Wiki X-Men Comics
Advertisement
Lady Letal (Yuriko Oyama) (Terra-616) Batalhas Galeria Armas Frases
Lady Letal
X-Men Vol 4 7 Textless.jpg
Galeria

Nome Real

Yuriko Oyama

Codinome(s)

Lady Letal, Ana Cortes

Primeira Aparição

Demolidor Vol 1 197 (agosto, 1983) (Como Yuriko Oyama)
Tropa Alfa 1 33 (abril, 1986) (Como Lady Letal)

Apelidos

Familiares

Kenji Oyama (pai, falecido); Lord Deathstrike (irmão);
Irmão nomeado (falecido);

Nome Original

Lady Deathstrike

Criadores

  • Dennis O'Neil,
  • Larry Hama

Características

Espécie

humano transformada em um Cicborgue por Espiral

Olhos

castanhos

Cabelos

preto

Gênero

feminino

Altura

1,78 m

Peso

58 kg

Ciberneticamente aumentou o corpo, as mãos de garras, o lado esquerdo do rosto marcado por um design ritual (reparado cirurgicamente quando transformado em ciborgue)

Status

Identidade

secreta

Cidadania

Japonês (registro criminal canadense)

Status Atual

solteira; ativa

Ocupação

Assassina, CEO das Industrias Oyama

Educação

Pessoalmente tutorizada

Origem

Universo

Terra-616

Local de Nascimento

Osaka, Japão

HISTÓRIA

Passado Distante

Seu pai, Kenji Oyama (conhecido como Lorde Vento Negro), foi um senhor do crime japonês e um cientista criminoso, que criou o processo pelo qual o metal adamantiun pode ser usado para revestir ossos. Kenji foi um kamikaze durante a Segunda Guerra Mundial. Seu rosto foi desfigurado durante um ataque suicida mal-sucedido a um navio de batalha americano. Envergonhado pela falha cometida décadas atrás, ele desfigurou em um tipo de ritual os rostos de seus filhos, Yuriko e seus dois irmãos. Os irmãos de Yuriko morreram tempos depois, a serviço de seu pai.

Yuriko aliou-se ao Demolidor, para libertar seu amor, Kiro, da servidão ao pai dela e para vingar-se por suas cicatrizes e pela morte de seus irmãos. Ela levou o Demolidor até a ilha privada do Lorde Vento Negro, em busca do Mercenário. Quando Yuriko mata o Lorde Vento Negro (no momento em que ele estava prestes a matar o Demolidor), seu amor, o devotado Kiro, comete suicídio em honra a seu mestre.

A Samurai Lady Letal

Yuriko, postumamente, decide abraçar os ideais de seu pai, caçando todos que o desonraram, na intenção de restaurar a honra da família. Ela adotou a identidade de uma guerreira samurai e posteriormente redescobriu o trabalho de seu pai sobre o adamantiun que a levou até Wolverine, cujo esqueleto havia sido revestido supostamente com a técnica roubada de seu pai. Após tentar mata-lo, ela e seus seguidores foram derrotados por Wolverine e a Vindix, da Tropa Alfa.

Ciborgue

Sua vida a partir de então se resumia a retirar o adamantium de Wolverine (que ela o julga não ter o direito de usá-lo) e recuperar a técnica de inserção de adamantium. Sua obstinação a faz ir até o Mojoveso, e lá, procurou a “Loja de Corpos” da Espiral, onde conseguiu extensivas melhorias cibernéticas, incluindo ossos e unhas de adamantium.

Como ciborgue, ela tornou-se uma assassina profissional a altura de Logan e juntou forças com os ciborgues mercenários, Cole, Macon e Reese que também queriam ajustar contas com Logan por terem sido mutilados quando eram soldados do Clube do Inferno. Os quatro armam um ataque a seu grande rival porém mesmo agora com seus novos equipamentos Yuriko é derrotada por Wolverine novamente. E, dessa vez, foi estraçalhada junto com os 3 mercenários.

