Wiki X-Men Comics
Advertisement
Monet St. Croix (Terra-616) Batalhas Galeria Armas Frases
M/Suplício
Monet St. Croix (Earth-616) from Giant-Size X-Men Storm Vol 1 1 001.jpg
Galeria

Nome Real

Monet Yvette Clarisse Maria Therese St. Croix

Codinome(s)

M, Rainha Branca, Suplício

Primeira Aparição

  • Geração X Vol 1 1 (novembro, 1994) (como Suplício)
  • Geração X Vol 1 40 (julho, 1998) (como Monet)

Apelidos

Familiares

Louis St. Croix (avô);
Lenore St. Croix (madrasta, falecida);
Cartier St. Croix (pai);
Jamila St. Croix (mãe, falecida);
Sangria (Marius St. Croix) (irmão mais velho);
Claudette e Nicole St. Croix (irmãs mais novas);
Hollow (modelo genético)

Nome Original

M, Penance

Criadores

Scott Lobdell,
Chris Bachalo

Características

Espécie

mutante

Olhos

Vermelhos, naturalmente castanhos

Cabelos

pretos

Gênero

feminino

Altura

1.70 m (5' 7")

Peso

57 kg

M passou um tempo considerável fundida com seus irmãos.

Status

Identidade

secreta (secreta ainda como Suplício)

Cidadania

Francesa, iugoslava, argelina, Monacan, Krakoana

Status Atual

solteira

Ocupação

Aventureira; ex-investigadora particular, socialite e estudante, heroína registrada

Educação

Origem

Universo

Terra-616

Local de Nascimento

Sarajevo, Bósnia

HISTÓRIA

Origem

Natural de Saraievo, é a filha mais velha do rico e excêntrico embaixador Cartier St. Croix e sua esposa argelina. Morou boa parte de sua vida em Mônaco. Seu irmão é o mutante conhecido como Sangria, um vampiro de energia que drenou a vida da própria mãe. Monet se recusou a ajudá-lo a continuar a drenar a energia de outros mutantes. Sangria a captura, leva para uma prisão psíquica e a transforma na criatura chamada Suplício.

Com o sacrifício de suas irmãs (Claudette e Nicole St. Croix) ela escapou de seu irmão que foi banido para uma outra dimensão. Monet voltou ao seu estado normal mas suas irmãs mais novas tiveram que tomar seu lugar sob a forma da Suplício.

Geração X

Foi capturada junto com outros mutantes adolescentes pela raça tecnorgânica extraterrestre conhecida como Falange. Depois da derrota da Falange pelos X-Men, foi convidada a estudar na Academia Massachusetts de Emma Frost e participar de uma nova equipe de heróis mutantes, a Geração X co-dirigida por Banshee.

Sangria foi capturado ao atacar a escola, o pai de Monet retirou-a da academia e a transferiu para um colégio na Suíça. Monet permaneceu somente nesta escola nova por um curto período de tempo pois o diretor da escola era secretamente um vampiro que se alimentava de seus estudantes. Seu colega Sincro, com quem teve um caso, morre em seus braços.

Tropa X e Corporação X

Depois disso, participou da equipe militar conhecida como Tropa X, liderada pelo seu antigo diretor, Banshee. E, em seguida, M juntou-se à filial da Corporação X em Paris. A Corporação X acabou em consequência do Dia-M, onde a maioria dos mutantes tiveram seus dons apagados. Contudo, manteve seus poderes.

X-Factor Investigações

Foi convidada por Homem Múltiplo (com quem havia trabalhado junto na Corporação X) para participar de uma equipe de investigadores no Distrito X, o bairro mutante. Ela então passa a integrar a X-Factor Investigações. O ex-mutante Rictor tenta se matar por ter perdido seus poderes, mas M o impede. Rictor se une a equipe.

