Wiki X-Men Comics
Advertisement
Thomas Cassidy (Terra-616) Batalhas Galeria Armas Frases
Black Tom Cassidy
Thomas Cassidy (Earth-616) from Uncanny X-Men Vol 4 12 001.png
Galeria

Nome Real

Thomas Samuel Eamon Cassidy

Codinome(s)

Black Tom Cassidy, Torre Negra, Barrington

Primeira Aparição

Fabulosos X-Men Vol 1 99 (junho, 1976)

Apelidos

Familiares

Liam Cassidy (antepassado, falecido);
Banshee (primo, falecido);
Maeve Rourke Cassidy (prima por casamento, falecida);
Siryn (primeira prima uma vez removida, sobrinha/filha de criação);

Nome Original

Black Tom Cassidy

Criadores

  • Chris Claremont,
  • Dave Cockrum

Características

Espécie

mutantes

Olhos

azuis

Cabelos

preto, anteriormente nenhum

Gênero

masculino

Altura

1,82 m, anteriormente variável

Peso

91 kg, anteriormente variável

costumava ser uma planta

Status

Identidade

pública

Cidadania

krakoana, irlandesa

Status Atual

solteiro; ativo

Ocupação

criminoso

Educação

Origem

Universo

Terra-616

Local de Nascimento

Dublin, Irlanda

HISTÓRIA

Infância

Nascido mutante, Thomas Cassidy herdou a fortuna de sua família. Ele cursou faculdade em Oxford, e posteriormente apostou sua fortuna em um jogo de dados, que acabou perdendo para seu primo mais novo, Sean Cassidy (futuramente conhecido como Banshee). Tom e seu primo Sean eram rivais e disputavam a mesma mulher Maeve Rourke, com quem ambos haviam namorado. Porem foi Sean quem casou com ela, Tom percebe que o coração de Maeve pertence mesmo a Sean e concorda em ser padrinho do casamento.

Com a perda do amor da sua vida Black Tom inicia suas ações criminosas enquanto Sean entra para a Interpol e em uma de suas missões teve de viajar ficando sem contato com sua familia por um tempo consideravel. Sean não sabia que sua esposa estava gravida de um mês, durante sua ausencia nasce sua filha Teresa. Maeve e Teresa acabam sendo vitimas de terroristas, Maeve morre e Teresa fica desaparecida, os parentes mantem segredo sobre Teresa para tentar amenizar a dor de Sean. Porem Black Tom estava perto do local da explosão e secretamente levou Theresa. Tom a cria como se fosse sua filha.

Tom tentou consolar Sean quando ele voltou de sua missão e descobriu que Maeve havia morrido. Tom queria contar sobre a filha de Sean, que Maeve teve enquanto ele estava fora, para tentar alegra-lo, mas antes de falar qualquer coisa Tom é atacado pelo seu primo que o acusa de não ter cuidado de Maeve. Tom quebra a perna ao cair, e apartir disso adota o costume de utilizar seu cajado. Tom então decide não contar nada a Sean e cuidar da pequena Theresa sozinho, e assim reascende a rivalidade entre os dois.

Tom mandou Theresa para um colegio interno aos doze anos, para protege-lá de suas ações criminosas. Ele acaba sendo preso em uma operação liderada por Sean, e é condenado a cinco anos.

Parceria Com Fanático

Black Tom se reúne com Cain Marko, o Fanático, e formam uma parceria criminosa, o primeiro empregador deles é o alienígena Eric Escarlate, que queria que eles destruíssem os X-Men.

A rivalidade entre Tom com seu primo Sean,o recem aceito X-Man Banshee, e de Cain com seu meio-irmão, o Professor X, incentivou-os a aceitar o trabalho, a dupla porem é derrotada. Depois que os poderes mutantes de Theresa manifestam-se, Tom a treina para ajudar em seus crimes, ela com o codinome Siryn, os ajuda, em um assalto onde enfrentou a Mulher-Aranha e os X-Men. Black Tom Cassidy foi preso e, sob custódia, exonerou Theresa de qualquer responsabilidade em seus crimes e escreveu uma carta para Banshee contando a verdade sobre Teresa.

Tom e Fanático foram companheiros em várias ocasiões. Em uma dessas ocasiões, Cain compartilhou seu poder com Black Tom tornando-os do mesmo porte.

