Wiki X-Men Comics
Advertisement
Morfo (Kevin Sydney) (Terra-616) Batalhas Galeria Armas Frases
Morfo
Changeling (Earth-616).png
Galeria

Nome Real

Kevin Sydney

Codinome(s)

Morfo, Número Dois, Professor X, Charles Xavier, Elvis

Primeira Aparição

Fabulosos X-Men Vol 1 35 (agosto, 1967)

Apelidos

Familiares

Nenhum, Órfão

Nome Original

Changeling

Criadores

  • Roy Thomas,
  • Werner Roth

Características

Espécie

mutante

Olhos

castanhos (variável)

Cabelos

preto (variável)

Gênero

masculino

Altura

1, 55 m

Peso

82 kg

Status

Identidade

pública

Cidadania

americano

Status Atual

solteiro, morto

Ocupação

Professor substituto, aventureiro, subversivo

Educação

Não Revelado

Origem

Universo

Terra-616

Local de Nascimento

Não Revelado

HISTÓRIA

Fator Três

Morfo ou Farsante é um transformo, transforma-se em quem quiser. Não se sabe nada sobre o seu passado.

Era o braço direito do Senhor dos Mutantes, que criou um grupo de vilões mutantes chamado Fator Três, Farsante não sabia a real intenção de seu líder – Na verdade um alienígena que queria destruir o planeta.

No fim, os planos do Alien foram revelados e o grupo foi desfeito.

Morte

Dias depois foi falar com Xavier. Ele estava com câncer e iria morrer em breve, e isso o fez se arrepender de seus atos e gostaria de ser útil ajudando no que pudesse.

Xavier então deu-lhe a missão de assumir seu lugar, já que era transmorfo, enquanto se dedicava a uma maneira de enfrentar uma outra, talvez a pior, ameaça de invasão alienígena contra a Terra, os Znoxx.

O farsante aceita a missão. O Professor acreditava que deveria se concentrar totalmente neste caso e que revelar sua existência para os X-Men só iria distrai-los e até atrapalhá-los, contou apenas a Jean Grey, que prometeu não contar de modo algum para o restante da equipe. Mas poucas edições depois, ao enfrentar o vilão Grotesko, foi morto atingido por uma explosão. O Farsantre morre, no lugar do professor.

Jean manteve sua palavra mesmo vendo a dor da perda em seus amigos e sem conseguir contactar o verdadeiro professor.

X-Humed

Muito tempo depois, o vilão Black Talon ressuscita diversos mutantes mortos como zumbi e um deles foi Morfo. Black Talon não consegue manter o domínio de todos eles. Morfo não seguiu os planos dele. Ele mostra que deixou seu lado maligno mesmo após a morte ajudando Mulher-Hulk.

Krakoa

Presumivelmente, Morfo foi ressuscitado pelos Cinco em Krakoa e se juntou à nova nação mutante. Ele foi visto ao lado de muitos outros krakoanos, olhando para o cadáver de Charles Xavier após sua morte nas mãos de criminosos super-humanos anti-mutantes que de alguma forma se infiltraram nas defesas de Krakoa e mataram muitos de seus moradores, incluindo Xavier. [1]

PODERES E HABILIDADES

Poderes

Morfo era um mutante com a habilidade de alterar sua aparência física à vontade para se assemelhar à de qualquer pessoa que ele escolher. Ele recebeu habilidades telepáticas limitadas pelo Professor X e, como efeito colateral, ele também ganhou habilidades telecinéticas limitadas.

  • Metamorfose: Ele pode alterar psciônicamente a vontade de suas células biológicas. Como resultado, ele pode fazer com que pareça e pareça uma duplicação exata de qualquer ser humano, humanoide ou semi-humanoide de ambos os sexos, usando praticamente qualquer tipo de roupa.
  • Telepatia: Ele é capaz de ler mentes e projetar seus próprios pensamentos nas mentes dos outros dentro de um raio limitado.
  • Explosões Pscionicas: ele pode projetar parafusos de força psiônica que não têm efeitos físicos, mas que podem afetar a mente da vítima para causar dor ou inconsciência da vítima e até mesmo matar um adversário.
  • Telecinese: Possui habilidades telecinéticas que lhe permitem manipular a matéria em um nível baixo com a energia de seus pensamentos.

Habilidades

Ator especializado, memória fotográfica.

Fraquezas

Nível de Força

Personalidade

Aparência

NOTAS

  • Significado de Changeling: Changeling é o nome da criatura mística que toma o lugar de crianças recém-nascidas segundo o folclore da Escócia, Irlanda e Escandinávia.
  • Morph: O desenho dos X-Men anos 90 criou um personagem chamado Morph (Morfo) para morrer no primeiro capítulo. O personagem pode ser considerado uma referencia ao Changeling dos quadrinhos, apesar de quase nada ser parecido, exceto pelo rosto magro, semelhante ao que foi desenhado em X-Men Hidden Years.
  • No Brasil: A editora Abril já traduziu seu nome para Farsante (Superaventuras Marvel #?? Elegia da morte de Fenix) e Morfo (X-Men Hidden Years) e a Panini o chama de Morfo.

Porém o personagem é mais conhecido pelos leitores como Changeling, seu nome em inglês.

  • Retcon: Sua morte foi retroativa, ou seja, foi explicado que foi ele que morreu só depois. Na época foi mostrado que quem morreu foi Charles Xavier e na capa ainda é dito algo como “A morte do Professor X / Não é boato! Não é um sonho! Não é um conto imaginário! Isso é real“. Só quase dois anos depois que a farsa foi revelada.

Provavelmente na época o intuito era matar mesmo o professor tão prematuramente para alavancar as vendas, que estavam baixas mas voltaram atrás.

  • Contrapartes mais Famosas:O Changeling é um dos raros casos onde uma contraparte é mas famosa que a versão 616. No caso dele, duas contrapartes: O Morfo da Era do Apocalipse e o Morfo dos Exilados que são bem semelhantes entre si e nada tem a ver com o original. Seu nome na realidade 616 nunca foi revelado, mas possivelmente é Kevin Sidney como os outros 2 Morfos.

LINKS

  • Galeria de Morfo (Kevin Sydney) (Terra-616)
  • Batalhas de Morfo (Kevin Sydney) (Terra-616)
  • 1 Imagens de Morfo (Kevin Sydney) (Terra-616)
  • Aparições em Revistas Estrangeiras de Morfo (Kevin Sydney) (Terra-616)
  • Aparições em Revistas Nacionais de Morfo (Kevin Sydney) (Terra-616)

REFERÊNCIAS

Notas de Rodapé

  1. X-Force Vol 6 #2
Advertisement