Wiki X-Men Comics
Advertisement
Sábia (Tessa) (Terra-616) Batalhas Galeria Armas Frases
Sábia
Sage (Earth-616) from X-Force Vol 6 7 002.jpg
Galeria

Nome Real

Desconhecido

Codinome(s)

Sábia, Lady Tessa, Tessa, Diana Fox, Embaixadora Sábia, Britannia

Primeira Aparição

Fabulosos X-Men Vol 1 132 (abril, 1980) (Como Tessa)
X-Men Vol 2 109 (fevereiro, 2001) (Como Sábia)

Apelidos

Familiares

Nome Original

Sage

Criadores

  • Chris Claremont,
  • John Byrne

Características

Espécie

mutante

Olhos

azúis

Cabelos

preto

Gênero

feminino

Altura

1,73 m

Peso

61 kg

Cicatrizes distintivas em seu rosto

Status

Identidade

secreta

Cidadania

americana, krakoana

Status Atual

solteira

Ocupação

Aventureira; anteriormente espiã, detetive, assistente pessoal de Sebastian Shaw, mercenária, Embaixadora da E.S.P.A.D.A

Educação

Origem

Universo

Terra-616

Local de Nascimento

Ragião Balcã, Europa

HISTÓRIA

Infância

Pouco se sabe sobre sua infancia e nem seu país de origem, o que se sabe é que passou sua infância viajando por zonas de guerra e parece ter demonstrado sua mutação precocemente, já que possuía memória fotográfica e raciocínio lógico como de um computador. Viveu por sua própria conta no Afeganistão, mais precisamente em Hindu Kush, tentando evitar os conflitos entre os rebeldes e o governo local, não exitando em usar armas para atingir seu objetivo.

Foi caçada por um grupo de soldados em uma vila Balkan e que foi uma vez vendida para um harém, mas ela conseguiu escapar.

Um dia, sentiu-se atraída por uma caverna considerada assombrada pelos habitantes locais e ao adentrá-la sentiu uma voz em sua mente, que a guiou até as profundezas deste local, onde ela encontrou um americano que estava ferido. Era Charles Xavier, cujas pernas haviam sido esmagadas na batalha contra o alienígena Lúcifer.

Xavier imediatamente sentiu que a garota era uma mutante como ele e explicou para ela o que isso significava. Tessa ajudou Xavier e tentou levá-lo ao hospital, mas durante sua jornada pelas montanhas, a jóvem Tessa matou um saqueador e assassino de um comboio transportando produtos das Indústrias Shaw, mas sentiu desprezo por si mesma por fazer algo tão brutal.

Tessa salvou a vida de Sebastian Shaw no Afeganistão e que teria previsto que ele se tornaria bem sucedido e rico, mas que para isso deveria seguir um caminho diferente de Xavier.

Clube do Inferno

Tessa encontrou novamente o Professor Xavier, num período imediatamente anterior ou simultâneo à reunião da primeira geração de X-Men. Ninguém sabia sobre a presença dela na mansão e secretamente Xavier a treinou, entre outras coisas, em suas habilidades telepáticas limitadas com o objetivo de proteger sua mente de futuras sondagens e a fez se tornar uma agente infiltrada no Clube do Inferno a fim de monitorar os passos de Sebastian Shaw.

Tessa logo ganha a confiança de Shaw, que não suspeitou de nada. Sendo bastante útil, graças à sua capacidade de recordar e analisar tudo melhor e mais rápido do que qualquer computador. Tessa observou como Shaw se cercou de outros mutantes ao seu redor: Lourdes Chantel, Harry Leland e Emma Frost e como ele conseguiu ser admitido no Clube do Inferno. Entretanto, seu amigo e mentor, o Rei Branco, Ned Buckman, na verdade, era um ativista antimutante. Tessa e Lourdes tentaram avisá-lo várias vezes, mas só quando foi atacado por um Sentinela, que Shaw tinha ajudado a construir, ele se deu conta de que sua vida corria perigo. Lourdes sacrificou sua vida para salvar seu amor e Shaw e Frost mataram os membros do Círculo Interno e usurparam seu lugar.

Assim Tessa aconselhou Shaw, o novo Rei Negro, por anos em todos os aspectos de negócios, mas sempre dando um suporte a Xavier.

X-Treme X-Men

Tessa deixou o emprego no Clube do Inferno e passou a trabalhar com X-Men. Mais tarde, Tessa deixou a Mansão X com outros X-Men para procurar pelos Diários da Sina, que mapeavam a história da humanidade para os próximos anos.

Sábia provou seu valor quando salvou Fera da morte após um encontro dele com Vargas. desencadeando Fera a sua mutação secundária que o deixaria mais resistente e poderia se recuperar de seus ferimentos

Além disso, acionou o poder mutante latente de Davis Cameron que passou a ser conhecido como Fluxo e destravou os poderes de Vampira duas vezes: Uma vez quando estava podendo utilizar os poderes de todos que ja tinha tocado e quando devolveu os poderes dela e de Gambit que tinha perdido. Shaw queria vingança quando descobriu o tanto que havia sido enganado, e com ajuda de Lady Mental a prendeu numa ilusão, fazendo-a acreditar que ela era novamente a assistente de Shaw no Clube do Inferno. Sabia foi libertada por Salva-Vidas, como retribuição ao favor que sabia tinha feito por Fluxo, seu irmão.

