Wiki X-Men Comics
Advertisement
Magneto (Erik Magnus Lehnsherr) (Terra-1610) Batalhas Galeria Armas Frases
Magneto
Ultimate X-Men Vol 1 62 Textless.jpg
Galeria

Nome Real

Erik Lensherr

Codinome(s)

Magneto, Erik Magnus, Erik Lehnsherr

Primeira Aparição

Ultimate X-Men Vol 1 1 (fevereiro, 2001) (Primeira Aparição)
Ultimato Vol 1 5 (julho, 2009) (Aparição da Morte)

Apelidos

Familiares

O pai sem nome (falecido);
Edie Lensherr (mãe, falecida);
Madga Lensherr (ex-esposa, falecida);
Pietro Lensherr (filho, falecido);
Wanda Lensherr (filha, falecida);
Isabelle (ex-esposa, falecida)

Nome Original

Magneto

Criadores

  • Mark Millar,
  • Adam Kubert

Características

Espécie

mutante

Olhos

azuis

Cabelos

grisalhos (anteriormente castanhos)

Gênero

masculino

Altura

1,88 m

Peso

88 kg

Capacete

Status

Identidade

pública

Cidadania

cidadania

Status Atual

separado; morto

Ocupação

Terrorista/super-vilão, lutador da liberdade por sua própria opinião.

Educação

Origem

Universo

Terra-1610

Local de Nascimento

HISTÓRIA

Passado

Não se sabe muita coisa sobre o passado de Erik Lensherr antes de conhecer Xavier. Tudo que se sabe é que ele foi casado com uma mulher chamada Magda e que teve dois filhos gêmeos: Pietro e Wanda. Erik nunca foi um bom pai para Pietro e tinha Wanda como favorita, mesmo Pietro fazendo de tudo para agradar o pai. Sabe-se também que matou sua mulher quando revelou seus poderes mutantes e que foi embora com seus filhos.

Amizade com Xavier

Com o passar dos anos, Erik conheceu um mutante chamado Charles Xavier, que ficou surpreso ao saber que havia outro mutante adulto. Os dois ficaram amigos e Erik o convidou a ir para Terra Selvagem. Charles abandona sua mulher e filho e vai embora com Erik onde os dois criam a Irmandade de mutantes juntos e passam a procurar por outros mutantes. Erik e Charles tem a ideia de dar aos mutantes, um nome que tivesse a ver com seus poderes e Erik passa a se chamar Magneto. Não demorou muito e Charles começou a questionar sobre algumas das ideias de Magneto, o que levou a uma discussão entre os dois. Charles atacou Magneto e tentou fugir da Terra Selvegem mas foi impedido por ele, que atirou uma flecha de metal em suas costas deixando-o paraplégico e quase morto.

Vs X-Men

Os anos se passaram e Magneto soube que Xavier estava recrutando jovens mutantes para proteger a raça humana, ele achou que estava na hora de tomar medidas drásticas e mandou Wolverine com a missão de entrar na Escola de Xavier e matá-lo. Wolverine entrou para a equipe mas, se sentindo atraído pela jovem Jean Grey, não concluiu a missão e contou tudo para Jean. Quando Scott saiu dos X-men, Magneto o acolheu na Terra Selvagem. O governo ordenou que as Sentinelas atacassem o local mas não contava que Magneto pudesse controlá-las e Mandá-las de volta contra a cidade de Washington. Wolverine acabou traindo Magneto, perfurando o seu peito e abandonando sua missão inicial se juntando aos X-Men depois de entender e acreditar na causa de Xavier.

Scott convenceu Pietro a ajudar os X-Men. Pietro, cansado de ser tratado com lixo a vida toda, retirou o elmo de Magneto, com isso Xavier entrou em sua mente e fez com que o próprio Magneto se matasse numa explosão com as Sentinelas.

Nova Vida

Magneto não morreu na explosão. Tudo não passava de um truque mental de Xavier. Na verdade, Xavier havia bloqueado as memórias de Magneto fazendo que ele esquecesse tudo e colocou novas memórias no lugar. A partir daí ele voltou a se chamar apenas Erik Lensherr, levando uma vida normal como qualquer humano. Ele e Xavier conversaram após a morte do filho de Xavier e graças a Erik, Xavier não fechou a escola nem dissolveu os X-Men.

O Retorno do Rei

Quando os mutantes da irmandade descobriram, através de Hank, que Magneto estava vivo, montaram uma armadilha para descobrir onde ele estava. Após removerem os bloqueios psíquicos, Magneto reuniu mutantes de todos os lugares para a Terra Selvagem. Ele planejou mudar a poloração da Terra e com isso, desastres naturais iriam ocorrer onde não deviam, e a humanidade e os mutantes que não se juntaram a Magneto iriam morrer. Para isso o mutante Forge criou uma máquina para aumentar os poderes de Magneto. Os X-Men se reuniram com Scott, que todos achavam estar morto, e Kitty destruiu a máquina. Magneto criou campos magnéticos prendendo os X-Men e ia retirar o Adamantium do corpo de Wolverine mas foi impedido por Colossus que resistiu aos poderes de Magneto. Magneto tentou destruir o local onde estava derrubando um jato e matando a ele a aos X-Men, mas foi impedido pelo campo de força de Fênix. Magneto acabou preso numa prisão de plástico do Triskelion dos Supremos.

