrinho, Falecido);
Esperança Summers (Sobrinha Adotiva);
Rachel Grey (Sobrinha De Realidade Alternativa);
Nathaniel Grey (Sobrinho De Realidade Alternativa)

Nome Original

Vulcan

Criadores

  • Ed Brubaker
  • Trevor Hairsine

Características

Espécie

Mutante

Olhos

Azuis

Cabelos

Castanhos

Gênero

Masculino

Altura

1.83 m (6' 0")

Peso

80.74 kg (178 lbs)

Olho esquerdo sintético que brilhava quando poderes estavam sendo usados. O lado direito do rosto estava marcado, uma lesão infligida pelo Gladiador [2]

Status

Identidade

Pública

Cidadania

Americana, Krakoana, Império Shi'ar

Status Atual

Casado

Ocupação

Aventureiro; Ex-Majestade Do Império Shi'ar E Terrorista

Educação

Tutoria pela Dra. Moira MacTaggert e Professor Charles Xavier

Origem

Universo

Terra-616

Local de Nascimento

Palácio Imperial Chandilar, Império Shi'ar

HISTÓRIA

Origem

Jovem Gabriel sendo envelhecido na adolescência através de uma incubadora Shi'ar

O casal Christopher e Katherine Summers foram abduzidos por um alienígena Shi'ar chamado D'Ken. O que ninguém sabia é que Katherine estava esperando um filho. Christopher consegue uma fuga ousada, mas D'Ken mata friamente Katherine em retaliação na frente do marido. Gabriel é removido do corpo da mãe e colocado em estado de incubação acelerada.

Sua idade foi acelerada até a puberdade para se juntar a horda de escravos e estar próximo de seus poderes mutantes aflorarem. Uma velha e bondosa shi'ar chamada Dai’andral cuidava dele e entregou-lhe um livro terrestre sobre mitologia romana, livro que Gabriel leu e releu centenas de vezes. Neste livro ele conheceu Vulcano, o deus do fogo, nome esse que usaria como codinome tempos depois. Gabriel incinera Dai’andral acidentalmente quando seus poderes mutantes surgiram, tenta fugir e é enviado a Terra para servir de escravo de Davan Shakari, o espião do império Shi'ar no planeta, Gabriel acabou conseguindo fugir e foi viver nos esgotos de NY, foi encontrado por policias e acolhido por Moira Mactaggert, que decidiu lhe ensinar a controlar seus poderes.

Treinado por Moira

Com o nome de Kid Vulcano, junta-se a Petra, Darwin e Reprise, os outros alunos de Moira, onde vão aprendendo a utilizar melhor seus poderes. Charles Xavier conhece a equipe de Moira, mas tem um interesse especial por Gabriel. A equipe de Moira já tinha ouvido falar das proesas dos X-Men e Gabriel ficou animado quando conheceu e treinou com o líder dos X-Men Ciclope.

Charles havia notado uma semelhança entre os padrões mentais de Ciclope e Vulcano, percebendo o parentesco entre eles. Gabriel fica muito feliz quando ouve escondido que Charles tem interesse em recrutá-lo para os X-Men.

A Tragédia

Os X-Men originais são capturados pela ilha mutante Krakoa, Charles se vê numa situação desesperadora e pede ajuda a Moira para enviar seus alunos para resgatarem os X-Men. Xavier faz um treinamento relâmpago mentalmente com os alunos e enviam a ilha. O resgate não sai conforme os planos e o grupo é surpreendido pela ilha viva. Petra e Reprise morrem durante o embate. Darwin se transforma em energia e se mescla com Vulcano, deixando-os em animação suspensa porém vivos, mais tarde, uma nova equipe é recrutada para salvar os X-Men originais e Polaris lança a ilha no espaço sem saber que os dois alunos secretos também foram junto.

Xavier encobre o acontecido dos X-Men e apaga da mente de seus X-Men originais a existência de uma equipe de Moira. Mactaggert, apesar de aceitar manter tudo em sigilo faz uma gravação registrando todo o acontecido e, no calor do momento, diz o quanto odeia Xavier por ter levado sua equipe a morte.

Vulcano encontra seu irmão Ciclope após seu retorno

Gênese Mortal

Anos depois, Vulcano absorve as energias geradas após o fatídico Dia-M e desperta de sua hibernação com poderes incrivelmente aumentados. Ele retorna a Terra para reclamar seu título como X-Man e mata Banshee no processo. Em seguida ele sequestra Garota Marvel e Ciclope.

