Wiki X-Men Comics
Advertisement
Sebastian Shaw (Terra-616) Batalhas Galeria Armas Frases
Rei Negro
Sebastian Shaw (Earth-616) from Marauders Vol 1 2 cover 001.jpg
Galeria

Nome Real

Sebastian Hiram Shaw

Codinome(s)

Rei Negro, Bispo Negro, Lorde Imperial

Primeira Aparição

Fabulosos X-Men Vol 1 129 (janeiro, 1980)

Apelidos

Familiares

Esau Shaw (tio paternal, falecido);
Jacob Shaw (pai, falecido);
Lourdes Chantel (fiance, falecida);
Shinobi Shaw (filho, falecido);
Szandor Shaw (possivel relativo);
Trevor Fitzroy (decendente de realidade alternativa, falecido);

Nome Original

Black King, Sebastian Shaw

Criadores

  • Chris Claremont
  • John Byrne

Características

Espécie

mutante

Olhos

azuis

Cabelos

preto

Gênero

masculino

Altura

1.88 m6' 2" (6' 2")

Peso

95.25 kg (210 lbs)

Status

Identidade

sem identidade dupla

Cidadania

americana, krakoana

Status Atual

solteiro

Ocupação

Aventureiro; ex-diretor executivo e principal acionista das Indutrias Shaw

Educação

Licenciatura em Engenharia pelo Instituto Stevens

Origem

Universo

Terra-616

Local de Nascimento

Pittsburgh, Pennsylvania

Podcast Conselho Mutuna 03.png
Ouça a galera do Podcast do Conselho Mutuna discutir sobre Emma Frost, Kate Pryde e Sebastian Shaw em seu Terceiro Episódio. Acesse o Link: https://open.spotify.com/episode/2Evo0VFNFmGbancDWgOLev.

HISTÓRIA

Origem

O pai de Sebastian Shaw, Jacob Shaw, trabalhou para o Sr. Sinistro por 40 anos onde procurou pessoas que possuíssem gene mutante recessivo, assim como ele. Pertenceu também a filial inglesa do Clube do Inferno. Porém morreu pobre, trabalhando como mineiro, vítima de uma doença incurável. Os poderes de Sebastian se manifestaram um pouco depois da morte de seu pai e de ser aprovado na escola de engenharia.

Embora tenha nascido pobre, Sebastian Shaw ergueu as Industrias Shaw, uma da maiores fornecedoras de equipamento bélico para o governo americano. No Afeganistão, conheceu Charles Xavier e a jovem Tessa, sua futura aliada, que salvou sua vida e teria previsto que ele se tornaria bem sucedido e rico, mas que para isso deveria seguir um caminho diferente de Xavier. Seguindo as idéias da jovem, se tornou um milionário aos 20 anos. Adotou um bebê abandonado e o chamou de Shinobi Shaw.

As industrias Shaw forneceram a tecnologia bélica necessária para a construção dos sentinelas de Bolivar Trask, mesmo sabendo que esses androides seriam usados contra outros mutantes como ele. E foi graças a isso que ele conseguiu um lugar no Clube do Inferno.

Clube do Inferno

Este seleto e milenar clube, onde apenas os ricos e poderosos podiam entrar, tinha uma facção secreta conhecida como Conselho dos Escolhidos com pretensões de dominar o mundo através de esquemas políticos-econômicos. Rapidamente ele tornou-se parte desse seleto grupo tomando o lugar de Rei Branco. Junto com Emma Frost, até então uma ambiciosa dançarina do clube, assassinam o Rei Negro, tornando Emma a Rainha Branca e Shaw o líder e novo Rei Negro. Seu maior temor é perder seu cargo assim como ele fez.

Assim que assumiu o poder, alterou o nome do conselho para Círculo Interno. E assim os mutantes dominaram a parte mais restrita do clube com a entrada de Jason Wyngarde e Harry Leland. Para completar o círculo, tinha o ciborgue anti-mutante Donald Pierce.

A mando da Charles Xavier, Tessa se infiltrou no Clube do Inferno, ganhando a confiança de Shaw. Shaw gostava de Tessa e por anos Tessa o aconselhou em todos os aspectos de negócios, mas sempre dando um suporte a Xavier. Shaw nunca desconfiou e sempre contou com seu poder de funcionar como um computador vivo.