Novo Excalibur

Sábia se infiltra nos Capitães das Sombras, se apresentando a eles como Diana Fox uma suposta Capitã Britania, porém ela parece ter sofrido uma perda de identidade acreditando ser realmente Diana e passa ser leal a Albion (líder dos Capitães das Sombras) a ponto de assassinar o Ciclope Sombrio decapitando-o. Durante a batalha, Capitão Britânia tenta convence-la de que ela não é Diana Fox. Ela enfrenta o Novo Excalibur e aos poucos vai recuperando a memória tão sem explicação como antes até que derrotam Albion. Mas as coisas não estão boas para Sábia, Londres e Washigton investigam todo o passado da heroína e pretendem processá-la por seus atos criminosos.

Porém Capitão Britânia fica gravemente ferido enquanto comemoravam a vitória contra Albion e Excalibur e Exilados se unem para salvar Roma. Capitão Britânia se recupera mas Roma não, que repassa toda sua consciência para a mente de Sábia. O Novo Excaliubur se desfaz e Sábia prefere participar dos Exilados que responder pelos seus atos.

Novos Exilados

Sábia alucina com a sobrecarga de memórias recebidas de Roma. Ela acredita estar esmurrando Mad Jim Jaspers e Merlyn, sem saber que na verdade está batendo no Morfo/Proteus; depois, vê Trovejante e Nocturna como demônios e os ataca, até que Blink chega e acaba com a luta.

X-Men Multiversais

Sábia ressuscitou deste estado, sem explicação. Referida como "Embaixadora Sábia", ela havia assumido uma posição de liderança na ESPADA de uma realidade alternativa em que robôs sencientes, liderados pela primeira ministra Perigo, haviam exterminado a população humana. Sábia observou sua antiga companheira de equipe Cristal e uma realidade alternativa chamada Wolverine, Howlett, tentando resgatar Kurt Wagoner dos robôs, e os resgatou em um mecanismo de robô espacial roubado de ESPADA.

Com seu papel diplomático não mais viável, Sábia se juntou ao grupo de X-Men de Cristal. Ela continuou a pilotar a nave espacial roubada enquanto caçavam as versões "más" de Charles Xavier. A pedido de Cristal, Sábia também emprestou à equipe suas capacidades como telepata. Quando o feiticeiro Lord Xavier possuía a "Cabeça de Xavier Desincorporada" e ressuscitou "Xavier nazista", ele passou a alimentar uma fenda multidimensional que contribuiu para que os Exterminadores escapassem da prisão.

Enquanto a equipe tentava lidar com essa ameaça, eles se juntaram a equipes de outras realidades, e Sábia e Cristal se reuniram com alguns de seus ex-colegas, incluindo Wolverine e Gambit. Sábia foi teletransportada de volta para a realidade de sua casa, onde fez interface com a "caixa preta" do Sonhador Celestial, descobrindo a história perdida dos Exterminadores. Ao fazer isso, ela também constatou que a única maneira de derrotá-los era novamente aprisioná-los em um único universo. Quando isso foi realizado, Sábia foi deixada em sua realidade doméstica com seus colegas X-Men.

Era do X-Man

Vários anos de não contato com seus colegas X-Men terminaram quando Jean Grey pediu a todos os ex-X-Men que batalhassem com um X-Man alterado pela Semente da Vida. Sábia combinou sua ofensa psíquica com a de Jean, as Stepford Cuckoos, Não-Garota e Psylocke, terminando juntas a posse de Legião por X-Man. Apesar disso, X-Man lançou uma explosão final de energia que parecia aniquilar completamente todos os seus oponentes.

Aqueles pegos na explosão foram transportados pelo X-Man para uma realidade que ele criou através do poder de uma Semente da Vida e recebeu novas vidas. Não está revelado se Sábia foi transportado para a realidade com os outros. Se fosse, teria sido libertada pelo X-Man depois de perceber as falhas em seu novo mundo.

Dinastia X

Mais tarde, Sábia foi morar no estado soberano da nação mutante de Krakoa, criado por Charles Xavier, Magneto e Moira X, onde trabalhou com Cifra no centro da interface do sistema dos Portais de Krakoa. [1]

PODERES E HABILIDADES

Poderes

  • Computação Mental
    • Memória Fotográfica
    • Multitarefa
    • Memória cinética
    • Auto domínio
  • Biocinese
    • Visão genética
    • Acelerador
  • Ciberpatia: Interage com equipamentos computadorizados.
    • Armazena e processa informações como os mais avançados computadores
  • Telepatia:
    • Leitura, projeção, Indução/manipulação mental
    • Projetar-se ao Plano astral
    • Ataque Psíquico
  • Amplifica ou desperta mutações latentes: Analisa o DNA do mutante e compreende o funcionamento da sua mutação.

Habilidades

  • Pode executar várias tarefas simultaneamente
  • Analisar estruturas genéticas
  • Compreende estatísticas complexas em poucos segundos
  • Memória fotográfica e cinética
  • Reproduz qualquer tipo de movimento ou golpe que vê
  • Fala 123 idiomas com fluência

Fraquezas

Nível de Força

Personalidade

Séria, sensual

Aparência

Olhos e cabelos negros, tatuagens ao redor dos olhos

NOTAS

Sabia (001).jpg
  • Sábia sabia do Xorn?: Há quem diga que Sabia suspeitava que Xorn era um impostor baseado nessa única imagem. O que ajuda na grande pergunta sem resposta: Como Xorn conseguiu esconder sua identidade com tantos telepatas, farejadores e experts na mansão?

Bom… Mas se ela suspeitava, por que não fez nada ?

  • ERRO – retcon: Na história Uncanny X-Men Annual V.2 #2 (No Brasil X-Men #68) é contada uma história retcon do Clube do Inferno onde aparece Selene. O problema é que Selene ainda não tinha ingressado na equipe naquele tempo. A personagem correta deveria ser a Sábia. Essa sim integrava o clube neste período.

LINKS

REFERÊNCIAS

Notas de Rodapé

Advertisement