Xavier e um grupo de X-Men logo conseguem alcançar Vulcano que opta por revelar a verdade sobre o que realmente aconteceu em Krakoa aos X-Men, cujas memórias do ocorrido haviam sido alteradas por seu mentor. Garota Marvel penetra telepaticamente a mente de Vulcano e desperta a consciência inerte de Darwin. Vulcano acaba expelindo o colega de seu corpo e é atacado com força total pelos X-Men. Ele opta por bater em retirada e foge para o espaço com apenas um objetivo em mente: vingar o assassinato de sua mãe.

Ascensão ao trono Shi'ar

Viajando pelo império galáctico Shi'ar, Vulcano descobriu que D'Ken, o homem responsável pela morte de sua mãe, estava em estado comatoso e não era mais o imperador. Gabriel então focou sua raiva na nova imperatriz: Lilandra.

Vulcano acaba preso pela guarda Shi'ar e conhece Rapina em sua prisão. Os dois forjam uma aliança e fogem, juntos espalham o terror pela galáxia e se envolvem romanticamente atraindo a atenção da Guarda Imperial. Impulso e vários outros membros da Guarda foram mortos ou seriamente feridos por Gabriel. Vulcano só foi parado por Gladiador, que arrancou o seu olho esquerdo. Novamente na prisão, dessa vez Vulcano ganhou sua liberdade graças a ação da “ordem secreta dos Shi'ar”, um grupo que pretendia levar D'Ken de volto ao trono. Rapina convence Vulcano, aproveitando-se de seu envolvimento amoroso, a curar D'Ken usando seus poderes. Seu plano de vingança poderia esperar. Agradecido por sua cura milagrosa, D'Ken organizou o casamento de Vulcano e Rapina. Após a cerimônia de seu casamento, Gabriel assassinou seu pai Corsário, jogou Charles Xavier no Cristal M'Kraan, assassinou o imperador D'Ken e se auto-proclamou imperador dos Shi'ar.

Imperador Shi'ar

Seu irmão, Destrutor, e as X-Women, Garota Marvel e Polaris se unem aos Piratas Siderais e a resistência forjada por Lilandra, objetivando derrubar Vulcano do trono. Destrutor luta bravamente com Vulcano mas é derrotado e encarcerado pelo imperador. Vulcano ganhou a simpatia do povo Shi'ar. Enquanto o Imperador Vulcano arma sua frota para expandir o vasto domínio de seu império, Destrutor escapa e salva seus companheiros.

Vulcano junta a tropa Shi'ar e inicia uma invasão ao Reino dos inumanos (que esconde os Piratas Siderais) justo durante o casamento de Crystalys com Ronam. A guerra começa quando o Gladiador invade a a festa e gera um massacre na cerimonia. Os Shi'ar partem deixando um rastro de sangue, Raio Negro lança uma bomba com névoas terrígenas para transformar todos os Shi'ar em inumanos mas Vulcano entrevem. Os dois se confrontam dentro da Bomba e Raio negro força a explosão da bomba aparentemente matando os dois reis.

Gladiador tomou o lugar de Vulcano como Majestor dos Shi'ar, a fim de impedir outra guerra civil. Mais tarde, sua esposa foi sequestrada pelo Providian, pois estava grávida do filho deles, um híbrido mutante/xiita com grande potencial.

Enquanto flutuava pela Falha, Vulcano foi puxado por tentáculos para a boca de uma cabeça alienígena gigante. Enquanto estava lá dentro, ele foi vivissecado por três alienígenas que queriam estudar e ver se ele seria útil. Eles queriam que Raio Negro e ele executassem seus planos secretos, mas como Raio Negro escapou de seu alcance, eles decidiram usar apenas Vulcano. Ao abri-lo, eles descobriram um grande fogo dentro dele, mas consideraram seu corpo e mente muito retorcidos e quebrados para consertar, mas ainda assim úteis para eles.