Shaw e seu circulo interno, Jason Wyngarde hipnotiza Fênix e a torna a Rainha Negra do Clube, Shaw teme que Wyngarde, pudesse roubar seu cargo certo de que, controlando a rainha negra, ninguém iria se opor. Os heróis mutantes conseguiram derrotá-lo, mas pagaram um preço muito alto: o surgimento da Fênix Negra.

Apesar da grande resistência de Shaw, em uma das muitas batalhas com os X-Men, Tempestade conseguiu sobrecarregar seu poder com um poderoso raio, fazendo-o desmaiar.

Shaw, expulsa o anti-mutante Donald Pierce do Clube do Inferno, embora ele fosse extremamente influente como Rei Branco dentro da organização, pois ele cometeu grande erro ao se rebelar contra os demais membros, em sua maioria mutantes. Pierce foi expulso do Clube do Inferno ao usar o Clube para sequestrar do mutante Mancha Solar e imobilizar Tessa, para não impedi-lo .

Tempo depois teve o mesmo temor de perder seu cargo ao aceitar a poderosa Selene. Ao aceitar Emmanuel da Costa em seu círculo Interno, desejou que Mancha Solar, filho de Emmanuel entrasse para o clube. Depois, Magneto se torna o novo Rei Branco do Clube, mas logo Shaw tenta derrubá-lo quando o mestre do magnetismo perdeu sua relevância.

Os dois se enfrentam, Shaw preparado com uma máquina que reverte polaridade mas mesmo assim foi derrotado ao ser sobrecarregado por um raio de Magnus. O Clube do Inferno se enfraquece com a Saída de Shaw. Magneto se torna o Rei Cinza, ocupando os dois postos.

Fim do Círculo Interno

O Clube do Inferno enfraqueceu com saída de Emma Frost e Magneto, então Selene e o Omnipata Mestre dos Jogos resolveram criar uma competição entre jovens mutantes caçando outros de sua raça em troca de riqueza e poder, intitulado Upstars e com Mestre dos Jogos como árbitro. Sebastian Shaw foi dado como morto quando seu filho, Shinobi Shaw, explodiu sua mansão na Suiça durante uma reunião com o intuito de ganhar ponto para os Upstarts. Shinobi sempre se vangloriava de ter matado o próprio pai. A suposta morte de Shaw foi o estopim para o Círculo do Interno se desfazer… Shinobi criou um novo Círculo Interno com jovens milionários que durou pouco tempo.

Mas Sebastian estava vivo, encontra Holocausto, um ser de grande poder dizimando uma ilha inteira nos mares do sul, Shaw propõe uma aliança. Sebastian produz uma nova armadura bem semelhante com a que Holocausto tinha em troca de seus poderes extraordinário ao seu lado. Sua primeira ação depois desse retorno foi mandar Holocausto atacar a X-Force, missão essa feita com sucesso em seguida enviou sua outra aliada, Tessa, a controlar mentalmente a X-Force derrotada para atacar Cable.

Em seguida, prontos para um novo plano, são interceptados pelo Massacre que derrota Shaw com um único golpe e convida Holocausto para ser seu arauto. Holocausto aceita, abandonando Shaw.

A reporter do tablóide sensacionalista Olha da Notícia Irene Merryweather foi convocada para investigar a vida de Shaw, que nunca era incomodado pela imprensa. Seu editor acreditava que ele escondia alguma coisa e que investiga-lo renderia uma grande furo. Irene começou a investigar e viu que, quem o conhecia não gostava de falar a respeito. Arranjou um informante e que, rapidamente, foi assassinado assim como toda a redação do Jornal Olho da Notícia. Irene só sobreviveu por interferência de Cable.

Shaw dá uma nova chance a Pierce, e juntos procuravam uma das milenares bases do Apocalipse. Conseguir achar a base garantiria a Pierce um lugar no novo Clube do Inferno. Até que conseguem com a ajuda de Ch’Vayre. Porém a missão não foi toda concluida e Pierce não conseguiu sua vaga no clube.

Retorno do Círculo Interno

O Círculo do Clube do Inferno tentou se reerguer com a volta de Shaw como Rei Negro e Tessa, Selene apresentou a todos Madelyne Pryor, recém ressuscitada por Nate Grey, que se tornou a Torre Negra. Madelyne, se sentindo rejeita por Nate- seduziu Shaw. Selene ficou preocupada temendo perder seu posto de Rainha Negra para Madelyne, e assim convenceu Tessa e Fitzroy a atrapalharem o romance.

