Wiki X-Men Comics
Advertisement
Homem de Gelo (Robert Drake) (Terra-TRN240) Batalhas Galeria Armas Frases
Homem de Gelo
Iceman (Past) 011.jpg
Galeria

Nome Real

Robert Louis Drake

Codinome(s)

Homem de Gelo

Primeira Aparição

Novíssimos X-Men Vol 1 1 (janeiro, 2013)
X-Men 1 - Panini Série 2 (Primeira Aparição no Brasil)

Apelidos

Bobby Drake

Familiares

Nome Original

Iceman (Past)

Criadores

  • Brian Michael Bendis,
  • Stuart Immonen

Características

Espécie

mutante

Olhos

castanhos

Cabelos

castanhos

Gênero

masculino

Altura

Peso

Status

Identidade

secreta

Cidadania

americano

Status Atual

solteiro; ativo

Ocupação

estudante, aventureiro

Educação

Origem

Universo

Terra-TRN240

Local de Nascimento

Fort Washington, Long Island, Nova Iorque

HISTÓRIA

Origem

Bobby foi convidado pelo Professor Xavier para se tornar membro de sua equipe de mutantes: os X-Men.

Junto com seus colegas de equipe Ciclope, Fera, Anjo e Garota Marvel, lutou contra os vilões Magneto, Vanisher e Blob.

Viagem Ao Presente

Sua historia se bifurca da cronologia principal quando o Fera do futuro resolve interferir no passado, já que em sua época, o Ciclope assassina o Professor X, declara guerra aos Vingadores e está preste a criar um genocídio mutante. Com isso, Fera pede para que os mutantes viagem com ele para o futuro, afim de tentar impedir que o Ciclope cometa mais atrocidades, fazendo o lembrar de sua essência e se arrepender de suas ações.

Os X-Men discordaram no início, pois isso ia contra tudo o que as leis de viagem temporal pregavam mas depois resolveram ir.

Instituto Jean Grey

No futuro eles chegaram em um Instituto Xavier rebatizado de Instituto Jean Grey, em homenagem a Jean que está morta. O Bobby do presente e o do passado se assustam quando se veem pela primeira vez.

A grande maioria dos X-Men do presente desaprovou a decisão do Fera, mas eles fogem no Pássaro Negro em busca da versão adulta de Ciclope. Ao encontrarem veem o novo Scott aliado a Magneto.

Os X-Men estavam prontos para voltar para seu tempo, mas Jean decide que eles devem ficar. A princípio, Bobby acha que é melhor que eles voltem, mas quando fazem uma votação, ele decide resolver os problemas que encontraram antes de voltarem para seu tempo.

Os X-Men do presente são contra a permanência, mas Kitty Pryde se responsabiliza pelos cinco originais que começaram a ser treinados por ela. Kitty tem dificuldade de lidar com Bobby, o mais infantil de todos, apesar de namorar a sua versão adulta.

Kitty Pryde começa os treinamentos com os jovens alunos mas Bobby se recusa a obedecer. Kitty mostra para Bobby que ele não está totalmente preparado e precisa de treinamento. Lince Negra leva os alunos para uma simulação na Sala de Perigo e eles enfrentam as sentinelas, que eles ainda não conheciam, e fracassam.

Quando Mística aliada a Dentes de Sabre e Lady Mental cometem uma série de crimes se passando pelos X-Men originais, Wolverine junto com Lince Negra e os X-Men originais (agora sem o Anjo, que preferiu ficar na equipe de Ciclope) começam uma investigação. Eles são interceptados pelos Vingadores e Bobby fica confuso por saber que a Feiticeira Escarlate, que no seu tempo era vilã, agora é uma vingadora. Os X-Men ignoram as ordens do Capitão América para voltar ao instituto e vão até Seattle, em busca de pistas sobre Mística mas são atacados.

Bobby salva a todos criando uma barreira de gelo, dando tempo para que a equipe voltasse ao Pássaro Negro. Quando os mutantes encontram Mística e sua equipe, descobrem que eles estão interessados na ilha Madripoor e enfrentam a equipe de Mística e a organização terrorista internacional liderada por Madame Hidra.