Mais tarde, eles o deixaram voltar ao seu universo, com ele se acreditando saudável e completo. Um homem mudado, com uma personalidade e uma perspectiva de vida totalmente novas e diferentes. Enquanto aprisionava sua persona usual no fundo de sua mente, apenas para ser liberado por meio de grande turbulência emocional ou quando eles considerassem adequados para seus planos misteriosos.[3]

Krakoa

Vulcano finalmente ressurgiu na nação mutante de Krakoa, com os arquivos de Xavier estabelecendo que ele nunca havia realmente morrido na falha.[4] Ele estabeleceu residência na Casa Summer, um habitat Krakoano na Área Azul da Lua. Gabriel morava com seus dois irmãos Destrutor e Ciclope, sua sobrinha e sobrinho Cable e Prestígio, sua cunhada Jean Gray-Summers, além de Wolverine.[5] Gabriel tinha o hábito de trazer vários "conhecidos" com ele de tempos em tempos (entre eles as ressurretas Reprise e Petra) do continente. Durante esse período, Gabriel experimentou um pesadelo sobre a falha, que estava ligada a uma invasão iminente da Ninhada em Krakoa, sobre um ovo da ninhada que Rahne Sinclair trouxera de volta à ilha mutante.[4]

Empyre

Vulcano começou a ter ainda mais visões de seu tempo na Falha e dos alienígenas interdimensionais. Depois de várias noites de festa e bebida com Reprise e Petra, na casa de verão na Área Azul da Lua, ele tentou afastar essas visões com margaritas com suas amigas. Ele decidiu dar uma caminhada para descobrir o que significavam. Enquanto caminhava, ele descobriu e cumprimentou um pequeno posto avançado Cotati Empyre enquanto eles planejavam atirar na Terra. Ele mostrou-lhes bondade e pregou a não violência contra a Terra, especialmente Krakoa, mas entendeu porque eles iriam querer destruir o resto do mundo, devido aos humanos que viviam nele. Enquanto tentavam permanecer em paz depois de tentarem matá-lo, a persona original de Vulcano foi liberada causando grande destruição ao pequeno posto avançado, matando todos lá, exceto um que morreria após mencionar a seus companheiros soldados uma única palavra repetidamente: "Krakoa".

PODERES E HABILIDADES

Poderes

declaração de Warlock

Vulcano é um Mutante No Nível Ômega. [2] [6] Ele também é descrito como sendo Pelo Menos Nível Ômega por Emma Frost, [7] Ômega Passado de Professor X, [8] e "Passado Ômega" por Rachel Summers, [9] depois de ser exposto a explosões de energia mutante. Foi afirmado que a explosão de energia mutante o elevou para Nível Ômega. [10] Agora confirmado por Charles Xavier como um mutante no nível Ômega. [6]

Até agora, ele exibiu as seguintes habilidades:

Absorção de energia:Vulcano poderia absorver praticamente qualquer tipo de energia e canalizá-la através de suas explosões. Não se sabe se Vulcano poderia absorver energia para obter outros efeitos para aumentar sua força, fisiologia ou algo semelhante. Sua capacidade de absorção de energia e sua capacidade de exercer energia tinham seus limites. Por exemplo, seu irmão Destrutor foi capaz de dominá-lo facilmente com seu poder bruto e o teve à sua mercê depois que Vulcano o jogou no sol. Ele se descreveu como um "Manipulador De Energia De Alta Ordem" e um "Manipulador De Energia De Nível Ômega". [11]

Manipulação de energia:Vulcano tem a capacidade de detectar psionicamente, explorar e manipular várias formas de energia como achar melhor. Vulcano pode projetar radiação ao longo do espectro eletromagnético e até manipular algumas variantes exóticas, como as explosões ópticas do Ciclope ou as energias mágicas de Adam Warlock.