Tessa abandonou o clube e Sebastian Shaw, afiliando-se oficialmente aos X-Men com o codinome Sábia. Shaw descobre que desde o início ela era uma informante e resolveu se vingar por anos de traição, assim ordenou a Lady Mental prendê-la numa ilusão, fazendo-a acreditar que ela era novamente a assistente de Shaw no Clube do Inferno. Sábia foi libertada por Salva-Vidas, como retribuição ao favor que sabia tinha feito por Fluxo, seu irmão.

Uma nova formação foi criada por Selene que reassumiu seu posto de Rainha Negra do Clube e conseguiu libertar a forma astral de Coração Negro, filho de Mefisto, para se tornar seu Rei Negro. Ambos conseguiram convencer Mancha Solar a ser o Torre Negra, em troca da ressurreição de sua ex-namorada Juliana Sandoval que morreu para salvá-lo em seu primeiro encontro com os Novos Mutantes. Esta formação do Clube do Inferno durou pouco, já que Sebatian Shaw reclamou novamente seu posto como Rei Negro mas foi gravemente ferido pelo rancoroso Pierce que tinha reerguido uma nova equipe de Carniceiros. Roberto toma seu lugar como Rei Negro do Clube do Inferno. Seu maior temor tornou-se realidade, perdeu seu posto de Rei Negro assim como tinha feito antes.

Após descobrir que um de seus misteriosos dispositivos de monitoramento implantado no Clube explodiu - matando dois empregados do clube - enquanto registava estranhas leituras, Shaw começou a pesquisar em seus arquivos sobre o Projeto Cronos. E o novo Rei Negro Roberto Da Costa fica fica enfurecido com Shaw por não ter sido avisado deste aparelho. Shaw estava indo dar os pêsames a família de um dos mortos quando vê Gambit e Xavier e resolve segui-los secretamente. Até que descobre sobre o plano de Sinistro de ressuscitar utilizando Shaw como um dos hospedeiros, mas não consegue graças a proteção que seu pai, Jacob Shaw, fez quando ainda era vivo. Shaw, Gambit e xavier enfrentam a Útero Negro e destroem a máquina Cronos responsável pela ressureição de Sinistro.

Depois da saída de Roberto da Costa, Shaw pretende retornar ao seu posto de Rei Negro a todo custo, espalhou ao máximo o clima de animosidade e desconfiança provocando algumas brigas internas, gerando a morte de um integrante. Para Sebastian Shaw, uma pequena guerra é tudo que o Clube precisa para se preparar para alcançar planos maiores.

Shaw conseguiu mais uma vez mostrar sua capacidade de manipular os eventos. De uma maneira surpreendente, fez Wolverine topar de frente com três de seus rivais do Círculo Interno do Clube do Inferno, causando a morte de dois deles.

Capturado Pelos X-Men

Durante o Reinado Sombrio de Norman Osborn, Emma Frost e Namor se encontraram novamente. Finalmente, restaurando suas memórias sobre o primeiro encontro e a traição de Shaw, Frost ofereceu um acordo a Namor: ela o ajudaria a matar Shaw e, em troca, ele protegeria e defenderia os mutantes como seu próprio povo. Namor concordou, então Emma telepaticamente chamou Shaw para a mansão do clube. Quando ele chegou, ela o cegou e o imobilizou em uma ilusão, e ao mesmo tempo mostrou a Namor outra ilusão na qual ela matou Sebastian. Depois de convencer Namor que Shaw estava morto e pedir seu apoio aos mutantes, Emma levou Sebastian para as Indústrias Graymalkin e o trancou na Prisão-X por seus crimes contra os mutantes.

Mais tarde, Emma, ​​juntamente com Kitty Pryde, Fantomex e E.V.A., o levaram para fora da ilha. Fantomex o expulsou da E.V.A. no céu sobre a China, mas Shaw sobreviveu e lutou com Emma. No final da batalha, Emma apagou completamente suas memórias.[1][2][3]

Luzes

Ele foi encontrado pelas Luzes vários meses depois, em Gilgit, no Paquistão, onde tentou matar os açougueiros. As Luzes o ajudaram, e ele voltou com eles para a Utopia, mas foi imediatamente atacado e capturado pelos X-Men. Ciclope e Emma Frost disseram a Esperança sobre quem era Shaw, que ele era um criminoso e havia tentado matar os X-Men muitas vezes. No entanto, Esperança os convenceu de que esse homem estava morto, sua vida inteira havia sido apagada e agora ele era uma pessoa nova e inocente, que deveria se juntar a sua equipe. Ciclope cedeu e Sebastian foi aceito na equipe de Esperança. Esperança deu a ele um arquivo contendo todo o seu passado, mas Sebastian estava duvidoso em lê-lo.