Madrox, em um momento de bebedeira, acaba fazendo sexo com Monet, que começa a demonstrar um certo interesse pelas visitas furtivas do rapaz. Até assumir que estava saindo com Siryn ao mesmo tempo. Monet se enfurece inicialmente mas, decide fazer compras com Siryn em Paris, lá elas se deparam com uma manifestação violenta contra ex-mutantes. M tortura gravemente o líder da manifestação ao descobrir que ele incendiou uma casa de ex-mutantes. (Atos esses que seu pai milionário abafou molhando a mão das autoridades)

Porém uma menina saiu ilesa do incêndio, Nicole, e a levam para os Estados Unidos. Siryn e Monet passam a ficar muito próximas e Madrox fica preocupado temendo que a amizade que tinha com elas não fosse mais a mesma, Monet provoca Madrox perguntando qual das duas era melhor na cama mas antes que ele possa dizer é salvo por um repentino enjoo que Monet sente, o que pode ser um sintoma de gravides.

O que ocorreu foi que, uma cópia infantil foi inserida em seu útero, fazendo seu corpo reagir com os sintomas de uma gestação normal. Porém a mente e corpo forte de M gerou um aborto psíquico espontâneo, já o mesmo aconteceu com Siryn que começou a gerar um bebe sem saber que era uma cópia. As duas são selecionadas para assegurar o direito de visita dos avós a seus netos cantores garotos-propaganda da Pureza (grupo anti-mutante). E lá são rendidas por Clay e Solo.

A equipe tinha como missão proteger Lenore, que depois foi atacada por sua própria mãe que estava sendo possuída por Córtex. M, ao tentar ler a mente da mãe de Lenore, foi possuída pela pisquê do vilão. Ninguém notou a sua possessão até que, Darwin descobriu quando ela tentava seduzi-lo para tirá-lo de jogo e poder atacar Lenore a qual protegiam.

Isso resultou numa batalha entre M possuída pelo córtex e alguns integrantes do X-Factor até que Longshot com sua sorte consegue tirá-la da possessão.

Foi informada por Val Cooper que seu pai foi feito prisioneiro. Monet fica desesperada mas mesmo assim antes é forçada a cumprir uma missão na Latveria. O sequestrador era o Barão Mordo que queria Monet em troca de seu pai, ele precisava da energia de Monet para se recuperar de um câncer.

Mais tarde, Monet estava morrendo de uma grave lesão cerebral infligida quando ela lutou contra Plutão, onde ele impiedosamente a espancou até a morte até que o filho de Lupina interveio e matou Plutão. Mais tarde, em uma briga com Fortão, M morreu devido a uma lesão cerebral, mas foi posteriormente ressuscitada por Guido quando se tornou o Senhor do Inferno.

Depois, Monet encontrou Darwin em Las Vegas. Eles tomaram bebidas em um bar, e ele a questionou sobre onde sua alma foi depois que ela morreu. Irritada com o cantor, ela se aproximou dele e explicou que não havia céu, mas apenas nada ou inferno. Darwin finalmente admitiu que sentia algo por ela apenas para ser rejeitado. Quando Darwin deixou o bar, Monet o encurralou agressivamente e disse que ela precisava sentir algo após sua experiência com a morte. Os dois acabaram fazendo sexo. Darwin sabia que Monet não estava mentalmente preparada para um relacionamento, mas estava feliz por estar lá.

X-Men

Após o incidente do Inferno na Terra que terminou com o X-Factor, Monet se viu na Escola Jean Grey de Ensino Superior como uma espécie de refúgio da vida de super-herói e para se descontrair de sua recente morte e renascimento. As experiências traumáticas a ajudaram a formar um parentesco com Karima, que também teve morte encefálica e recentemente despejada. Durante uma corrida rápida e silenciosa na floresta, ela e Karima foram atacadas por uma nova Letal/Ana Cortes apoiada por suas armas contratadas. Em uma impressionante demonstração telecinética, eles evitam, sozinho, seus atacantes.