Norte Magnético

Para libertar Magneto da prisão dos Supremos, Mística bolou um plano com Forge. Ele criou um máquina que criasse campos magnéticos e os dois testaram essa máquina quando Destrutor, Polaris e Estrela Polar continham um incêndio. A máquina fez parecer que Polaris havia perdido o controle dos poderes e matado meia dúzia de bombeiros que estavam no local. Polaris foi mandada para a mesma cela que Magneto já que ela era uma cela única no mundo. Mística e Forge usaram a máquina para cortar a energia do Triskelion enquanto os Supremos combatiam os X-Men. Sem energia, todas as celas se abriram e todos os presos escaparam. Forge e Mística, transformada em Magneto, foram encontrados por Alex, Jean Paul e pelos X-Men, enquanto Longshot e Magneto fugiam para a Terra Selvagem. Os X-Men prenderam Mística e salvaram Lorna. Na verdade, tudo fazia parte do plano de Magneto, inclusive a prisão de Longshot e o resgate de Lorna.

Magneto mata Wolverine.

Ultimato

No Asteróide M, Magneto usou seus poderes para reverter os polos da Terra. Isso criou um Tsunami tão grande, que cobriu toda a cidade de Nova York. Muitos humanos e mutante. morreram, inclusive Emma Frost e todos os seus alunos, alguns X-Men e alguns Supremos. Wolverine e os poucos heróis sobreviventes foram atrás do Magneto, Magneto controla a armadura do Homem de Ferro e o visor do Ciclope, com isso retira o adamantium do corpo de Wolverine. Mas no ultimo momento Wolverine conseguiu atingi-lo com as garras mas Infelizmente, todas as células de Wolverine foram destruídas por Magneto, e que ele é incapaz de ser clonado, curado ou ressuscitado. Deixando apenas o braço de Wolverine enfiado na sua barriga.

Morte

Os heróis venceram Magneto quando destruíram seus idéias ao comprovar que os mutantes não são uma evolução natural da espécie humana, apenas uma transformação criada pelo homem à partir do soro de super-soldado. Ciclope abriu totalmente seu visor, e com isso arrancou a cabeça de Magneto, matando-o.

Avisando ele sobre isso, destroçando todos os seus ideias.

Agora seu filho, Pietro, esta seguindo os ideais de seu pai, usando sua mesma vestimenta e recrutando novos mutantes para novos fins terroristas.

Falso Retorno

Feiticeira Escarlate aparentemente voltou dos mortos, bem como Magneto. Ele começou a usar sua influência para convencer as pessoas de que ele era um novo Messias e instruiu a Feiticeira Escarlate a cumprir seus comandos para o grupo de Pietro. Depois que Pietro realizou o desejo involuntário de seu pai, as unidades de Nimrod começaram a aniquilar mutantes. Furioso por conhecer esse resultado, Wanda disse a Pietro que dirija-se ao Egito. A partir daí, pai e filho se reuniram e Magneto consolou-o.

Quando o Sr. Sinistro voltou, assim como o Apocalipse, ele revelou que os retornos de Magneto e Feiticeira Escarlate são ilusões feitas pelo Apocalipse, confirmando o desaparecimento de Magneto.

PODERES E HABILIDADES

Poderes

Magnetocinese: Magneto foi mutante com o poder sobre-humano para canalizar e manipular campos magnéticos que existem de forma natural ou artificial. Ele tem um grau de controle magistralmente alto sobre seus poderes e lutou e derrotou inimigos formidáveis ​​como Thor e 300-400 Sentinelas de uma vez usando-os.

Ele foi visto utilizando seus poderes de Manipulação de Campos Magnéticos das seguintes maneiras:

  • Vôo Magnético: Magneto foi capaz de suportar vôos para distâncias muito longas e em velocidades variadas. Ele aparentemente tinha vários meios pelos quais ele conseguiu o vôo, um dos quais era deslizando ao longo das linhas de força magnéticas naturais do planeta, outro simplesmente criando uma força repulsiva entre ele e o planeta, propulsionando-se assim.
  • Campos magnéticos de força: Magneto geralmente se protegia com um campo de força pessoal. Ele também pode usar seus campos magnéticos para aliviar o dano que ele recebe de ataques, como quando ele usou seus poderes para retardar seu sangramento depois de ter removido o braço por Wolverine.
  • Manipulação de metal: Magneto conseguiu manipular e mover objetos metálicos à vontade.

Habilidades

Magneto era um engenheiro, com experiência em vários campos, tais como;

  • Especialização em Bioquímica: Erik e Charles Xavier desenvolveram o medicamento Banshee, que aumenta o poder, do DNA do Mutante Wolverine.
  • Experiência ética, linguística e antropológica: Erik e Charles Xavier desenvolveram conceitos para uma nova cultura mutante, incluindo um alfabeto e linguagem e um novo código moral.
  • Gênio Genético: Erik usou seu gênio genético para recriar dinossauros e outras criaturas extintas, para habitar a Terra Selvagem.
  • Gênio técnico: Erik usou seu gênio técnico para construir habitats de última geração para seus seguidores mutantes na Terra Selvagem.

Fraquezas

Nível de Força

Personalidade

Aparência

NOTAS

LINKS

REFERÊNCIAS

Notas de Rodapé

Advertisement