Wiki X-Men Comics
Advertisement
Moira Kinross (Terra-616) Batalhas Galeria Armas Frases
Moira X
Moira Kinross (Earth-616) from Powers of X Vol 1 6 cover 001.jpg
Galeria

Nome Real

Dra. Moira Ann Kinross MacTaggert

Codinome(s)

Moira X, Moira MacTaggert, Moira MacTaggart (soletrado erroneamente), Mãe Akkaba

Primeira Aparição

Fabulosos X-Men Vol 1 96 (dezembro, 1975)

Apelidos

Moira, MacTaggert (constantemente), Dra. MacTaggert

Familiares

Rainha Elizabeth II (parente distante);
Lorde Kinross (pai, falecido);
Joseph MacTaggert (ex-marido, falecido);
Kevin MacTaggert (filho);
Lupina (filha);
Tier Sinclair (neto);

Nome Original

Moira X, Moira MacTaggert

Criadores

  • Chris Claremont,
  • Dave Cockrum

Características

Espécie

mutante

Olhos

castanhos

Cabelos

castanhos

Gênero

feminino

Altura

1,70 m (5'7")

Peso

61.23 kg (135 lbs)

Status

Identidade

sem identidade dupla

Cidadania

escocesa, Krakoana

Status Atual

viúva

Ocupação

geneticista

Educação

Ph.D. em genética

Origem

Universo

Terra-TRN748

Local de Nascimento

Estado de Kinross, Escócia

Podcast Conselho Mutuna 01.png
Ouça a galera do Podcast do Conselho Mutuna discutir sobre Moira MacTaggert & Krakoa em seu Primeiro Episódio. Acesse o Link: https://open.spotify.com/episode/2obhnqECUKeYpbmBRm4wp6.

HISTÓRIA

Primeira à Terceira Vida

Moira Kinross nasceu do poderoso nobre escocês Lord Kinross. Quando ela tinha 13 anos, os poderes mutantes de Moira se ativaram, mas eles não se manifestaram, pois seu poder era o de reencarnação. Ela levou uma vida simples, casando-se com um homem chamado Kenneth Cowan e tendo três filhos: gêmeos Callum e Dean e uma garota chamada Abigail. Kenneth morreu quando Moira tinha 68 anos e faleceu de insuficiência cardíaca congestiva aos 74 anos, terminando sua primeira vida.

A segunda vida de Moira começou no útero, já tendo se tornado totalmente sensível e possuindo uma lembrança perfeita de sua vida anterior. Isso permitiu a Moira parecer intelectualmente talentosa, e ela foi empurrada na direção da academia. Ela não lutou contra os desejos de seus pais, pois pretendia entender sua verdadeira natureza. Quando ela tinha quarenta e quatro anos, Moira soube de Charles Xavier e deduziu que ela era uma mutante; no entanto, ela morreu em um acidente de avião quando tentou voar para os Estados Unidos da América para encontrá-lo.

Em sua terceira vida, Moira mergulhou na antropologia e na genética. Ela procurou ativamente Charles Xavier quando os dois estudaram na Universidade de Oxford, mas ficou relutante em abordá-lo porque o achava arrogante e egoísta. Devido ao seu desgosto por seus poderes, Moira dedicou sua vida ao desenvolvimento de uma cura mutante. Ela conseguiu, mas chamou a atenção da Irmandade de Mutantes, que atacaram seu laboratório. A mutante pré-cognitiva Sina alertou Moira contra seguir o mesmo caminho em suas próximas vidas, já que ela seria capaz de detê-la novamente. Além disso, revelou a Moira que só viveria um total de dez vidas; onze no máximo. Depois, Sina fez Pyro queimar Moira até a morte.

Quarta à Oitava Vida

Depois de renascer para sua quarta vida, Moira começou a entender completamente o dilema humano-mutante. Tornando-se aberta aos benefícios potenciais dos mutantes, ela deu uma segunda olhada a Charles Xavier e eles se apaixonaram. Eles se casaram e fundaram a Escola de Xavier para Jovens Superdotados. Ela ficou ao lado de Xavier por anos, até que ambos morreram nas mãos dos Sentinelas de caça aos mutantes.

