Gigante
Ultron (Earth-616) and Henry Pym (Earth-616) from Captain America Sam Wilson Vol 1 23 001.jpg
Galeria

Nome Real

Henry Jonathan "Hank" Pym

Codinome(s)

  • Gigante
  • Homem-Formiga
  • Jaqueta Amarela
  • Vespa

Primeira Aparição

Tales to Astonish Vol 1 27 (janeiro, 1962) (como Hank Pym) Tales to Astonish Vol 1 35 (setembro, 1962) (como Homem-Formiga) Tales to Astonish #49 (novembro, 1963) (como Gigante) Vingadores Vol 1 28 (maio, 1966) (como Goliath)

  • Vingadores Vol 1 59

(dezembro, 1968) (como Jaqueta Amerala)

  • Invasão Secreta: Requinte Vol 11

(fevereiro, 2009) (Como Vespa)

Apelidos

Doutor Hank Pym

Relacionados

Nome Original

Giant-Man

Criadores

HISTÓRIA

Ele foi o inventor das "partículas Pym", um produto que altera o tamanho dos seres vivos, pretendendo beneficiar a Humanidade. Mas, ao ser ridicularizado pela comunidade científica, começou a usar nele mesmo, logo após a morte da sua primeira esposa, a húngara Maria Trovaya, quando escapava da polícia secreta da Hungria. Depois conheceu a srta. Janet van Dyne (que mais tarde se tornaria a Vespa e sua segunda mulher). Como Homem-Formiga, ele enfrentaria vários vilões tais como Attuma, Cabeça de Ovo e Camarada X. Já foi capaz de penetrar e curar o corpo do Visão, em aventuras com os Vingadores. As constantes mudanças de Pym revelaram que sofria de problemas mentais, dentre eles um complexo de inferioridade em relação a sua esposa Janet, e esses disturbios causaram problemas para os Vingadores, sendo talvez o mais grave a criação do robô Ultron, que quase destruiu a Costa Oeste e quis acabar por diversas vezes com o mundo, mas foi impedido pelos Vingadores. Pym acabou por deixar o uniforme de Homem-Formiga para Scott Lang, que assim se tornou o segundo a adotar esse nome. Deve ser o maior "encolhedor" da Marvel, superando o Gênio, da extinta Tropa Gama e o mutante Miúdo.

Guerra Civil

Na Guerra Civil, Pym foi um dos primeiros a se alistar no governo. É um dos maiores idealistas, ao lado do Homem de Ferro e do Senhor Fantástico. Ele, em uma das primeiras batalhas, encarou o Dr. Bill Foster, antes dele ser morto pelas mãos do clone do Thor. Após o término da Guerra Civil, Pym se tornou o Diretor da Iniciativa dos 50 Estados, comandando ao lado do Máquina de Combate o Campo Hammond em Stanford para treinar e preparar para o Governo Americano todos aqueles que possuíam super-poderes. Foi revelado ao final da Invasão Secreta, que Pym era na verdade uma alienígena Skrull disfarçado. E que o projeto Iniciativa não passava de um plano dos Skrulls para plantarem um agente super-skrull em cada equipe norte-americana, sendo que o verdadeiro Pym havia sido capturado logo após a queda dos Vingadores e substituído, até a batalha final da Invasão Secreta.

Reinado Sombrio

Após a morte de Janet van Dyne (uma das conseqüências da Invasão Skrull), Hank deixou de lado suas identidades heróicas anteriores e passou a combater o mal com o codinome O Vespa, adaptando seus poderes em homenagem à sua mulher.

PODERES E HABILIDADES

Poderes

Habilidades

Nível de Força

Fraquezas

APARÊNCIA E PERSONALIDADE

Aparência

Personalidade

LINKS