Bobby descobre que sua versão adulta está tendo um caso com sua professora Kitty Pryde e fica perturbado. Ele convida Ciclope para saírem e os dois fogem no jipe de Wolverine. Scott e Bobby vão a um evento e conhecem algumas garotas. Bobby logo revela que ambos são mutantes viajantes do tempo e despertam o interesse das meninas. Quando um carro é perseguido por viaturas da polícia, Ciclope e Homem de Gelo entram em ação. Eles conseguem deter o carro com o bandido e voltam para a casa com o telefone das garotas.

Batalha do Átomo

o jovem Ciclope quase morre, ameaçando a existência de sua versão futura, os X-Men entendem que é muito perigoso que os jovens permaneçam nessa época. Enquanto o grupo debatia sobre o assunto, uma equipe aparece no Instituto Jean Grey afirmando se tratar de uma versão do futuro dos X-Men. Eles afirmam que os cinco originais precisam retornar ao seu tempo para evitar que ocorram sérias catástrofes no futuro. Entre essa equipe de mutantes está uma versão do Homem de Gelo dessa época (que mais tarde ele descobre ser apenas uma manifestação do poder de sua contraparte futurista).

Hank e Bobby vão junto com Magia para o futuro investigar a verdade sobre os X-Men do futuro e descobrem que o futuro é bem mais agradável do que os supostos X-Men daquele tempo disseram, descobrem também que aquela não é a verdadeira equipe dos X-Men e sim a Irmandade de Mutantes do futuro. Conhecem os X-Men verdadeiros e entre eles está o Homem de Gelo do futuro. Sua aparência não agrada em nada ao jovem Bobby. Os 3 retornam com os heróis do futuro para impedir a Irmandade de cumprirem seu plano.

E assim começa uma confusa batalha que envolve os X-Men originais, os verdadeiros X-Men do futuro, os X-Men de Ciclope e os X-Men do Instituto, todos contra a Irmandade do Futuro.

Um membro da irmandade chamado Raze sequestra Bobby e Hank. A Irmandade tenta enviar os X-Men originais para o passado, mas é descoberto que eles não podem mais voltar ao seu tempo, pois eles já tinham causado alterações demais na realidade. Agora estando definitivamente presos a essa realidade.

A Irmandade está prestes a ser derrotada quando a S.H.I.E.L.D. surge e ataca a todos com sentinelas. Em seguida, o quinteto original enfrentam a líder da Irmandade Xorn (Jean Grey).

Os X-Men do futuro retornam para sua era com muitas baixas. Bobby e os outros originais permanecem presos no presente.

Nova Escola Xavier

Kitty Pryde decide abandonar o Instituto Jean Grey e os X-Men originais resolvem ir junto com a sua tutora. Eles se aliam à equipe de Ciclope na Nova Escola Xavier, no Canadá.

A pedido de Kitty, Magia conjura novos uniformes para os cinco.

Homem de Gelo, Kitty e os X-Men originais salvam a mutante X-23 que estava sendo torturada pelos Purificadores. A partir daí, X-23 acaba se juntando a equipe.

Bobby está fazendo anjos na neve quando subitamente são atacados pelos Shi'ar, Jean Grey foi sequestrada por esses alienígenas para ser julgada por crimes que ainda nem cometeu. Os X-Men originais, Guardiões da Galáxia e os Piratas Siderais ajudam a enfrentar a Guarda Imperial Shi'ar.

Com a ascensão da histeria anti-mutante após a morte do Ciclope adulto e o início da crise da varíola M, os X-Men deslocados pelo tempo decidiram se separar e ficar parados por um tempo. Bobby mudou-se para Austin, Texas, uma cidade tão amigável de mutantes que Bobby se tornou uma atração, construindo estátuas de gelo em público. Meses depois, os X-Men deslocados no tempo se reuniram (com exceção de Jean) e eles se juntaram a Gênesis, Oya e a nova Wolverine em uma viagem por todo o país ajudando as pessoas sempre que necessário. A essa altura, Bobby havia chegado ao resto de seus companheiros de equipe.