Em sua quinta vida, Moira decidiu que a agressão era a única resposta aceitável às tendências violentas da humanidade. Ela fugiu de casa ainda jovem e procurou Xavier uma década antes que eles deveriam se conhecer. Moira compartilhou o conhecimento de suas vidas passadas e isso o radicalizou. Em vez de uma escola para mutantes, Charles criou um exército e o isolou do resto do mundo em uma nação. Eventualmente, foi alvo de Sentinelas e Moira entrou em coma devido a uma lesão. Ela morreu um ano depois, durante um genocídio.

Sua sexta vida continuou mil anos no futuro, onde os mutantes haviam perdido a guerra contra a tecnologia e estavam quase extintos, exceto Moira X e Wolverine, que foram preservados no zoológico pessoal do Bibliotecário. O Bibliotecário visitou a reserva, revelando a Moira e Wolverine que o que os mutantes haviam lutado durante todo esse tempo não era a humanidade (com a criação de Nimrod e os Sentinelas), mas o nascimento de uma nova espécie: o chamado Homo novíssima, os humanos. que foram fundidos com máquinas para serem absorvidos pela Falange no dia da "Ascensão". A Ascensão aconteceria no dia seguinte. Moira descobriu que nem o homem nem as máquinas eram o inimigo, mas a capacidade do homem de controlar sua própria evolução e o ambiente ao redor. Ela então deixou Wolverine matá-la para reencarnar e usar esse conhecimento em sua próxima vida.

Por causa dos acontecimentos de suas vidas anteriores, Moira passou sua sétima vida erradicando a linhagem do criador dos Sentinelas, Bolivar Trask; no entanto, os Sentinelas ainda foram inventados neste mundo, e Moira foi morta após descobrir uma fábrica de Sentinelas Molde-Mestres. Essa experiência a radicalizou.

Em sua oitava vida, Moira abraçou a filosofia do terrorista mutante Magneto e o ajudou a conquistar a América e estabelecer a Dinastia M. Mas durante a Guerra M, Magneto foi derrotado e morto depois pelo poder combinado dos heróis e mutantes humanos da Terra, enquanto Moira foi presa. Mais tarde ela foi morta em uma fuga da prisão que falhou.

Nona Vida

Moira como Mãe Akkaba

Em sua nona vida, Moira abandonou a esperança de que Xavier ou Magneto salvassem os mutantes. Com poucas vidas restantes, Moira despertou Apocalipse, que matou Xavier e Magneto. Apocalipse e Moira mais tarde formaram os X-Men e travaram o interminável conflito Homem-Máquina-Mutante contra a humanidade e seus aliados de máquinas que passaram a ser apelidado de "Guerra do Apocalipse", que acabou dando origem à Supremacia Homem-Máquina de Nimrod. Um Nimrod era um Sentinela inteligente e adaptável, praticamente indestrutível. Moira e Apocalipse formularam um plano para eliminar Nimrod, mas durante uma tentativa de assassinato a Apocalipse, Moira foi brutalmente ferida antes que ela e Apocalipse pudessem destruir Nimrod, então ela foi colocada em estase.

Moira permaneceu em animação suspensa por dezesseis anos, até os X-Men consistirem em Apocalipse, Wolverine, Rasputin IV, um Cardeal anônimo, Norte, Cifra possuído por Krakoa, e Xorn tentou obter as informações sobre a origem de Nimrod: a data e as circunstâncias exatas da criação de Nimrod. Com o resto da equipe mortos, Wolverine entregou a Moira todas as informações necessárias para restaurar sua vida, desta vez com o conhecimento exato de onde e quando intervir para impedir que Nimrod fosse criado. Moira foi então morta pelo próprio Wolverine, permitindo que Moira reencarnasse. Depois de todas as vidas vividas e perdidas, Moira decidiu abordar sua décima vida de maneira diferente.

Décima Vida

Moira recebeu uma bolsa de estudos em Oxford, não por ser filha de um nobre e influente escocês mas pelo seus próprios méritos, e lá conheceu Charles Xavier enquanto faziam doutorado. Nessa época, ela abriu sua mente a ele para ele saber de suas outras vidas e juntos, planejaram impedir o fim da mutandade. Tudo o que aconteceu a seguir foi meticulosamente planejado por ela

Ambos sempre muito interessados em compreender as implicações da mutação genética, discutiam o assunto a fundo. Charles tinha dificuldades em fazer amigos e em Moira deparou-se com uma alma gêmea. Porém ela já tinha um namorado, Joe MacTaggert. Charles e Joe obviamente tinham divergências. Joe era do tipo valentão e odiava Charles.