Em outra ocasião a dupla enfrenta a recém criada X-Force, enquanto Tom faz Gedeão e Mancha Solar de reféns o Fanático luta contra a equipe e o Homem-Aranha. Durante o confronto Tom derruba Gedeão e Mancha Solar, mas acaba levando um tiro de Cable, ele então detona as bombas que tinha implantado em um prédio. Cable o encontra e quando Tom se entrega, Cable atira nele varias vezes derrubando-o, porem ele é salvo por Deadpool a mando de Tolliver.

3- Mutação secundária: Tom é levado para um centro de pesquisas onde são enjetados enxertos de planta em seus ferimentos. O Fanático força a saida de Tom, e ambos voltam para a vida de crimes, eles caçam informações contra Tolliver e acabam entrando em conflito com Deadpool.

Sabendo do estado de seu primo, Sean manda um especialista cuidar dele na cadeia. Fanatico liberta Tom da prisão e o ajuda a capturar o especialista o qual diz que a chave da cura de Tom pode estar no fator de cura de Deadpool. Tom manda soldados para conseguirem uma amostra, e um deles consegue voltar com uma mão de Deadpool, a qual é usada para substituir a mão de Black Tom que foi amputada por ele mesmo.

Mesmo depois de implantar a mão do Deadpool não demorou muito para a condição de Tom voltar a piorar. Siryn estava preocupada com Tom, pois não tinha nem noticias dele. Apache então contata o Fanático para fazer um acordo, se Tom se entrega-se receberia ajuda, Cain hesita a principio, mas é convencido por Apache que essa é a unica maneira de salvar Tom. Mais tarde Black Tom encontra com Siryn no tumulo da mãe dela, lá eles discutem, e depois ele adimite que sempre jogou a culpa nos outros, principalmente no Banshee, por fim ele pede desculpas a Siryn por não te-la feito feliz e se entrega para policia.

Tempo depois a transformação estava estabilizada, e Tom ataca a Geração X, alunos de Banshee, prendendo-os sobre a agua. Ele é cortado por Suplicio, mas sobrevive aparentemente perdendo a mutação de planta.

Quando o Fanatico cai em uma armadilha do culto Chanjo-Do, Black Tom pede ajuda aos X-Men que conseguiram ajudar Cain. Depois novamente pede ajuda aos X-Men para salvar o Fanatico que seria destruido em outra dimensão.

Tom novamente ataca a Geração X, acompanhado do Fanatico e Mondo. tampo despois sucumbi ao virus que o mutou em uma forma total de vegetal. Ele vai ao seu castelo e começa a absorver a energia vital das pessoas do local, o Fanatico querendo ajuda-lo contata os X-Men, que o derrotam graças ao poder de Stacy-X, Tom aparentemente se afoga.

Irmandade de Mutantes

Exodus cria uma nova Irmandade, e entre os integrantes esta Black Tom, que mais uma vez havia sobrevivido, na equipe também estavam seu antigo companheiro Fanático, que junto com Nocturna estão secretamente infiltrados na equipe.

O jovem Sammy, que sempre viu Fanático como um grande herói, não sabia que era uma farsa e fica decepcionado com sua suposta traição. Mas o plano de Cain não dá certo: Sammy acaba sendo capturado pela irmandade e assassinado por Black Tom.

Black Tom parecia imparável, porem é combatido pelos X-Men, com a ajuda do Fanático e da Nocturna, que chega a possuir Black Tom. Por fim toda a equipe é sugada para dentro do buraco negro na cabeça de Xorn (II). A Irmandade vai parar no Mojoverso, onde venderam os dois traidores para serem mandados de volta a terra.

Pós Dia M

Thomas contra o Novo Excalibur

Acreditava-se que Black Tom havia perdido seus poderes no Dia-M, porem em batalha contra o Excalibur ele mostrou ainda ser capaz de produzir rajadas, atirando em Cristal. Aparentemente ele só perdeu sua mutação secundaria.

Quando o Fanático se afastou do Excalibur, temendo fazer mal ao grupo, ele buscou ajuda de Black Tom, que estava na prisão. Tom lamenta a morte do garoto Sam, admite que estava fora de controle, mas sabe que nunca merecerá o perdão.

Black Tom novamente aparece para ajudar o Fanático a recuperar sua força perdida e voltar a seu total potencial, Tom diz que Cain não pode estar redimido pelo fato de não estar pronto para contar para seus novos aliados todo o seu passado.