Depois de dar uma olhada melhor e na mente de seu agressor, Letal teve que se retirar caso sua nova forma ainda não estivesse pronta para o combate. Monet, inicialmente tentada a seguir em busca, teve sua atenção voltada para uma Karima ferida durante o tiroteio, precisando que M a levasse de volta para a escola onde se juntou oficialmente à nova equipe de X-Men de Tempestade.

Enquanto estavam em um trabalho de escoteira em Budapeste para encontrar seu adversário, onde a primeira peça da Arkea se prendeu ao bebê Shogo, um alarme disparou alertando Monet, Rachel e os outros sobre a reativação de seu inimigo morto. Tendo sido reiniciado por uma nova Irmandade de Mutantes, que inicialmente havia sido organizada sob Yuriko/Ana, mas depois conquistou a liderança sob a doença parasitária em troca de atualizações.

X-Men de Magneto

Monet saiu de Budapeste em Mach 3 para chegar a Dubai, onde ficava a nova Body Shop e o covil da Irmandade, apenas para ter uma breve briga e, eventualmente, ser subjugada por uma Encantor agora renovada. A assistente técnica possuída por alienígenas de Letal havia enviado recentemente um tipo de sinal de socorro que reativou vários Sentinelas que não funcionavam para batalhar com os X-Men.

Após a crise da Varíola-M, Monet se juntou à equipe dos X-Men de Magneto, com o objetivo de proteger a espécie mutante a qualquer custo. Ela desenvolveu um relacionamento estranho com Dentes-de-Sabre, a quem ela freqüentemente brincava. Eles foram em uma missão juntos para encontrar e proteger Elixir devido aos Cavaleiros da Tempestade assassinarem curandeiros mutantes, condenando ainda mais sua espécie a Varíola-M. Eles chegaram a Elixir a tempo, mas ele se sacrificou contra os Cavaleiros da Tempestade tentando salvar seus novos amigos. Uma Monet devastado sentou-se ao lado de seu corpo depois que ele foi morto a tiros.

Monet cai em tempos difíceis como membro dos X-Men de Magneto

Mais tarde, ela foi contatada por uma fonte misteriosa que precisava de sua ajuda. Ela levou Dentes-de-Sabre com ela enquanto os dois esperavam encontrar a pessoa que pedia sua ajuda. Aconteceu que Callisto entrou em contato com Monet, mas ocultou o motivo pelo qual ela viu Dentes-de-Sabre, a quem ela atacou por sua parte no Massacre dos Mutantes. Monet separou os dois e exigiu que Calisto colocasse sua vingança contra Creed de lado e explique por que eles estão lá. Aconteceu que havia uma doença misteriosa e uma série de sequestros que ocorreram nos Morlocks.

Sangria, irmão de Monet, foi responsável pelos ataques. Ela o confrontou, planejando lutar e distraí-lo por tempo suficiente para que ele desaparecesse novamente em sua própria dimensão. No entanto, ele conseguiu se fundir com Monet no último segundo, amaldiçoando-a com sua fome. Sabendo que ela desejava esconder sua maldição, Sangria avisou que ele só cooperaria se ela o alimentasse. Dentes-de-Sabre prometeu mantê-la em segredo e se ofereceu para deixá-la se alimentar dele.

Durante uma guerra entre os Inumanos e os X-Men, M e Dentes-de-Sabre se tornaram parte dos mutantes que guardavam os Inumanos em cativeiro no Limbo. Monet, porém, tornou-se mais maliciosa sob a influência de Sangria e começou a matar os Inumanos a sangue frio, culpando-os pela Névoa Terrígena e pela morte de Madrox. Dentes-de-Sabre tentou impedir seu ataque aos Inumanos, mas no final, deixou-a matar o último para manter seu segredo. Ele fugiu com M, querendo ajudá-la a conter a possessão de Sangria e encontrar uma cura.