Ao que parece, Moira era rebelde e gostava de viver perigosamente, Charles se perguntava se era por isso que ela gostava de Joe e não dele. Num dia, ocorreu um acidente, Joe e Moira colidiram a moto com uma rocha e caíram num rio. Num ímpeto de ir de encontro a sua amada, Charles foi atrás dos dois e deparou-se com o acidente. Estava chovendo, mas Charles a buscou com seus pensamentos e ela respondeu. naquele momento ambos perceberam que estavam apaixonados. Ela terminou o relacionamento com Joe naquele dia no hospital. Joe não perdoou os dois.

Charles Xavier

Moira namorou Charles e viveram uma grande e forte paixão durante anos. Ficaram noivos mas o destino interviu quando Charles foi convocado para guerra da Coréia. Enquanto Charles estava na guerra, Moira acabou retornando aos braços de Joe Mactaggert. E escreve uma carta para Charles devolvendo a aliança de noivado e dizendo que não poderiam mais continuar juntos, que iria casar-se com Joe pois precisava de alguém como ela. No fundo, Charles se questiona se ela não estava se referindo ao fato dele ser mutante.

Xavier e Moira apaixonados jovens.

Com Joe, Moira teve um filho chamado Kevin e manipulou os genes dele para ele ser um mutante capaz de controlar a realidade (futuramente conhecido como Proteus), pois isso seria útil pro seu plano e depois separou-se apesar de manter o sobrenome e foi morar na Ilha Muir com seu filho.

Ilha Muir

Nessa Ilha esconcesa, construiu um dos mais avançados centros de pesquisas genéticas do mundo. E ganhou um Prêmio Nobel em genética devido aos seus estudos.

Charles, agora paralítico, visita Moira e passaram a se ajudava mutualmente nos estudos sobre os mutantes. Mas apesar de Charles não admitir, no fundo ele nunca a esqueceu.

Quando Magneto foi reduzido a uma criança, Charles o enviou a Moira, que efetuou algumas alterações no código genético da criança a fim de diminuir sua instabilidade e atenuar seu mal; ela pretendia usar essa mesma técnica em seu filho Kevin.

Gênese Mortal

Moira recruta 4 jovens mutantes onde ela ajudaria a controlar seus poderes, esses mutantes seriam Kid Vulcano, Reprise, Petra e Darwin.

Charles Xavier, se vê numa situação desesperadora quando seus X-Men são capturados por Krakoa e pede ajuda a Moira, que acaba aceitando ajudar mesmo muito contrariada. Os quatro alunos empolgados para participar de uma missão tão importante aceitam na hora e são enviados para resgatar os X-Men originais. O resgate não sai conforme os planos e o grupo é surpreendido pela ilha viva. Petra e Reprise morrem durante o embate. Darwin se transforma em energia e se mescla com Vulcano, garantindo a sobrevivência dos dois mas nenhum da equipe de Moira retorna da missão, sendo toda dada como morta. Moira, em prantos, faz uma gravação registrando todo o acontecido e, no calor do momento, diz o quanto odeia Chavier por ter levado sua equipe a morte. Xavier e Moira encobrem o erro escondendo o acontecido dos X-Men, inclusive de que um dos integrantes era irmão de Destrutor e Ciclope.

Ofereceu-se a dar uma carona para casa no seu cavalo a pequena Rahne que aceitou com gratidão, mas isso enfureceu o Reverendo Craig, seu pai.

Charles foi viajar e pediu para Moira ficar como governanta de sua mansão e lá conheceu a segunda geração de X-Men.

O X-Man Banshee esperava uma governanta velha e feia mas se surpreendeu quando a viu. Além de bela, a equipe logo viu que não era uma mulher qualquer quando ela pegou uma metralhadora para encarar o demônio Kierok.

Moira e Banshee começam a namorar. Em um momento descontraído, Moira e os X-Men vão acampar quando o canadense Víndix os interceptam, e durante a batalha Moira acaba atingida por um raio que ricocheteia em Colossus. Banshee fica enfurecido por ter ferido a mulher que ama e parte para cima do herói canadense. Moira recebe cuidados médicos e logo melhora.

Depois que Banshee perde a voz e, consequentemente seus poderes, os dois vão morar juntos na Ilha Muir.

Moira buscava encontrar alguma solução para conter os poderes de seu filho Kevin estavam cada vez mais fora de controle, e com o nome Proteus, procurava desesperadamente o seu pai Joe. causou grande destruição por onde passou até que que usou Joe como corpo hospedeiro, matando-o.

