FANDOM

Rei das Sombras (Terra-616) Batalhas Galeria Armas Frases
Rei das Sombras
Astonishing X-Men Vol 4 1 Villain Variant Textless
Galeria

Nome Real

Amahl Farouk

Codinome(s)

Rei das Sombras, Karma, Cifra,

Primeira Aparição

Fabulosos X-Men Vol 1 117 (janeiro, 1979)

Apelidos

Jacob Reisz, A Aranha

Relacionados

Nome Original

Shadow King

Criadores

Características

Espécie

Alegadamente, uma manifestação multiversal do lado escuro das consciências humanas

Olhos

vermelhos

Cabelos

preto

Gênero

masculino

Altura

1,85 m

Peso

150 kg, como Farouk, sem peso como Rei das Sombras

Acessórios

Alguns dos seres que o Rei das Sombras possui levam a sua aparência ou alteram drasticamente as suas.

Status

Alinhamento

mal/ruim

Identidade

Cidadania

egípcio

Status Material

solteiro

Ocupação

Manipulador, aspirante a conquistador; antigo Senhor do Crime

Educação

Origem

Universo

Terra-616

Local de Nascimento

Cairo, Egíto

HISTÓRIAEditar

MorteEditar

Amahl Farouk era um obeso criminoso do Cairo e poderoso mutante telepata. Em seu passado, trabalhou com os nazistas Barão Von Strucker e Geizt em uma conspiração para desestabilizar politicamente a Inglaterra.

Estava em uma taberna no Cairo quando sente a presença de alguém com poderes telepáticos à sua altura. Ele o convoca para um duelo mental mortal. Charles Xavier adentra o bar, senta em sua mesa e nenhuma palavra é dita, o grande duelo começa no plano astral e o corpo de Farouk cai sem vida.

Rei das SombrasEditar

O que ninguém sabia é que o corpo foi morto mas antes projetou toda sua consciência para o plano astral, onde passou a viver e planejar sua vingança. Outro grande interesse passou a ser a jovem Ororo Munroe (Tempestade), uma mutante que também teve sua presença captada por ele no Egito. Desde então, Farouk -agora conhecido como Rei das Sombras- pensou em se vingar, porém as defesas de Xavier são formidáveis. Sua forma astral é de uma criatura azulada e com semblante monstruoso.

KarmaEditar

Muitos anos depois, ele tomou conhecimento de Karma, uma vulnerável aluna de Xavier, e incorporou nela. Possuindo Karma por meses, Farouk, voltou para a sua adorável Cairo e construiu seu império criminoso. Aumentou o apetite dela, tornando-a extremamente obesa, e dizendo que Karma estava agindo dessa forma apenas por entregar a satisfação absoluta de seus desejos.

Capturou e drogou Mancha Solar, Magma e Tempestade para se degladiar em sua arena de batalha. Os Novos Mutantes, junto com Cristal, Lince Negra e Rachel Summers, seguiram seus colegas abduzidos e ficaram chocadas ao ver sua ex-colega, Karma, como uma inimiga. Magia utilizou sua espada para cortar a influência do Rei das Sombras sobre Karma. Farouk e Karma iniciaram uma batalha psíquica. Mesmo sendo muito poderoso neste plano, Farouk perde o domínio da garota.

Jacob ReiszEditar

Rei das sombras percebe que Tempestade está de volta ao Cairo com corpo de criança para achá-la, primeiro tenta controlar a mente de Forge, mas Forge consegue resistir ao domínio e descobre que Tempestade está viva. Depois, domina o corpo do inspetor do FBI Jacob Reisz, o homem que encontrou a Tempestade viva no Cairo e recrutou a médica Lian Shen para caçar a mutante.

Sob controle do Rei das Sombras, Val Cooper é ordenada a atirar em Mistica mas luta contra o domínio e atira em si mesma. Val fica gravemente ferida mas sobrevive. Tempestade é salva graças a ajuda de Gambit.

Ilha MuirEditar

Sua próxima investida foi na Ilha Muir, onde aos poucos foi manipulando os habitantes de lá, deixando-os com comportamento mais agressivos. A Ilha Muir, sucumbiu ao controle mental do Rei das Sombras, incluindo Polaris, Homem Múltiplo, Vampira, Colossus.

Mas a maior das vítimas foi Legião, extremamente poderoso e de mente frágil que estava sendo gradativamente dominado, que mata Talho e Sina. Os mutantes permanecem dominados por semanas. Afim de saciar seu sadismo, o Rei das Sombras fez os mutantes se degladiarem em uma Arena. Estava prestes a dominar o plano físico. Até que os X-Men e o X-Factor o enfrentam. Xavier o derrotou em uma dramática batalha no plano astral, mas o vilão fraturou a coluna do professor, voltando a ficar paralítico.

Guerra PsíquicaEditar

Foi dado como morto ao ser derrotado na Ilha Muir mas na verdade, tinha entrado em hibernação. E em seguida, escondeu de Xavier enquanto sua força voltava. Quando Xavier se tornou Massacre, o plano psíquico ficou desprotegido e Rei das Sombras pode agir.

O vilão Rei das Sombras atrai os X-Men até a tribo no Quenia onde Ororo cresceu fingindo ser um vilão chamado Anansi mas tudo era um engodo para provocar Psylocke e cair numa armadilha mental. Como consequência, houve um temporário bloqueio de poderes em todos os mutantes psiônicos do planeta e liberou Rei das Sombras para o plano físico onde causou caos e sofrimento tentando se conectar a todas as mentes da Terra. Até Psylocke prende-lo em sua mente, assim a ninja ficou sem poder acessar seus dons telepáticos pois se usasse ele escaparia.

