Wiki X-Men Comics
Advertisement
Pó (Sooraya Qadir) (Terra-616) Batalhas Galeria Armas Frases
New X-Men Hellions Vol 1 2 Textless.jpg
Galeria

Nome Real

Sooraya Qadir

Codinome(s)

Pó, Turaab

Primeira Aparição

Novos X-Men Vol 1 133 (dezembro, 2002)

Apelidos

Familiares

Mirah Qadir (mãe);
pai não identificado

Nome Original

Dust

Criadores

  • Grant Morrison,
  • Ethan van Sciver

Características

Espécie

mutante

Olhos

castanhos

Cabelos

castanhos

Gênero

feminino

Altura

1,70 m

Peso

62 kg

Status

Identidade

secreta

Cidadania

afegã

Status Atual

solteira, ativa

Ocupação

aventureira, estudante

Educação

atualmente cursando o ensino médio

Origem

Universo

Terra-616

Local de Nascimento

Ocidente do Afeganistão

HISTÓRIA

Origem

A jovem Sooraya é uma mutante sunita do Afeganistão que assassinou traficantes de escravos que tentaram tirar sua burca, a carne deles foi arrancada de seus ossos por um forte tufão de areia que ela gerou. Foi resgatada por Wolverine e Fantomex foi enviada para a Corporação X de Mumbai. Sua primeira palavra quando chegou foi “turaab” que significa pó. Daí originou seu codinome.

Academia X- Classe Especial

Em visita a Corporação, Jean estabeleceu contato com a mutante afegã, passou a estudar na classe Especial do tutor Xorn. A estudante do Afeganistão tenta ser convencida por Xorn, que era na verdade um traidor, a atacar Xavier e seu instituto porém se recusou a compactuar com plano do tutor. Mas mesmo assim acaba acidentalmente ferindo Xavier e danificando Cerebra ao tentar atacar Xorn e sua equipede alunos traidores. Para contê-la, a prendem em um jarro.

Academia X- Satânicos

A aluna é transferida para o esquadrão dos Satânicos, equipe que tem Emma Frost como tutora, e lá consegue ter uma melhor adaptação. O mesmo não aconteceu com suas companheiras de quarto; Noriko Ashida, a Faísca, não conseguia aceitar os diferentes pontos de vistas principalmente sobre a posição da mulher na sociedade. Este choque cultural não foi resolvido e Noriko resolve pedir transferência e ir para um quarto só dela. Depois sua nova companheira passa a ser a X-23, que já assassinou muita gente no Afeganistão.

Novos X-Men

Após a Dinastia M, onde o número de mutantes do mundo foi reduzido a 10%, Pó permaneceu com seus poderes. Em seguida, William Stryker, liderando os Purificadores, resolveu atacar o Instituto e conseguiu matar boa parte dos alunos que tinham acabado de perder os poderes. Tentou matar Sooraya, pois acreditava que ela, junto com Feromona, era quem poderia impedir seu plano, mas, ao invés disso, atacou X-23, pensando que ela era Sooraya. O Instituto sofreu muitas perdas e em meio a chacina, Soraya revida matando alguns purificadores com uma tempestade de areia. Um deles, o padre Matthew Risman, sobrevive com parte do rosto deformado pelo ataque.

Jovens X-Men

Após a destruição da Mansão Xavier e o fim dos X-Men, alguns ex-estudantes foram convocados supostamente por Ciclope onde formaram os Jovens X-Men. O que ninguém sabia era que na verdade era o vilão Donald Pierce se passando pelo X-Man.

A equipe pretendia capturar Magma que estava em Los Angeles, mas ela percebeu antes e gerou um vulcão que derrubou a nave deles, entrando em uma batalha com Pó, Pedreira e Lobinho. A mutante Pó após ser atingida pela alta temperatura de Magma fica em estado vítreo.

Pó ficou incapacitada nesse estado, sem poder se mover ou reverter ao seu estado normal. Seu corpo foi estilhaçado durante a batalha do misterioso Greymalking contra Pierce. Magma olha para os pedaços que sobraram da Pó e tem uma ideia para trazer a moça de volta. Usando seus dons mutantes, ela esquenta os cacos de vidro no chão ao ponto de revertê-los a forma de areia. Assim, em poucos segundos, Sooraya ressurge na forma humana.

São Francisco e Utopia

Juntamente com outros mutantes, Pó foi transferida para as Indústrias Graymalkin em São Francisco e depois para a Utopia. Ela lutou ao lado dos X-Men durante a invasão Skrull da Terra. Quando o Círculo Interno de Selene atacou a Utopia, Sooraya foi forçado a lutar com um ex-companheiro de equipe, e ficou com o coração partido quando matou Onyxx na frente de seus olhos. Após o retorno da Messias Mutante e posterior ataque das Sentinelas Nimrod, Pó estava entre aqueles que lutaram contra na Ponte Golden Gate.