O caos causada por Kevin era grande e só foi contido porque Colossus o matou.

Reconheceu Rahne fugindo de uma multidão (liderada pelo seu próprio pai) que queriam linchá-la por ser uma mutante. Moira a defendeu da multidão, que agora invadia suas terras e se torna a guardiã legal e uma verdadeira mãe para Rahne. E a levou parapertencer aos Novos Mutantes.

Ordenados por Lilandra, Dra. Moira MacTaggert e o robô Aliengêna Sikorsky realizam todos os esforços para salvar a mente de Xavier, já que o corpo foi totalmente infectado pela Ninhada. Foi criado um clone mais novo, e a mente de Charles foi transferida para o novo corpo.

Depois do massacre de mutantes, Callisto se tornou sua guarda costas.

Em um período em que Moira acreditava que os X-Men estavam mortos, Moira enviou Callisto para selar as passagens do sub-solo da Mansão para evitar que as informações contidas lá não fossem roubadas e caíssem em mãos erradas, porém Callisto acabou sendo capturada pelo morlock Masque.

Moira reuniu uma equipe improvisada de X-Men formada por humanos e mutantes aliados, essa equipe enfronta a Força Federal e os Carniceiros.

Moira começou a apresentar um comportamento selvagem e apaixonado, estava possuída pelo Rei das Sombras e criou na Ilha Muir uma arena de batalha, onde mutantes batalhavam entre si. O ódio gerado fornecia poder ao Rei das Sombras.

Durante uma grande luta entre Xavier, X-Factor e alguns X-Men contra outros X-Men controlados pelo rei das Sombras, Forge consegue retirar a influência do Rei das Sombras sobre Moira.

Excalibur

Seus conhecimentos foram necessários para salvar Wisdom e Colossus quando brigaram e ferindo gravemente um ao outro.

Vírus Legado

O vilão Conflyto criou o poderoso e mortal Vírus Legado que atingia inicialmente apenas os mutantes. Moira MacTaggert foi uma das que mais se empenhou na cura da doença, porém ocorre uma mutação no vírus e passou a atingir humanos também, a drástica consequência foi que ela se tornou a primeira humana infectada pelo vírus. A cura para o vírus passou a ser pessoal.

Morte

Moira Mactaggert finalmente consegue descobrir a cura do vírus legado, através de uma manipulação feita por Mística no vírus, mas ela mata Moira antes de concluir as anotações sobre a sua descoberta, Fera prossegue as pesquisas baseado nas anotações de Moira até que a cura é encontrada no sacrifício de Colossus.

Mas na verdade, Moira não morreu e forjou sua morte apenas para poder agir nos bastidores e salvar a raça mutante. Atualmente, ela vive escondida no seu Não-Espaço na ilha de Krakoa, que agora é um santuário mutante.[1]

PODERES E HABILIDADES

Poderes

Reencarnação em Rebote: Moira é reencarnado em uma nova linha do tempo após a morte. A partir de sua segunda vida, ela pôde recordar todas as memórias que experimentou em suas vidas anteriores, desde o útero.[2]

Indetectabilidade: o status de Moira como mutante é invisível para sensores e detectores mutantes. Os detectores de mutantes a verão como uma humana básica.[2]

Habilidades

Inteligência Genial: A Dra. Moira MacTaggert é uma das principais geneticistas do mundo e possuía conhecimentos especiais no estudo de mutantes sobre-humanos poderosos.

Treino Militar: Moira MacTaggert recebeu treinamento militar nas Forças Armadas Britânicas durante sua sétima vida.[2]

Fraquezas

Reencarnações limitadas: O ciclo de reencarnação de Moira é finito. Quando encontrou Sina durante sua terceira vida, foi informada de que viveria tentativamente apenas dez vidas, ou onze no máximo. Além disso, se Moira morresse antes que seu poder mutante se manifestasse aos 13 anos, o ciclo de reencarnação terminaria.[2]

Nível de Força

Moira MacTaggert possuí a força humana normal de uma mulher de sua idade, altura e constituição física que pratica exercícios moderados regularmente.

Personalidade

Aparência

Olhos e cabelos castanhos.

NOTAS

LINKS

REFERÊNCIAS

Notas de Rodapé

  1. Power Of X #6
  2. 2,0 2,1 2,2 2,3 Dinastia X #2
Advertisement