Gênesis e Oya mais tarde se ofereceram para atuar como ajudantes para ajudar Bobby a conseguir um encontro e o levaram para uma boate em Miami, na Flórida. Depois de uma tentativa desastrosa de flertar, Bobby encontrou um garoto chamado Romeo quando saiu da boate. Romeo acabou por ser um Inumano no meio de uma missão para a Missão Diplomática Real Inumana. Bobby e Romeo se deram bem e começaram a namorar algum tempo depois.

Quando diferentes facções de mutantes decidiram assaltar Nova Attilan para derrubar grandes jogadores Inumanos, a fim de destruir uma Nuvem Terrígena que estava vagando pela atmosfera e estava perto de fazer a Terra inabitável para os mutantes, porque as Brumas Terrígenas foram a causa da letal Varíola-M, Homem de Gelo decidiu juntar-se ao ataque apenas para encontrar um meio de localizar Romeo. Uma vez que os X-Men penetraram as defesas de Nova Attilan, Homem de Gelo escapou e foi em busca de Romeo. Quando Bobby o encontrou, eles compartilharam seu primeiro beijo e escaparam juntos do conflito.

Depois de descobrir uma maneira de viajar no tempo, Fera reuniu seus amigos deslocados no tempo para lhes mostrar uma infeliz descoberta lateral. Ele só tinha conseguido viajar para o passado dentro da linha do tempo que eles estavam habitando atualmente e não os seus próprios, o que os levou a encontrar jovens X-Men dessa linha do tempo no passado que eles inicialmente acreditavam que estariam disponíveis para eles voltarem. Agora, certos de sua incapacidade de voltar ao seu tempo, os jovens X-Men esperavam ansiosamente pelo novo futuro que poderiam construir, que não estava mais ligado ao de seus eus presentes.

PODERES E HABILIDADES

Poderes

  • Capacidade de se transformar em gelo orgânico, diminuindo sua temperatura corporal interna e externa, projetando intensa frieza de seu corpo,
  • Habilidade mutante para controlar a umidade, como para congelar toda a umidade do ar em gelo
  • Inversão molecular da umidade: A capacidade de congelar as moléculas de água, transformando-as em gelo sólido,
  • Visão térmica: Identifica a assinatura de calor corporal dos outros;

Habilidades

  • Patinador de gelo hábil.

Fraquezas

Como a de qualquer atleta treinado, a habilidade do Bobby em realizar está diretamente relacionada à sua saúde física diária e estado mental atual. Em condições normais, ele geralmente pode formar gelo continuamente por um período de cerca de 5 horas antes de se tornar mentalmente exausto. Ele parece carecer da criatividade e imaginação para usar seus poderes em todo o seu potencial, embora o medo de perder o controle sobre eles possa ser um fator em sua relutância.

Nível de Força

Enquanto na forma humana, o Homem de Gelo possui a força humana normal de um homem de sua idade, altura e constituição que se envolve em exercícios regulares moderados. Enquanto em sua forma de gelo, ele é capaz de aumentar sua força. Ele é um bom combatente.

Personalidade

  • Piadista e tagarela, principalmente quando está ansioso.
  • Sua infantilidade dificulta exercer todo o potencial de seus poderes.

Aparência

Cabelos castanho claro, porte físico de um adolescente normal.

NOTAS

  • Bobby foi divulgado como gay por Jean. Mais tarde, ele e Jean confrontaram seu futuro homólogo, que admitiu ser gay.
  • Repaginado:49 anos depois, o escritor Brian Michael Bendis reconta um trecho do início das revistas dos X-Men. Cronologicamente, o Fera foi ao passado no inicio da edição de Uncanny X-Men #8 (1964), compare abaixo a historia original com a versão de All-New X-Men.
  • ERRO- Vs. Unus: Em All New X-Men #7, Homem de Gelo diz que já lutou contra Unus, o Intocável, mas cronologicamente eles foram para o futuro no início de Uncanny X-Men #8,

enquanto eles lutaram contra Unus mais para o final da mesma edição, ou seja, eles foram para o futuro antes de lutarem contra Unus.