Vingadores VS X-Men

Depois que os Vingadores invadiram a Utopia, Shaw foi levado para a Academia dos Vingadores junto com os filhos da Utopia. Foi revelado que Shaw leu o arquivo sobre ele e agora sabia tudo sobre seu passado, embora ele alegasse não se lembrar dele. Wolverine desconfiava de Shaw e insistia que ele fosse preso. Shaw cedeu e foi preso em uma célula que absorveu energia cinética, o que significa que Shaw seria incapaz de quebrá-la, construindo sua própria energia cinética, perfurando-a.

Sebastian Shaw (Earth-616) 007.jpg

Shaw, no entanto, pediu livros para mantê-lo ocupado e usou um livro para se bater por 8 horas seguidas, permitindo que ele acumulasse energia suficiente para sair da cela e entrar no ralo da tempestade. Shaw foi até os estudantes e foi atacado pelos estudantes da Academia dos Vingadores e vários membros da equipe que acreditavam que ele iria matar todos eles. Depois de revelar que ele só havia libertado os mutantes mantidos na escola, os mutantes ficaram do lado dele. Eventualmente, a equipe da Academia dos Vingadores cedeu e os libertou, permitindo que todos fossem libertados.

De Volta ao Clube do Inferno

Shaw finalmente recuperou suas memórias e seu lugar no Círculo Interno do Clube do Inferno. À luz da crise da Varíola-M, Shaw e o Clube do Inferno se aliaram aos X-Men de Magneto, o que levou o Mestre do Magnetismo a assumir o papel de Rei Branco mais uma vez.

Magneto se voltou contra o Clube do Inferno quando descobriu a aliança de Emma Frost com a Senhorita Sinistra e seu envolvimento com a droga mortal que concede poder, Vinha-Mãe. Ele encontrou Shaw no Clube do Inferno, em Londres, onde Sebastian revelou ter sido capacitado por Vinha-Mãe, permitindo que ele absorva a energia cinética do ambiente. Embora ele inicialmente tenha dominado Magneto, os efeitos secundários de Vinha-Mãe afetaram Shaw, fazendo com que ele absorvesse incontrolavelmente a energia de suas próprias células, prejudicando-o. Magneto poupou a vida de Sebastian em troca de ele marcar uma reunião com os mentores por trás de Vinha-Mãe, que incluía Destrutor e Bastion, além de Emma Frost e Senhorita Sinistra.

Enquanto se recuperava da briga com Magneto, Shaw foi visitado por Emma Frost, que secretamente convenceu seu consorte a provar seu vinho com um agente paralítico. Sem poder liberar as energias absorvidas do corpo, elas sobrecarregaram a mutação secundária induzida por Clube do Inferno, resultando em sua morte.

Dinastia X

Ressuscitado em algum momento após ser morto por Emma Frost, Shaw acabou sendo recebido na nova ilha mutante de Krakoa, criada por Xavier, Magneto e Moira X. Ele entrou pelo portal de teletransporte ao lado de outros vilões e mutantes que haviam sido convidados juntar-se à nação para curar o mutante e recomeçar como uma espécie inteira. [4]

PODERES E HABILIDADES

Poderes

Sebastian Shaw é um Mutante Nível-Alfa [5] com as seguintes habilidades:

  • Absorção de energia: Sebastian tem a capacidade sobre-humana de absorver energia cinética e metabolizá-la para melhorar sua própria força física, velocidade e resistência. Isso o torna extremamente difícil de derrotar na batalha, pois cada golpe contra ele apenas o torna mais forte. Táticas incomuns são necessárias para derrotá-lo, geralmente incapacitando-o ou atacando-o psionicamente. Shaw absorve a energia de qualquer golpe que ele recebe, não apenas socos, mas também projéteis como balas e, em menor grau de sucesso, eletricidade e feixes de energia com base física. Sem absorver energia, Shaw é apenas um humano comum forte, embora normalmente ele trabalhe para manter sua força em um nível sobre-humano. Por exemplo, ele foi mostrado para passar um tempo batendo em um muro depois de acordar, a fim de aumentar suas reservas de poder. É revelado em seu encontro com Hércules e Madison Jeffries que seu poder de absorção de energia não se limita à energia cinética (que o próprio Shaw afirmou ser um equívoco comum) e que ele pode absorver qualquer forma de energia (por exemplo, eletricidade , mágica, etc.) para alimentar seus poderes. De acordo com Shaw, a energia cinética funciona melhor.
    • Metabolismo Aprimorado: Shaw pode renunciar ao sono se receber energia cinética suficiente. Freqüentemente ele fará com que seus mercenários o espanquem para lhe dar energia armazenada suficiente para que ele não precise dormir por algum tempo.
    • Durabilidade aprimorada: Shaw ainda pode ser triturado/cortado, mas os cortes são superficiais porque ele consome a lâmina de toda a sua energia de impulso/corte. Shaw é hábil em não deixar que os inimigos percebam seu poder até que o tenham atingido muitas vezes. Bater em Shaw é frequentemente descrito como "socar um colchão".
    • Força aprimorada: Se energizado adequadamente, Shaw pode levantar e segurar aproximadamente cem vezes o seu peso. Se amarrado, ele pode ser socado por um companheiro de equipe até que ele seja forte o suficiente para quebrar os laços. Ele também é hábil em insultar inimigos para atacá-lo.
    • Velocidade aprimorada: Quando ele absorve energia cinética, a velocidade de Shaw aumenta. Depois de absorver energia suficiente, ele pode atacar mais rapidamente do que os oponentes podem reagir.
    • Resistência aprimorada: A resistência de Shaw aumentou além dos níveis humanos normais quando ele absorve energia cinética.
    • Fator de Cura Regenerativa: Shaw se recuperou de ser atingido repetidamente no nariz por Colossus em menos de uma hora. No entanto, seu fator de cura pode não curar lesões catastróficas, como uma explosão na cabeça ou um pescoço quebrado.
    • Reversão de idade: O fator de cura de Shaw desacelera seu processo de envelhecimento e restaura a maior parte de sua juventude quando ele absorve energia, efetivamente tornando-o imortal em certo sentido.

Mutação Secundária: Tendo emprestado alguns dos serviços do Clube do Inferno à causa de Emma, ​​Shaw passou pelo processo de aprimoramento Vinha-Mãe, dando a ele uma Mutação Secundária, que permite e capitaliza sua já impressionante habilidades: [6]

  • Conversão de energia ambiente: Magneto descreve a mutação secundária do Rei Negro como a absorção da energia cinética ambiental ao seu redor, eliminando a necessidade de construir seus próprios estoques cinéticos por atividade física requerida. [7]
    • Emissão de Ondas de Energia: Shaw também pode liberar a energia absorvida quando a AdE (área de efeito) descarregar, os quais têm efeitos devastadores sobre os arredores, se ele assim desejar liberá-los. [8] [9]
    • Explosões Concessivas: Com o poder de sua mutação secundária, Shaw pode direcionar a energia absorvida em raios diretos de suas mãos à vontade, eles são potentes o suficiente para manter os gostos de Magneto em desequilíbrio enquanto o combatem. . [10]
    • Ataque Aprimorado por Energia: Shaw pode aparentemente revestir seus punhos com força dinâmica bruta, a fim de fortalecer seu corpo a corpo a um grau incerto. [10]

Habilidades

Combatente Habilidoso: Os poderes de Shaw fazem dele um formidável combatente corpo a corpo, mesmo contra pessoas super-humanas como Colossus.

Líder Hábil: Ser líder do Clube do Inferno deu a Shaw algum nível de liderança e habilidades de estratégia. Shaw também tem uma mente de negócios astuta.

Fraquezas

Limitações de poder: As habilidades de Shaw podem ser sobrecarregadas por um influxo de poder muito grande, como ser atingido por muitos socos sobre-humanos fortes. Shaw também pode ser derrotado se um oponente se concentrar em simplesmente imobilizá-lo sem atingi-lo com força significativa, ou se algo pesado cair sobre ele, pois embora ele possa minar a energia cinética de queda, o peso do objeto ainda pode esmagá-lo, a menos que ele seja forte o suficiente para levantar/parar. Vampira derrotou Shaw simplesmente pegando-o e jogando-o direto na atmosfera, removendo-o efetivamente do campo de batalha. Há um limite máximo para a quantidade de energia que Shaw pode absorver e converter: uma vez que ele foi "sobrecarregado" por energia elétrica descarregada da X-Man Tempestade e entrou em coma temporário. No entanto, a extensão exata desse limite permanece desconhecida.