Carniceiros

Foi reformada por Donald Pierce, o novo líder dos Carniceiros – uma equipe de ciborgues criminosos. E assim os quatro ciborgues se unem a equipe. Juntos, ao invadirem a base dos X-Men na Austrália conseguem dar uma lição em Wolverine, capturarando e o crucificando. Porém, os carniceiros não compartilham da mesma honra de Yuriko, ela não viu honra alguma em matá-lo enfraquecido como estava e sabota os plano dos carniceiros deixando-o fugir. Ela pretente derrotá-lo de igual para igual. Pierce, tentando ir ao seu encalso pergunta a Yuriko onde ela acredita que Wolverine se refugiaria, a samurai para despistar Pierce diz Ilha Muir. Mais tarde, ela abandonou a equipe, após sofrerem várias baixas pelas Sentinelas de Trevor Fitzroy.

A partir de então ocorreram inúmeras batalhas entre Yuriko e Logan.

Por um tempo, ela uniu-se aos X-Men para derrotar Conflyto, deixando suas diferenças com Wolverine de lado.

Em mais uma de suas batalhas com Wolverine (logo após Magneto ter removido o adamantium do corpo de Logan), Lady Letal o derrotou, mas terminou a luta após ver as garras de osso de Logan. Como ele não possuía mais o adamantium roubado de seu pai, ela não viu mais razão em mata-lo. Sem mais razão para existir e falhando com a missão de honrar a descoberta de seu pai, passa a trabalhar como mercenária e assassina.

Quando o Capitão América inexplicavelmente apareceu no Japão, após permanecer um ano em outra dimensão, encontrou Lady Letal trabalhando com terroristas, que pretendiam retirar a influência americana sobre o Japão por qualquer método, incluindo assassinato em massa. O Capitão os derrotou antes que vidas inocentes fossem perdidas.

O fanático religioso, William Stryker, que estava encarcerado é resgatado por Yuriko no voo de volta após uma extrema-unção. A ciborgue ainda assassina toda a tripulação do avião e, usando o rádio, faz parecer que a culpa foi dos X-Men. Os dois então pulam da aeronave, que está prestes a explodir e vão até Chicago atrás de Kitty Pryde. Depois da batalha contra os X-Treme X-Men, Bishop tenta destruí-la quando estava soterrada por escombros de um prédio, mas só encontra um braço mecânico dela no lugar onde ela caiu. Yuriko fugiu.

Ela foi a responsável por mutilar e quase matar Solaris, cujas pernas foram amputadas. Morrendo, ele pediu para Vampira absorver seus poderes , para que pudesse derrotar Lady Letal. (Solaris não morreu, seu corpo sumiu e ele reapareceu como um dos Cavaleiros de Apocalipse).

Guerra Civil

Após seu confronto com Vampira e Solaris, Lady Letal ressurgiu como membro de um dos exércitos de Thunderbolts do governo dos Estados Unidos, na Guerra Civil de super-heróis. Foi-lhe conferida a missão de ir atrás dos heróis que resistiam ao Ato de Registro de Super-humanos e assim lutou junto com outros criminosos como Venom (Macgargan) e Mercenário. Ela participou da batalha final da Guerra Civil no Times Square e posteriormente foi enviada a Prisão da Zona Negativa.

[Não foi mostrado como ela saiu da prisão]

Purificadores

Yuriko reforça a grande estrutura dos Purificadores, equipe formada por Striker e que já tinha trabalhado anteriormente com Yuriko, para rastrear e assassinar o primeiro bebê mutante nascido pós o Dia M.

Os Novos X-men invadem a base dos Purificadores e Yuriko os surpreende perfurando o tórax de Satânico com suas unhas. E assim começa uma sangrenta batalha de Yuriko, os ciborgues carniceiros e os Novos X-Men. Até que os Novos X-men se teleportam fugindo da batalha.

Após a vitória com os Novos X-Men, Lady Letal e seus carniceiros vão atrás de Cable e o bebê mutante. Cable sem poderes enfrenta bravamente Yuriko e os carniceiros até que a X-Force os intercepta e entra para a briga. Nesta batalha, o mutante Caliban termina morto por um dos carniceiros e X-23 se vinga de Yuriko a estripando pelo que fez com Satânico.

