Wiki X-Men Comics
Advertisement
Proteus (Kevin MacTaggert) (Terra-616) Batalhas Galeria Armas Frases
Proteus
X-Men Legacy Vol 1 233 Textless.jpg
Galeria

Nome Real

Kevin MacTaggert

Codinome(s)

Proteus

Primeira Aparição

Fabulosos X-Men Vol 1 119 (março, 1979)

Apelidos

Às vezes, o nome está incorreto com "MacTaggart", Mutante X

Familiares

Lorde Alasdhair Kinross (ancestral materna);
Rainha Elizabeth II (parente distante materna);
Lord Kinross (avô materno, falecido);
Moira MacTaggert (mãe);
Joseph MacTaggert (pai, falecido);
Rahne Sinclair (Wolfsbane) (irmã adotiva);
Tier Sinclair (sobrinho adotivo, falecido);

Nome Original

Proteus

Criadores

  • Chris Claremont,
  • John Byrne

Características

Espécie

mutante

Olhos

brancos

Cabelos

sem cabelo, anteriormente careca

Gênero

Masculino

Altura

Variável

Peso

Variável

Forma de energia. O corpo consiste em uma massa de energia em forma humana.

Status

Identidade

secreta

Cidadania

escocesa, britânica, krakoana

Status Atual

solteiro

Ocupação

Ex-assassino em massa

Educação

Origem

Universo

Terra-616

Local de Nascimento

Em algum lugar da Escócia

HISTÓRIA

Kevin é filho dos divorciados Moira e Joe Mactaggert, assim que seus poderes mutantes afloreceram, foi confinado por sua mãe que tentava a todo custo uma forma de conter seu grande poder destrutivo. Desesperada por soluções, chegou até a testar alterações genéticas usando Magneto como cobaia.

Kevin sempre indagava sobre seu pai, até que consegue escapar do confinamento, ao tentar sair da ilha Proteus enfrenta Polaris e Madrox que foram derrotados facilmente, já a luta contra Fênix foi mais difícil mas possuiu uma cópia de Madrox e assim escapou da ilha. Começou então a procurar seu pai indo até a casa dele em Edimburgo deixando um rastro de distorção da realidade por onde ia. Assim foi fácil dos X-Men o interceptarem.

Proteus era um perigo para o mundo e tinha que ser permanentemente detido. Além de distorcer a realidade ele tinha uma necessidade constante de trocar de hospedeiros, pois estes eram constantemente exauridos, decompondo e matando o corpo. Usando somente uma fração de seus poderes, Proteus derrota facilmente Tempestade, Noturno e Wolverine. ao chegar em Edimburgo usa o corpo de seu pai como hospedeiro.

E novamente enfrenta a equipe usando o corpo de seu pai deteriorado até se desfazer, antes de habitar um novo corpo, estado de pura energia, Colossus sabia que o único ponto fraco de Kevin era o contato com metal,que tentou possuir o corpo de Piotr em sua forma humana, mas antes quis brincar com o mutante russo, simulando em sua mente o suposto acidente que teria matado seu irmão Mikhail. Isso deu tempo para Piotr se recuperar e em fúria, converteu-se em sua forma orgânica e com punho cerrado atingiu o mutante ensandecido, matando-o instantaneamente.

Algum tempo depois, uma mulher chamada Erika Benson (também conhecida como Harness) foi contratada pela IMA para usar seu filho, Gilbert Benson, a quem ela chamou de Piecemeal, para coletar as energias de Proteus para seu próprio uso. Gilbert tinha a capacidade de absorver as energias que antes eram Proteus, e sua mãe pretendia coletar tudo. Sua missão foi quase frustrada pela X-Force, Novos Guerreiros, Moira MacTaggert e vários de seus mutantes da Ilha Muir. Sua intervenção falhou, e o corpo de Gilbert explodiu, resultando em uma entidade de fusão que era Gilbert Benson e Kevin MacTaggert.

Este novo Proteus usou seus poderes para remodelar Edimburgo, na Escócia, a seu próprio capricho. A chegada do X-Factor trouxe um tom filosófico para a batalha, quando os heróis questionaram a ética de matar Proteus ou tentar ajudá-los. No final, Proteus percebeu que a realidade não era compatível com ele e "se matou".

Retorno

Kevin não estava morto, devido ao seu corpo ser uma treliça de energia. Ele havia entrado em um estado de repouso de baixa energia, tornando-o morto e vivo ao mesmo tempo. Ele sobreviveu ao Dia-M. Quando Selene e Eli Bard usaram o vírus trans-modal para ressuscitar os mortos, um pedaço de Proteus foi carregado com eles, criando um link que ele poderia usar para se restaurar. Usando a mutante Sina, ele distorceu suas visões para atrair Olhos Vendados para a Ilha Muir. Transformando-a em um ímã psíquico, ela juntou seus fragmentos. Obtendo a peça final de Sina, Olhos Vendados se tornou a nova anfitriã de Proteus. Ele passou a atacar os X-Men com seus novos poderes expandidos, como possuir Olhos Vendados, Sina, Noturno, Psylocke, Escalpo e Trance, transformando o ferro no sangue de Magneto em chumbo e nocauteando Colossus enquanto destruía a cabine do Pássaro Negro. Quando ele estava prestes a matar Vampira, Magneto lançou a si mesmo e Proteus em órbita.