Era X

Mais tarde, durante a urdidura da realidade da Legião, Sooraya era um membro do Quadro Moonstar. Uma vez que a alteração da realidade foi desfeita, Sooraya pediu a Emma Frost para remover essas memórias, com medo da crueldade que ela havia exibido.

Cisma

Depois do Cisma, Sooraya queria primeiro ir com a maioria de seus amigos para a Escola Jean Grey, mas rapidamente percebeu que o time de Logan apenas se enganava, pensando que havia outra escolha além de passar a vida lutando pela sobrevivência, fingindo que está pedindo uma repete a tragédia anterior. Ela ficou com a equipe do Ciclope em Utopia e outros ex-alunos foram designados para o time da rua, para lutar contra o crime de rua, protegendo o São Francisco sob a orientação de X-Men experientes. Ela mais tarde ajudou as luzes a vencer o Êxodo.

Escola Jean Grey

Após o fim da guerra entre os Vingadores e o X-Men Sooraya juntou-se à Escola Jean Grey.

Pós-Guerras Secretas

Pó é um dos mutantes que sobreviveram após as Guerras Secretas e a propagação de Névoa Terrígena e manteve seus poderes.

PODERES E HABILIDADES

Poderes

Pó é uma mutante mutante

  • Forma de Areia: Pó tem a capacidade de se converter em uma explosão de areia destrutiva, transformando simultaneamente a substância de seu corpo em partículas soltas de silício e criando uma liberação explosiva em seu centro, expulsando sua massa arenosa em alta velocidade em todas as direções, então a causa partículas para remontar-se de volta à sua forma humana. Com aparente controle telepático, ela pode então se mover a alta velocidade, semelhante a uma tempestade de areia. O efeito da tempestade de areia é forte o suficiente para destruir o aço e rasgar a carne dos ossos, isso é ajudado pelas bordas microscópicas das partículas de areia atuando como lâminas pequenas. Ela também pode entrar nos pulmões das pessoas e esfregando-as por dentro.
    • Resistência telepática: Pó é muito difícil de detectar ou influenciar telepaticamente enquanto estiver em sua forma de areia, mesmo para telepatas mais poderosos como o Professor Xavier e Jean Grey.
  • Durabilidade aprimorada: a pele, osso e músculo de Pó aumentaram para torná-lo mais forte e mais difícil que o humano; impermeável à lesão até certo ponto.
  • Resistência Mágica: Pó é muito difícil de detectar ou influenciar magicamente enquanto estiver em forma de areia-vida.

Sooraya foi considerada uma Ameaça Geral pelo O*N*E, no momento do Dia-M. Nimrod classificou-a como um Nível de Ameaça: Médio, e depois de derrotá-lo, ela foi marcada de vermelho e supostamente reclassificada pelo O*N*E.

Habilidades

  • Pó fala árabe e inglês com fluência.
  • Ela mostrou ser um bom combatente corpo-a-corpo.

Fraquezas

Enquanto na sua forma granular, Sooraya pode ser enfraquecida pelo vento ou pela água. Sua forma de areia também é vulnerável a extremos de calor, fazendo com que ele se cristalize em vidro, paralisando-a. Como muitas transmorfas, ela reverte para sua forma humana se esgotada ou golpeada inconsciente.

Nível de Força

Sooraya possui a força humana normal de uma mulher de sua idade, altura e construção, que se dedica ao exercício regular moderado.

Personalidade

Segue as tradições sunitas.

Aparência

Pele morena, olhos castanhos, cabelo castanho escuro.

NOTAS

  • Os Muçulmanos: A religião muçulmana (ou Islamica) é monoteísta, ou seja, tem apenas um Deus: Alá. Criada pelo profeta Maomé, a doutrina muçulmana encontra-se no livro sagrado, o Alcorão. Os seguidores da religião muçulmana se dividem em dois grupos principais : sunitas e xiitas.
    • Sunitas: Os sunitas formam o maior ramo do Islão, A maioria dos sunitas acredita que o nome deriva da palavra Suna (Sunna), que significa ‘caminho trilhado / prática’. Outros afirmam, porém, que o termo deriva de uma palavra que significa ‘um caminho moderado’, referindo-se à ideia de que o sunismo toma uma posição mais neutra do que aquelas que têm sido percebidas como mais extremadas, como é o caso dos xiitas e dos caridjitas. Os sunitas baseiam a sua religião no Alcorão e na Suna.
  • Areia = Pó ?: Seu corpo pode se transformar em areia, o que não é exatamente um Pó (Dust).

LINKS

REFERÊNCIAS

Marvel Database: http://marvel.wikia.com/wiki/Sooraya_Qadir_(Earth-616)

Notas de Rodapé

Advertisement