Sangria

Os tempos difíceis continuam, pois Monet se perde para Sangria

Em algum momento, Victor deixou Monet, e ela montou a base em um vagão de metrô abandonado embaixo do Central Park, onde D.O.A. trouxe seus Morlocks para se alimentar, mas Sangria argumentou que eles precisavam de mais do que apenas Morlocks para sustentá-los. M o silenciou esmagando a língua na mão dela, dizendo que ela estava tendo uma solução a longo prazo. Sangria atacou o Instituto Xavier na tentativa de se alimentar dos alunos, tendo traçado um plano perfeito. Ela ordenou D.O.A. usar seu poder para dessincronizar a escola do mundo exterior, eliminando a possibilidade de interferência externa ou alguém que possa entrar em contato com a ajuda.

M/Sangria travou uma breve briga com Jubileu vampíriao até que ela arrancou o amuleto desta última e a jogou na luz do sol para queimar. Quentin Quire sacrificou seu pedaço de fragmento de Fênix para restaurar os poderes de Jubileu e curar seu vampirismo. Bling! Em seguida, criou um plano para transformar a capacidade de M-Sangria contra ela depois de lembrar que ela absorveu a capacidade da Hindsight de ver o passado de quem ele tocou. Bling! gritou para que todos pegassem M, que inundou a mente de Monet com lembranças de seu passado. Ela começou a perder a compostura e se recuperou o suficiente para Sangria ser expulso de seu corpo. Marius desapareceu fracamente para sua própria dimensão e Monet foi levado à enfermaria, embora ela insistisse que estava bem e só precisava de uma manicure e uma ruptura.

Força Arma-X

Monet e Victor em Arma x

Em algum momento, Monet ficou sob o controle mental de Mentallo e se juntou ao culto conhecido como A Igreja do Potencial Humano, liderado pelo reverendo William Stryker, aprimorado pelos ciborgues. Sua primeira ordem de trabalho foi atrair a Arma X-Force para Aspen, Colorado, para que ela pudesse compartilhar o presente com Dente-de-Sabre. Ela foi finalmente libertada por Letal e se juntou à equipe para derrubar a Igreja. Inicialmente, ela e Victor eram estranhos um com o outro, sobre os quais Dominó e Deadpool os provocavam, acreditando que tinham sentimentos um pelo outro. Eles finalmente abordaram suas consequências, onde Victor pediu desculpas por deixá-la durante a maldição dela, mas Monet não o culpou. Um coração gigante brilhou atrás deles enquanto Victor se preparava para lhe contar algo, mas ele foi interrompido por Ômega Vermelho antes que pudesse. A batalha continuou em que a Arma X-Force conseguiu matar Stryker.

Enquanto a batalha continuava nas profundezas do Inferno e nas costas, Creed foi morto por um Mentallo impulsionado pelo poder como o sacrifício final na ressurreição de Stryker que devastou Monet. O ataque mortal matou Mentallo em retaliação e Creed matou Stryker para sempre quando ele voltou ao Inferno, optando por usar seu sacrifício para reviver seu filho. Graydon Creed renasceu e Mística confirmou que Creed era responsável, mas Monet, infelizmente, perguntou o que havia acontecido com Creed.

Vida Em Krakoa

Monet como Suplício

Ela estava vivendo no estado soberano de Krakoa, para mutantes, criado por Charles Xavier, Magneto e Moira X. Monet se juntou à equipe de Ciclope em uma missão para destruir a Molde Mãe antes que a criação de Nimrod pudesse se concretizar. A equipe foi identificada quando eles se aproximaram do destino e, posteriormente, explodiram em retaliação pela Forja da Orquídea. [1]