Com a proximidade prolongada de Proteus, Magneto foi capaz de analisar sua matriz energética enquanto usava simultaneamente seus poderes eletromagnéticos para se proteger da posse de Proteus. Após bastante estudo, Magneto conseguiu mudar a parte de Proteus que lhe permitia possuir Olhos Vendados e expulsá-lo de seu corpo. Instável, Proteus se dissipou. Magneto, no entanto, alertou que Proteus estaria de volta.

O Homem Chamado X

Proteus foi encontrado flutuando no Plano Astral pelo Rei das Sombras e se tornou sua nova fonte de poder, sendo usado em uma batalha sem fim entre a entidade e Xavier, que foi forçado a participar disso após sua morte nas mãos do Ciclope. Nos momentos finais da batalha, Proteus se espalhou como uma infecção psíquica em Londres pelo Rei das Sombras e foi reconstituído sem querer por Xavier (agora habitando o corpo de Fantomex e chamando a si mesmo de X) depois que ele lidou com o Rei das Sombras com a ajuda de seu X-Men.

X e Psylocke confrontaram Proteus telepaticamente, e Kevin tentou convencer os heróis mutantes de que ele não tinha más intenções e simplesmente queria liberdade, e que estava disposto a deixar o passado passar, mas se defenderia se fosse ameaçado. Quando X reagiu mal, Proteus prendeu ele e Psylocke em uma "tempestade da realidade" que dolorosamente os fundiu antes de fugir. Proteus viajou para a vila escocesa de Fetters Hill, a fim de realizar um experimento como parte de seu plano de fundir o mundo real com o Plano Astral. Ele concedeu aos cidadãos da cidade a capacidade de tornar real o que quisessem. A vila rapidamente caiu no caos, e tornou-se uma forma da paisagem mental dos moradores. Quando os X-Men tentaram confrontar Proteus, ele fez entrar em erupção Fetters Hill, lançando sementes em muitas cidades do mundo com o objetivo de transformá-las também. Como o dano que ele causou à realidade estava sendo revertido por Psylocke e X, Proteus foi aparentemente destruído por Bishop e Vampira, que converteram a energia de Kevin e a absorveram, respectivamente, até que ele explodiu.

Dinastia X

Proteus foi trazido de volta à vida e usando clones de Xavier como corpos hospedeiros. Ele se tornou um membro dos Cinco, um grupo de mutantes capazes de combinar seus poderes em um processo de ressurreição para trazer de volta todos os mutantes caídos ao longo dos anos. Proteus estava vivendo no estado soberano de Krakoa, para mutantes, criado por Xavier, Magneto e Moira X, onde ele e o resto dos Cinco eram considerados algo sagrado a ser estimado.

Como os poderes de Proteus levam à destruição de seu próprio corpo, os Cinco mantêm um corpo de apoio de Xavier preparado para Proteus habitar depois que ele queimou seu corpo atual. Dependendo da frequência com que ele usava seus poderes, um corpo normalmente durava uma semana ou até um único dia durante períodos de uso excessivo de energia.

Xavier encarregou os Cinco de ressuscitar Garota Marvel, Ciclope, Escalpo, Arcanjo, Suplício, Mística, Wolverine e Noturno que morreram parando a criação de Nimrod.[1] Os Cinco haviam ressuscitado outros mutantes falecidos há muito tempo, como Banshee, Sophie e Esme Cuckoo.[2]

PODERES E HABILIDADES

Poderes

Forma Energética: Kevin é um ser psiônico composto de energia que tem uma forma vagamente humana, sem características físicas. No entanto, ele ainda é poderoso nisso.

Kevin foi classificado como um Mutante Nível Ômega. [2]

  • Posse: Kevin exige que os anfitriões humanos se sustentem e seu poder aumenta a cada nova vítima. Ele pode possuir vários corpos ao mesmo tempo. Esses corpos acabam "queimando" e se transformando em cadáveres animados antes que ele se desfaça deles.
  • Manipulação da Realidade: Ele pode manipular energia e matéria em uma área limitada ao seu redor com um pensamento.
  • Imunidade Telepática: Ele é invisível para exames telepáticos e para a maioria dos dispositivos de detecção.
  • Teleporte dimensional: Kevin pode alternar entre realidades.

Habilidades

Fraquezas

Proteus é vulnerável ao metal, o que pode atrapalhar seus campos de energia.

  • Quanto mais ele usa seus poderes, mais rápido ele destrói seus corpos hospedeiros. [3]

Nível de Força

Proteus não tem força física, exceto pelo que recebe dos corpos hospedeiros.

Personalidade

Aparência

NOTAS

  • Inspiração para seu nome: Em português, Proteu. É um Deus marinho filho dos titãs Tétis e Oceano, ele era (ou é) um pastor dos rebanhos de Poseidon. Personagem da mitologia grega que tinha o dom da premonição e assim atraía o interesse de muitos que queriam saber as artimanhas do poderoso destino. Porém, ele não gosta de contar os acontecimentos vindouros; então, quando algum humano se aproxima, ele foge ou assume aparências monstruosas e assustadoras. Porém, se o homem for corajoso o bastante para passar por isso, ele lhe conta a verdade.

LINKS

REFERÊNCIAS

Notas de Rodapé

  1. Dinastia X #5
  2. 2,0 2,1 Dinastia X #1
  3. Dinastia X #5
Advertisement