Quando Psylocke foi morta na batalha contra Vargas, o Rei das Sombras se tornou livre de novo e atacou o X-Men. No entanto, as multiplas memórias adquiridas de Vampira, bem como a mente computadorizada de Sábia o sobrecarregou, e foi derrotado mais uma vez.

X-Men SombriosEditar

Consegue retornar graças aos eventos do Dia M, surgindo na Grã Bretanha onde possui um Charles Xavier de uma realidade alternativa e usa seus respectivos X-Men como lacaios. Enfrenta o Novo Excalibur e a recém retornada Psylocke, que agora possuía fortes defesas que o vilão não conseguia transpor. Quando Psylocke foi fazer o ataque decisivo ele escapa em um portal.

WakandaEditar

Com intuito de destruir a imagem de Tempestade como ranha de Wakanda, arquitetou um plano onde faz o mutante Nezhno assassinar o Leitor de Mentes (o único em Wakanda que seria capaz de rastreá-lo) e depois aflora sentimentos em Pantera Negra para que acredite que cometeu um erro em tornar Ororo sua rainha. Porém Tempestade percebe que ele estava dominado pelo Rei das Sombras.

Sob controle, Pantera manda prender Ororo e Nezhno. Com ajuda do Deus Pantera, que devorou o Rei das Sombras, Tempestade conseguiu vencer seu marido e recuperar a confiança do povo de Wakanda.

Irmandade de MutantesEditar

Rei das Sombras retorna, desta vez aliado a uma nova Irmandade de Mutantes formada por mutantes como Dentes de Sabre e Daken.

Faz com que o Clã omega acredite que a X-Force matou suas famílias, para dar a eles motivações maiores de destruir a equipe. Mostra que é capaz de controlar até uma mente confusa como a de Deadpool e também para libertar o lado maligno de Evan Sabah Nur.

Acostumado com a mente de Psylocke, tenta libertar o lado maligno de Arcanjo que estava recentemente contido na mente de Psylocke. Ao libertá-lo, o Arcanjo mental assassina a projeção mental de Farouk. Em seu antigo corpo físico entrega ao jornalista Harper Simmons um vídeo onde mostra a equipe secreta X-Force cometendo assassinatos, e revelá-los publicamente. Depois é derrotado e levado para o Extramundo aos cuidados do Capitão Britânia.

PODERES E HABILIDADESEditar

PoderesEditar

  • Telepatia:Rivaliza com a do Professor X;
  • Projeção no plano Astral: Seus poderes são ainda maiores no plano astral.

HabilidadesEditar

FraquezasEditar

Nível de ForçaEditar

Masculino humano normal com pouco exercício regular quando vivo. Como uma entidade astral, Shadow King não tem força física.

PERSONALIDADE E APARÊNCIA Editar

Personalidade Editar

Sádico, adora ver pessoas se degladiando.

Aparência Editar

  • Como Amahl Farouk: Homem obeso e calvo.
  • Como Rei das Sombras: Corpo etéreo monstruoso e azul, geralmente mostrado com dentes e unhas afiadas.

NOTAS Editar

  • Mutante ou entidade ?: Desde a sua criação, o personagem era uma manifestação psíquica do mutante Amahl Farouk porém, no All-New Official Handbook of the Marvel Universe #9, foi mostrado uma versão diferente onde é dito que ele é uma manifestação multiversal do lado negro da consciência humana, originado no primeiro pesadelo que transferie de hospedeiro desde o inicio da humanidade e que controlou Amahl Farouk psíquicamente quando os poderes do mutante se desenvolveram.

Caso essa afirmação se confirme via Retcon, o Rei das Sombras não é mutante e Amahl Farouk foi apenas um hospedeiro mutante da entidade milenar.

  • Pontas soltas Claremontianas para o Rei das Sombras: A despedida do escritor Chris Claremont na revista Uncanny X-Men foi na edição 279, na meio da Saga da Ilha Muir, onde ele foi previamente desenvolvendo plots que se concluiriam nela. Porém, Claremont revelou em 1994 em uma entrevista na internet que seus planos para saga eram muito diferentes do que acabou sendo feito.

Em Uncanny X -Men # 275, de 1991, Magneto lembrou um confronto nunca publicado entre ele e o Rei das Sombras onde se vergonha do custo terrível de sua sobrevivência. As circunstâncias do confronto e do custo vergonhoso da sobrevivência de Magneto provavelmente seriam reveladas na saga, porém nunca chegaram reveladas e ele nem chega a aparecer nela.

Na mesma edição, Magneto também deu a entender que o Rei das Sombras fazia parte do Clube do Inferno. Nenhuma das duas pontas soltas foram amarradas e caíram no esquecimento.

(O mais próximo que temos é que em Excalibur #22, de 1990, o Rei da Sombra foi revelado como o verdadeiro governante do Clube do Inferno no futuro da Rachel Summers).

Em Uncanny X -Men # 279 , de 1991 , o Rei das Sombras precisava de um novo corpo hospedeiro e tinha vários candidatos em mente. Quem Claremont tinha pretendido para ele possuir até a batalha final com o Professor Xavier em Uncanny X-Men # 300 , em 1993, permanece desconhecido.

LINKS Editar

REFERÊNCIASEditar

Notas de RodapéEditar