  • Explosões de energia variável: Vulcano pode gerar luz, calor, força, eletricidade e outras formas de energia na forma de fortes explosões. Ele poderia gerar essas explosões com as mãos e os olhos.
  • Vôo: Vulcano foi capaz de voar e levitar usando seus poderes. Ele era capaz de vôo interestelar (adicionando mais energia para se tornar cada vez mais rápido, presumivelmente sob luz). [10]
  • Construções de energia sólida/Telecinesia simulada: Vulcano poderia solidificar sua energia em campos de força e outras formas. O efeito de suas construções de energia poderia ser usado para simular uma forma de telecinesia levantando e movendo objetos.
  • Supressão de poder: Vulcano aparentemente poderia usar seus poderes para substituir os da aura mutagênica de outra pessoa, manipulando a corrente elétrica de seu cérebro, tornando-os temporariamente incapazes de usá-los. [12]
  • Detecção de energia: Vulcano foi capaz de detectar assinaturas de energia a grandes distâncias quando o poder em questão era potente. Isso incluía outros mutantes com poderes de energia geralmente em faixas menores e naves espaciais em guardas florestais muito maiores, com base em seus motores estelares. [10]
  • Auto-sustentação da energia: Ele também parecia capaz de respirar no espaço e de falar transmitindo sua voz como energia pura, embora essa habilidade parecesse limitada. Se ele não descansasse ou encontrasse outro poder que não o seu, sua reserva o deixaria aparentemente escasso até que ele o fizesse. [10]
  • Cura: Também demonstrou ser capaz de curar lesões aparentemente mortais, manipulando a composição energética de seu corpo. [13] Não se sabe a extensão e a velocidade total da capacidade de cura de Vulcano.O termo cura é usado no lugar da regeneração, pois Vulcano não regenerou seu olho ou curou a cicatriz infligida a ele por Gladiador.

Sifão de Poderes: Vulcano demonstrou a capacidade de desviar os poderes de seus oponentes. Vulcano foi capaz de desviar o poder de Marvel de acessar telepaticamente os remanescentes psíquicos de eventos que certos lugares mantinham enquanto ele suprimia seus poderes; não se sabia se ele podia ou não desviar poderes de alguém quando essa pessoa ainda é capaz de acessá-los. Não se sabe se Vulcano manteve esses poderes permanentemente ou não, mas é improvável. [14]

Resistência Psiônica: Vulcano se mostrou altamente resistente a ataques psiônicos. O único ataque desse tipo a ser bem-sucedido foi realizado por Rachel Summers, depois que ele já havia baixado sua defesa para mostrar aos X-Men suas memórias de Krakoa. [8] Na maioria dos casos, ele é capaz de usar a energia psiônica de um telepata para se proteger dos ataques mesmo.

Antigos Poderes

O próprio Darwin, depois de se fundir com os restos de seus dois amigos, se converteu em energia, mantendo Vulcano vivo. Enquanto Darwin estava presente em seu corpo, Vulcano foi capaz de simular os poderes de seus colegas de equipe. [8]

Geocinesia: A capacidade de manipular grandes massas de terra.

Cronocinese: A capacidade de desacelerar ou até parar o próprio tempo e visualizar ocorrências passadas em imagens fantasmagóricas.

Habilidades

Fraquezas

O uso extensivo de seus poderes por um longo período de tempo pode esgotar suas reservas, embora ele não precise de suas reservas para manipular energia.

Embora extremamente poderoso e mostrando uma aptidão para o pensamento estratégico, seu excesso de confiança muitas vezes o levou à derrota.

Nível de Força

Personalidade

  • Temperamento infantil, age impulsivamente se negando a escutar os outros, arriscando tudo pela vitória, sem nem saber o sentido dela própria.
  • Megalomaníaco, impiedoso, sem nenhum caráter ou respeito.

Aparência

  • Cicatriz sobre o olho esquerdo.