Arcanjo e Escalpo foram mortos, mas os sobreviventes continuaram em frente. Monet ficou para trás com a Garota Marvel para ajudar a manter todos mentalmente sincronizados com sua telepatia. Embora a Molde Mãe tenha sido destruída com sucesso, a equipe foi morta um a um. Quando a nave foi invadido pelos soldados da Orquídea, Monet mandou Jean embora em uma cápsula de fuga e ficou para lutar onde ela demonstrou a capacidade de se transformar em Sangira. Apesar de lutar bravamente, ela foi morta pelas mãos do exército.[2]

Mais tarde, a equipe ressuscitou por um grupo de mutantes conhecido como “os Cinco” (Eva Bell, Proteus, Esperança Summers, Elixir e Bolas Douradas). [3]Mesclando seus poderes, os Cinco conseguiram criar novos corpos de casca dos mutantes falecidos, restaurando seus poderes, consciência e memórias como estavam no momento de suas mortes. Mais tarde, foram aclamados como heróis de Krakoa. Monet foi visto mais tarde em uma vila com os estudantes X e os mutantes mais jovens, repreendendo Nicole e Claudette por tentarem suas formas de Suplício.[4]

PODERES E HABILIDADES

Poderes

Monet St. Croix é uma mutante com uma grande variedade de poderes em níveis sobre-humanos e representando um ser humano quase perfeito. [5]

Fisiologia sobre-humana: Todas as habilidades físicas de Monet são maiores que os limites físicos naturais, mesmo dos melhores atletas humanos. Suas capacidades mentais são igualmente aprimoradas, estando além das da maioria dos humanos comuns.

  • Força Sobre-Humana
  • Velocidade sobre-humana
  • Resistência sobre-humana
  • Tecido sobrenaturalmente denso
  • Reflexos sobre-humanos
  • Fator de cura acelerado: Apesar de sua incrível resistência a danos, é possível que Monet seja ferida. No entanto, M possui uma qualidade regenerativa que lhe permite curar e recuperar rapidamente de feridas quase fatais. O efeito também tem o benefício adicional de torná-la mais resistente a toxinas, doenças e possivelmente ao processo de envelhecimento.
  • Sentidos aprimorados: Os sentidos de M são tão avançados que ela possui visão telescópica e noturna, além de audição sobre-humana. [6]
  • Capacidade intuitiva sobre-humana: M pode processar informações rapidamente, dando-lhe vasto conhecimento e inteligência, uma capacidade de aprendizado acelerada, um talento especial para analisar rapidamente várias informações e máquinas operacionais, memória eidética, capacidade de ler em velocidades sobre-humanas e incríveis habilidades dedutivas e de raciocínio.

Vôo: Monet é capaz de voar pelo ar através de puro ato de vontade. Embora sua velocidade máxima não seja conhecida atualmente, é de pelo menos 500 MPH. Ela alcançou e manteve a velocidade de um avião de passageiros transportando um suspeito enquanto induzia uma ilusão psíquica. [7] Recentemente, ela alcançou velocidades de vôo de até Mach 3 enquanto voava da Hungria para os Emirados Árabes Unidos. [8]

Telepatia: M tem a capacidade de ler mentes, projetar seus pensamentos nas mentes dos outros e mascarar defensivamente sua mente contra intrusões telepáticas. Monet também demonstrou ser capaz de outras habilidades telepáticas básicas, como lançar ilusões e limpar a memória.

Telecinesia: M demonstrou recentemente a capacidade de afetar a matéria em uma escala questionável, projetando ondas de pensamento como força concussiva. [9]

Percepção da Aura Mutante: Nicole e Claudette (como Monet) foram capazes de perceber as auras dos mutantes, permitindo que eles os distinguissem dos humanos normais. Ela/Elas escolheram suprimir essa capacidade por medo de que ela as levasse pelo mesmo caminho que seu irmão mutante, Sangria. [10] Pode ser que a verdadeira Monet também possui essa habilidade.