Thomas Cassidy em Krakoa

Dinastia X

Eventualmente, Tom foi recebido na nova ilha mutante de Krakoa, criada por Xavier, Magneto e Moira X. Ele entrou pelo portal de teletransporte ao lado de outros mutantes vilões e fragmentados, que haviam sido convidados a se unir à nação para curar o mutante e começar sobre como uma espécie inteira juntos.[1]

PODERES E HABILIDADES

Poderes

  • Rajadas Bio-Orgânicas Termocinéticas: Pode gerar rajadas utilizando madeira como condutor de seu poder. É imune aos poderes do Banshee e da Siryn assim como eles são imunes ao seu poder
  • Quando estava em aspecto de planta:
    • Clorocinésia: Podia controlar plantas mentalmente e integrar-se a elas permitindo:
      • Ampliar seu tamanho.
      • Fator de Cura.
      • Distribuir sua consciência nas plantas que controla
    • Drenar energia vital de seres vivos: Quando em seu aspecto intermediário ele atirava rajadas diretamente de suas mãos, sem precisar do cajado como condutor. (Provavelmente pelo fato de seu organismo estar mesclado com planta).

Magia do Cristal Cyttorak:

  • Força descomunal:
  • Resistência:Fisicamente é quase impossível feri-lo, nem pará-lo. Pode sobreviver indefinidamente sem comida, água ou oxigênio.

Habilidades

Fraquezas

Nível de Força

Personalidade

Aparência

  • Forma Normal: Cabelos negros, cavanhaque e bigode.
  • Forma de planta: Inicialmente sua pele mesclava com cascas de arvore, espinhos, folhas, etc
  • Depois seu corpo inteiro se tornou uma planta.

NOTAS

  • Shillelagh: O Cajado de Madeira do Blacktom é na verdade um “Shillelagh”, que é um bastão para ajudar a caminhar, ou uma pequena arma, característico do folclore e da cultura da Irlanda. Originalmente eles são feito da madeira de Blackthorn.
  • Possíveis origens para o nome Black Tom:
    • Blackthorn: Uma delas é que talvez Black Tom seja um trocadilho para Blackthorm, madeira que originalmente os Shillelagh eram feitos.
    • Tomas O’Caiside, um escritor irlandes: No blog Key Issues Comics, levantaram a idéia de que o nome foi baseado no escritor do século 18 Tomas O ‘Caiside, que foi ordenado como um frade agostiniano e foi excomungado por causa de seu casamento com uma jovem. Tomas deixou a Irlanda e tornou-se um soldado para locação na Europa. Ele escreveu um poema semi-autobiográfico, An Caisideach Ban (Fair Haired Cassidy), sobre um homem que sofre pelo amor que ele não podia ter.
    • Black Tom Splosion: E a outra possibilidade de origem do nome seria a explosão da ilha-pier em Nova Jersey próxima a ilha da Estátua da Liberdade. O nome, Black Tom, dado foi por causa de uma lenda de um negro chamado Tom. Em 30 de Julho de 1916. Ocorreu a Explosão Black Tom, foi um ato de sabotagem nos suprimentos de munição dos EUA por agentes alemães com o intuito de prevenir que o material fosse usado pelos Aliados da Primeira Guerra Mundial. Após a meia-noite, uma série de pequenos incêndios apareceram no pier do depósito de munições de Black Tom. Alguns guardas fugiram temendo uma explosão enquanto outros tentaram combater o fogo. Eventualmente o Corpo de Bombeiros da cidade foi chamado. Às 2 da manhã ocorreu uma grande explosão, equivalente a um terremoto de 5 a 5,5 graus na Escala de Richter. Janelas num raio de 40 km quebraram, e estilhaços chegaram a atingir a Estátua da Liberdade, danificando-a. Este evento fez com que a tocha não fosse mais visitada. O personagem não tem nenhuma relação com o fato.
  • Perola Liefeldiana: O “desenhista ” Rob Liefeld pelo visto criou um novo poder para Black Tom, o de crescer barba de um quadrinho para o outro!!!
  • Al Quaeda seguiu dica de Liefeld e McFarlane? Em um crossover entre Homem-Aranha e X-Force, as Torres Gêmeas são atacadas por Fanático e Black Tom. Essas edições são de 1991, dois anos antes de um caminhão com explosivos ser detonado na garagem da Torre Norte e 10 anos antes dos aviões colidirem nas torres causando o desabamento.

LINKS

REFERÊNCIAS

Notas de Rodapé

  1. Dinastia X #5
Advertisement