NOTAS

  • Significado de Vulcano: Vulcano é o deus do fogo da mitologia romana (na Grega, Hefesto ou Hefaísto).
  • O mistério do Terceiro Summers Antes de surgir Vulcano, o terceiro Summers foi um grande mistério das revistas X. A teoria de que Ciclope possui mais de um irmão foi plantada a muitos anos atrás pelo escritor Fabian Nicieza. Em uma história da nova revista X-Men que ele assume logo após a saída de Chris Claremont, Sinistro aparece sugerindo que ele andou observando por muito tempo os irmãos de Ciclope (Sim, irmãos). e demonstra estar preocupado em protegê-los do Vírus Legado, porém Essex desconversou quando percebe que Scott não lembra da existência do misterioso irmão. (Publicado no Brasil na Fabulosos X-Men #6). O principal cogitado pelos fãs de quem seria esse misterioso irmão foi o Gambit, que não sabe quem são seus verdadeiros pais. Muitos acreditam que Claremont já até planejava isso anteriormente quando criou o Gambit. Afinal, bem no início, o mutante energizava os objetos por raios que partiam de seus olhos. Outra especulação foi quando surgiu Adam X, um personagem meio-shiar e meio-humano que veio até a Terra. Tudo levava a crer que Adam tinha sangue real e muitos supunham que ele seria o resultado de um estupro cometido pelo Imperador D´Ken na esposa capturada do Corsário, ou seja, meio irmão de Scott e Alex. A ideia , no entanto, foi descartada por alguns fatores: Não sendo filho de Corsário ele não seria um Summers e, além disso, não teria motivo para Sinistro se preocupar com alguém a galaxias de distancia do vírus. Além das especulações dos fãs, o escritor Robert Weimberg, em uma entrevista, disse que, por ele, se tivesse tido a chance de continuar a escrever o título Cable, o terceiro Summers seria o Apocalipse, filho de Corsário com uma mulher desconhecida antes deste casar com a mãe de seus filhos, porém esta criança, muito poderosa, teria sido enviada ao passado e recebendo o nome de En Sabah Nur. A resposta ao mistério só foi respondida por Ed Brubaker, quando criou o personagem Vulcano na polêmico história Gênese Mortal. Mas, depois de rever as outras opções, vejo que foi melhor assim.
  • Gênese Mortal: Um ótimo caso de acerto na cronologia 30 anos depois! Sim, uma mini serie tão odiada pela maioria dos leitores tem algumas evidencias cronológicas que justificam a criação da equipe secreta de X-Men. Há um diálogo bastante interessante entre Moira e o Professor no começo da edição Fabulosos X-Men Vol 1 97 de fevereiro, 1976 em que ele diz que não tinha o direito de pedir nenhum favor a ela, não depois do que havia acontecido(…). No entanto nunca fica claro “o que” havia acontecido, e por um longo tempo os leitores ficaram se perguntando sobre o que eles estavam falando. Ao final do run Claremont/Byrne, como não teve uma resposta clara a questão, pode se deduzir que estavam falando do filho de Moira MacTaggert, Proteus, que havia sido aprisionado por Xavier (1979). Mas sendo isso, porque temer tanto se abrir com Ciclope e os outros da equipe? Depois de “Gênese Mortal” (2006), pode também se aceitar a possibilidade de Xavier estar se lamentando sobre a equipe que ele formou com a ajuda de Moira, e que morreu ao tentar resgatar os X-Men na Ilha Krakoa. O único problema da teoria é que Moira teria o perdoado muito rapidamente, tocar nesse assunto acho deveria deixa-la irritada. Outra cena que se encaixa com os acontecimentos de Gênese Mortal é da revista de estréia dos novos mutantes, Xavier conversando com Moira diz: “Estou cansado de reunir jovens — crianças — de treiná-los apenas para mandá-los a morte. Já tenho sangue demais nas minhas mãos”. Na época, não havia duvida que ele estava se referindo aos X-Men que estavam no Planeta da Ninhada e que Xavier achava que estavam mortos. Mas, depois de Genese Mortal, o dialogo encaixou como uma luva. Primeiro por falar justo com Moira – a unica que sabia do acontecido, e segundo porque ele falou de treinar crianças para a morte e a segunda geração de X-Men não era tão nova assim.

--Texto de Protocolos Marvel

LINKS

REFERÊNCIAS

Notas de Rodapé

  1. X-Men Vol 4 # 18 - 20
  2. 2,0 2,1 Fabulosos X-Men #480 Erro de citação: Etiqueta inválida <ref>; Nome "Fabulosos X-Men Vol 1 480" definido várias vezes com conteúdo diferente
  3. X-Men Vol 5 #10
  4. 4,0 4,1 X-Men Vol 5 #8
  5. X-Men Vol 5 #1
  6. 6,0 6,1 Dinastia X #1 Erro de citação: Etiqueta inválida <ref>; Nome "Dinastia X Vol 1 1" definido várias vezes com conteúdo diferente
  7. X-Men: Gênese Mortal #1
  8. 8,0 8,1 8,2 X-Men: Gênese Mortal #6
  9. X-Men: Gênese Mortal #4
  10. 10,0 10,1 10,2 10,3 Fabulosos X-Men #477
  11. Guerra dos Reis # 6
  12. X-Men: Gênese Mortal #2
  13. Guerra dos Reis #6
  14. X-Men: Gênese Mortal #3
Advertisement