  • ERRO – It’s Tricky: Em All New X-Men #22, o Homem de Gelo está cantando a musica It’s Tricky do RunDMC. Apesar do momento ser bem divertido, ele não deveria conhecer essa música de 1986.
  • Homossexualidade do Homem de Gelo?: O Homem de Gelo pode ter se tornado gay nos quadrinhos. Embora quem tenha se assumido seja o Bobby Drake do passado, ele na prática é o mesmo Homem de Gelo que habita o universo 616 nos últimos cinquenta anos.

O Bobby adolescente veio para o nosso presente e com isso viveu experiencias diferentes que, somado à um empurrão da amiga invasiva Jean Grey, acabou assumindo a sua sexualidade.

Então será que o Bobby adulto nunca admitiu pra si mesmo essa sua orientação sexual e a reprimu esse tempo todo? Pelo menos é isso que o Bobby do passado acredita, que o Bobby do presente não soube lidar com o fato de ser mutante e gay em uma sociedade que tem problemas com os dois.

Mas será que nessas 5 décadas de Homem de Gelo ele já deu alguma pinta ou criaram esta característica sem nenhum precedente?

    • Bobby e Nuvem, uma heroína trans: A primeira vez que escrevem Bobby envolvido em questões de gênero foi quando ele flertou com uma nova integrante dos Novos Defensores chamada Nuvem. Mas Nuvem, por sua vez, estava sofrendo por se sentir atraída por uma outra mulher, a Serpente da Lua.

No fim, Nuvem passa a utilizar seus poderes para se transformar em homem e finalmente ter Serpente da Lua (que viria depois se assumir lésbica) em seus braços.

Homem de Gelo não soube lidar com a situação. E se mostrou irritado com Nuvem. Até que assumiu que gosta muito dela, mas que fica incomodado dela ser parte homem. Nuvem responde que também gosta dele mas apenas como amigo.

    • Bobby e Estrela Polar: Bobby se assusta ao descobrir que Estrela Polar é gay, e Anne Ghazikhanian chega a acusá-lo de homofóbico por sua reação. E quando Estrela chega a se interessar por Drake, Anne diz que o Homem de Gelo poderia sim ser gay e que “apenas ainda não sabe disso”.
    • Seus namoros levantaram suspeitas da comunidade gay: Segundo o site The Nerdist, a comunidade gay que lê os quadrinhos já sabia há muito tempo. Segundo ela, seus relacionamentos com personagens femininos parecem tentativas desajeitadas que vários homens gays cometem quando estão em negação profunda. E que todas as namoradas perdem o interesse com o tempo.
    • Tendencia em se auto-enganar: A ideia de que o inconsciente Bobby pode convencer-se de uma grande mentira é canônico – afinal, após o Dia M, quando 98% dos mutantes perderam seus poderes, Bobby era um deles. Até Emma Frost remexer em sua cabeça e revelar que ele ainda tinha suas habilidades, ele tinha apenas inconscientemente reprimido-as por conta própria, talvez em um esforço para ser “normal”.

E isso reforça quando levamos em consideração a sua criação, com um pai reacionário e preconceituoso.

    • Piadinhas e comentários sexistas: O jovem homem de gelo adora comentar sobre as mulheres, o que pode ser interpretado como um desejo de se auto-afirmar como hétero. Mas, contraditoriamente, também se sente a vontade de fazer piadas deste tipo:
    • Conclusão: Por mais que Brian Michael Bendis e a comunidade gay digam que havia bastantes evidencias que comprovam seu desejo reprimido, não há nada que realmente comprove. Mas, investigando seu passado de forma tendenciosa podemos encontrar alguns indícios que sustentam a mudança deste retcon.

LINKS

REFERÊNCIAS

Notas de Rodapé

Advertisement