Instabilidade Vinha-Mãe: Como muitas mutações secundárias oferecidas pelo processo de aumento neuroquímico, sofrem uma reação cáustica que desestabiliza os poderes e as habilidades do Homo Superior afetado. [11] No caso do Rei Negro, seu poder recém-descoberto custou drenar energia de toda e qualquer fonte além de meramente cinética. Mesmo drenando a própria bioenergia de sua matriz celular, causando deterioração corporal na forma de envelhecimento acelerado. [10]

Nível de Força

Sem ter absorvido energia adicional, Sebastian Shaw possui a força normal de um homem de sua idade, altura e constituição física que se envolve em exercícios regulares intensivos. No entanto, Shaw pode obter níveis de força sobre-humanos absorvendo energia cinética e geralmente toma o cuidado de absorver o suficiente para manter sua força em um nível sobre-humano durante as horas de vigília: por exemplo, ao acordar, ele soca paredes repetidamente para construir suas reservas de energia absorvida. Há um limite para a quantidade de força física que Shaw pode alcançar, mas ainda permanece desconhecida.

Personalidade

  • Milionário
  • Não possui simpatia pelo mundo moderno, procura manter suas vestimentas e todo o clube no estilo vitoriano.
  • Evita ao máximo o assédio de jornalistas.
  • Ganancioso.
  • Seu maior temor é roubarem seu cargo de Rei Negro/Lorde Imperial assim como ele fez.
  • Taras e perversões sexuais

Relacionamentos

Aparência

  • Cabelos e olhos azúis (muitas vezes colorizado com olhos castanhos), ótimo porte físico para sua idade.

NOTAS

  • Inspiração para o Clube do Inferno: O Hellfire Club realmente existiu! Foi um clube privado frequentado pela elite inglesa do século XVIII. Presume-se que em suas reuniões constituiam-se de grandes bebedeiras e orgias sexuais. Muitos acreditam que lá ocorria cultos satânicos e rituais de magia negra. O nome Hellfire Club foi adotado por várias casas de swing (troca de casais).
  • Homenagens: Mais do que o real Clube do Inferno, o Clube dos quadrinhos é uma homenagem direta ao seriado dos anos 60 The Avengers (Não, não tem nada a ver com os Vingadores). Onde no capítulo “A Touch of Brimstone” a protagonista Emma Peel se infiltra no Círculo Interno da sociedade secreta Hellfire Club. No seriado, os integrantes também se vestem com roupas de época. John Byrne admite que usou o capítulo como inspiração e que alguns dos personagens membros do Clube receberam nomes de atores de dentro e fora da série. Na revista americana X-Men Companion II (1982) Byrne abriu o jogo. Exceto Emma e Shaw, os personagen se assemelham fisicamente com os do seriado.
    • Sebastian Shaw – baseado no personagem Robert Shaw.
    • Harry Leland – baseado no diretor e ator Orson Welles (junção dos nomes dos personagens Harry Lime e Jed Leland).
    • Donald Pierce – baseado no ator Donald Sutherland (com o sobrenome de Hawkeye Pierce, seu personagem em MASH).
    • Jason Wyngarde – baseado no personagem Peter Wyngarde.
    • Emma Frost – Emma Peel. Emma Peel (interpretada por Diana Rigg) era a protagonista do seriado, tem cabelo escuro e nada tem de semelhante com a Frost. A homenagem se resumiu ao nome.
  • O Lado Shaw da Força: Uma curiosa coincidência: Sebastian Shaw é também o nome do ator que interpreta Anakin Skywalker, o Darth Vader em Star Wars IV, O Retorno de Jedi
  • Misterioso Ponto Fraco: Donald Pierce já conseguiu feri-lo gravemente, sua mão mecânica com um brilho esverdeado conseguiu desferir um golpe que o rasgou. Não foi explicado que brilho esverdeado era aquele. Pierce, por conhece-lo bem, deve conhecer seus pontos fracos, coisa que nós, leitores, desconhecemos.
  • Derrotado Por Sobrecarregar Seu Poder: Por um poderoso raio de Tempestade; Por um ataque de Magneto.

LINKS

REFERÊNCIAS

Notas de Rodapé

  1. Fabulosos X-Men #532
  2. Fabulosos X-Men #533
  3. Fabulosos X-Men #534
  4. Dinastia X #5
  5. X-Men Vol 2 #94
  6. X-Men: Equipe Azul #23
  7. X- Men: Equipe Azul #23
  8. X-Men : Equipe Azul #23
  9. Carrascos #3
  10. 10,0 10,1 10,2 X-Men: Equipe Azul #24
  11. X-Men: Equipe Azul #7
Advertisement