Irmandade Feminina

Ajudou a Irmandade a realocar o espírito de Madelyne Prior para o corpo de Jean Grey, nesse período entrou em combate com Wolverine.

Descendentes

Lady Letal se juntou ao ser conhecido como Pai e ao seu cruzamento ao longo dos Descendentes para reivindicar o domínio do mundo pelos robôs, como ela era um ciborgue. Ela participou da incursão final na cidade de Nova York.

Wolverines

Lady Letal encontrou-se sequestrada com um grupo composto por Daken, Dentes-de-Sabre, Mística e X-23.

Ao ser sequestrada, ela se separa de uma equipe chamada "Wolverines". Ela acha que seu sequestrador é um homem misterioso chamado Sharp e ameaçando-os com as "palavras de controle" (que manipulam, sedam ou até matam cada um deles), Shogun, Neuro, Endo, Junk e Skel ally com eles para encontrar o adamantium - corpo petrificado de Wolverine na instalação paraíso queimada, quando eles encontraram e lutaram contra o Rei da Destruição, contratado pelo Sr. Sinistro, que procuravam o mesmo. Quando X-23 e Daken encontraram o corpo, o Sr. Sinistro apareceu, pegou o corpo de Wolverine, mais um olho e braço de Daken, e saiu. Aparentemente, Daken perdeu seu fator de cura.

Depois que eles falharam em sua missão de recuperar o corpo de Wolverine, Mística então se declarou como o líder da equipe, e faz Sharp ajudá-la a recuperar o zhulong, ou o dragão do sol, em Taipei, e disse a Shogun que Lady Letal está interessada nela, mas Sharp pensa que não o faz, porque ele segura suas palavras secretas. Então, enquanto Ogun diz a Shogun, para voltar a Sinistro, Letal aparece e ataca-o. Após uma briga, eles se beijam. De repente, uma figura misteriosa aparece de uma queda de meteoros e exige saber quem matou Logan.

Ressurrexion

Enquanto estava escondida, Lady Letal foi descoberta e capturada pela nova Arma X. Enquanto estava em seu cativeiro, ela foi experimentada.

PODERES E HABILIDADES

Poderes

  • Corpo androide: (do pescoço para baixo ela é completamente andróide) – força, velocidade, agilidade, resistência ampliados.
  • Unhas de adamantium: de 30 centímetros que pode dobrar de tamanho.
  • Sistema de auto-reparo e reconfiguração.
  • Conectar-se a sistemas computadorizados externos (p/ roubar informações arquivadas)

Habilidades

  • Artes Marciais, especialista em Kenjutsu entre outras artes samurais.
  • Espadachim
  • Línguas japonês, inglês
  • Capaz de dirigir diversos transportes aéreos e aquáticos.

Fraquezas

Nível de Força

Personalidade

  • Forte senso de honra, arrogância;

Aparência

  • Corpo humano: Ideograma grafado em seu rosto, traços orientais.
  • Corpo ciborgue: grandes unhas de adamantium

NOTAS

  • Criadores: Apesar de, oficialmente, seus criadores serem Dennis O’Neil e Larry Hama, eles só escreveram sobre a oriental Yuriko Oyama, quem a transformou em samurai e deu o nome de Lady Letal foi Bill Mantlo e quem a desenhou foi Sal Buscema. Mas ela só se transformou na personagem que conhecemos nas mãos de Chris Claremont com o visual mecanico criado pelo desenhista Barry Windsor-Smith

LINKS

  • Galeria de Lady Letal (Yuriko Oyama) (Terra-616)
  • Batalhas de Lady Letal (Yuriko Oyama) (Terra-616)
  • 9 Imagens de Lady Letal (Yuriko Oyama) (Terra-616)
  • Aparições em Revistas Estrangeiras de Lady Letal (Yuriko Oyama) (Terra-616)
  • Aparições em Revistas Nacionais de Lady Letal (Yuriko Oyama) (Terra-616)

REFERÊNCIAS

Notas de Rodapé

Advertisement