Forma da Gestalt: Monet e seus irmãos podem se combinar em várias formas, cada uma com aparências e poderes variados. [11]

Habilidades

Inteligência Genia:Monet tem um intelecto de nível de gênio. Ela tem memória perfeita, habilidades intuitivas sobre-humanas e é capaz de usar computadores e dispositivos eletrônicos com facilidade. [12]

Multilíngüe: Monet é capaz de falar inglês e francês fluentemente. [12]

Combate corpo a corpo: Monet é uma formidável combatente corpo a corpo. [13]

Fraquezas

Nível de Força

M tem força de Classe 10. [12]

Personalidade

  • Arrogante, sarcástica, orgulhosa.
  • Gosta de roupa de grife, sorvete de nozes, fazer compras e de bandas de rock como Radiohead e Rolling Stones e já foi vista dançando Right Said Fred.
  • Alérgica a queijo Brie.
  • Muçulmana.
  • Mesmo que ela coma muito, sua constituição física tende a se manter em forma.

Aparência

  • Como M: Pelo morena e cabelos lisos.

Corpo modelado á níveis de beleza incomparáveis.

  • Como Suplício:Pele vermelha e espessa, garras afiadas e cabelos afiados.

NOTAS

  • Como sua mãe, Monet é muçulmana.
  • Monet foi inicialmente considerado autista, mas mais tarde foi revelado que era apenas o autismo de Claudette emergindo como M representado, e a real Monet não tinha condição semelhante.
  • Monet levou uma bala quando era mais nova.
  • Scott Lobdell, o criador de M e Suplício, nunca pretendeu que houvesse um M "real" - apenas as gêmeas St. Croix.
  • Monet revelou ao doutor Samson que ela tem pensamentos suicidas todos os dias de sua vida devido ao trauma que sofreu nas mãos de seu irmão Marius.
  • Nas primeiras aparições, Monet tinha uma cor de pele muito mais escura do que como ela é geralmente retratada agora. Isso é mencionado em resposta a partir da página de letras no X-Factor Vol 3 4: "O tom de pele de Monet, e o que deveria ser, desencadeou uma enxurrada de pesquisas em sua história. E garoto, era confuso e repleto de contradições. Conclusão, apesar de Monet ter uma pele muito escura, não temos certeza de que ela é africana. No entanto, provavelmente estamos escurecendo a pele dela um pouco."
  • Embora a força da linha de base de Monet seja maior que a de seu companheiro de equipe, Fortão, seu status de força (4) ainda está dois pontos abaixo do seu (6). Isso causou uma quantidade substancial de controvérsia sobre a legitimidade de ambas as estatísticas.
  • Alguns fãs teorizaram que os poderes de Monet são completamente psiônicos por natureza, não físicos, o que significa que sua força e durabilidade sempre foram uma forma de telecinesia tátil, semelhante ao Kon-El/Superboy da DC. Essa "nova" habilidade telecinética pode ser um exemplo de Monet apenas girando sua TK para fora pela primeira vez, em vez de para dentro. Essa teoria permanece não testada e não confirmada, no entanto.
  • Durante Fabulosos X-Men, Monet desenvolveu um relacionamento estreito, mas difícil, com Dentes-de-Sabre que o escritor Cullen Bunn descreveu como um amor tortuoso.
  • Jonathan Hickman listou Monet como um dos seus 5 principais mutantes favoritos.

LINKS

REFERÊNCIAS

Notas de Rodapé

  1. Dinastia X #3
  2. Dinastia X #4
  3. Dinastia X #5
  4. Novos Mutantes Vol 4 #1
  5. Fabulosos X-Men Vol 4 #5
  6. X-Factor Vol 3 #20
  7. X-Factor Vol 3 #4
  8. X-Men Vol 4 #9
  9. X-Men Vol 4 #7
  10. Geração X #24
  11. Geração X #40
  12. 12,0 12,1 12,2 Manual Oficial do Universo Marvel A-Z #6
  13. Manual oficial do universo Marvel A-Z #6
Advertisement