FANDOM

Wiki X-Men Comics
Wiki X-Men Comics Logo
Guia de Edições
Uso de Predefinições
Guia de Imagens
Uso de Categorias
Criar Uma Conta
Uso de Nomes de Páginas

GUIA BÁSICO PARA EDIÇÕES NA WIKI:

INFORMAÇÕES DE EDIÇÃOEditar

  • Edições Produtivas: Buscando sempre trazer boas informações e edições que ajudem a melhorar continuamente nossa comunidade dos mutantes. Foco na boa ortografia e gramática, sem fugir ao estilo descritivo de personagens, objetos ou acontecimentos. Com novas edições, ganhará boa popularidade e uma boa reputação entre os usuários.
  • Novas Edições/Conteúdo Novo: Importante trazer novas informações assim que começar a editar a wiki, prezando por informações ainda inexistentes no site. Isso é ótimo para a comunidade e enriquece o universo de informações da wiki. Informações falsas ou criadas por fãs são proibidas.
  • Busque Trazer Referências: Para adicionar novos conteúdos traga referências, para assim mostrar ser confiável a fonte de informações.
  • Erros Básicos: Busque sempre consertar erros que você observar, encontrar informações não verdadeiras ou erros ortográficos por exemplo é uma ótima forma de nos ajudar.

Opções de Edição & PreferênciasEditar

As aulas de edição das políticas dessa wiki e a forma mais prática de editar não é a maneira original que vocês recebem ao se cadastrarem, para isso, necessita-se de modificar nas preferências essa a melhor versão.

Especial:Preferências uma função básica sempre usada por editores da wiki. Ela o permite modificar a assinatura, modificar a língua padrão, mudar o fuso-horário, alterar a senha, optar a forma que quer distribuir as páginas que você seguirá, escolher quando quer que a Wikia te envie e-mails, escolher a fonte (letra) que você quer visualizar nas páginas... mas entre tantas funções, você também pode optar por remover o editor visual.

  • Selecione a aba "Opções de edição".

Na seção de "Experiência de edição" tem muitas ferramentas úteis, mas vamos à primeira e principal.

  • Clique em Wikia's new VisualEditor.

Você verá uma aba se abrindo, caso clique. Selecione a opção de baixo, "Wikia's classic rich-text editor (where available)". Se você quiser, pode selecionar algumas opções. É recomendado o "Avisar-me se eu deixar um sumário em branco", que facilita em muito para os administradores patrulharem as edições. Só não pode esquecer de preencher o sumário com o resumo da sua edição e ficar colocando letras aleatórias!

  • Vá ao fim da página.

Agora, você só precisa ir até o fim das Opções de edição e clicar em "Salvar". Em cima de "Salvar", também tem algumas opções, caso você queira ativá-las. Pronto! Seu editor está em sua melhor versão.

ObservaçõesEditar

  • Desfazer acontece a todos, por isso não fique chateado quando isso acontecer com você. Se você fizer uma edição e que alguém a desfaz, o usuário que fez isso costuma dizer o porquê no sumário. Se você realmente acha que a sua edição deve permanecer, adicione-a novamente e não se esqueça de dizer porquê no sumário também.
  • Ocasionalmente, a administração poderá deixar uma mensagem no seu mural dizendo por que algo que você fez não era permitido. Se foi um erro honesto, explique isso para o administrador que lhe deu o aviso. Se tivermos de dizer-lhe várias vezes que você quebrou as regras, então isso normalmente significa que você está fazendo isso deliberadamente. Depois de dois ou três avisos, um administrador pode bloquear a sua conta. Usuários podem ser bloqueados por uma hora/alguns dias para problemas menores, ou semanas, meses, um ano ou permanente, se o problema é grave o suficiente. Se você é capaz de fornecer uma explicação razoável para o que você fez, o usuário pode ser reduzido ou removido.

Ortografia Editar

É obrigatório para que os seu novo conteúdo na wikia seja aprovado, ter uma ortografia de acordo com a norma culta da língua. Apesar de ser desnecessário criar um texto com detalhes exagerados ou palavras formais — visto que a wikia apenas necessita de criar textos com boa capacidade de informação, não em um jornal feito por profissionais, artigos científicos e etc. Foque-se nos principais erros, no editor fonte, os erros ortográficos são grifados por uma linha vermelha, o que pode o auxiliar em identificá-los, dentre os erros mais comuns, estão os de acentuação (como por exemplo, ao invés de escrever tambem, se escreve também) e o uso incorreto de hífen, (como por exemplo, ao invés de super-força se escreve super força).

Existem também regras de pontuação. Não é aconselhável usar exclamações ou interrogações nos artigos, tampouco o sinal de três pontos, apenas é necessário o uso da vírgula, ponto final e variados. Também não junte uma vírgula à palavra na frente dela.

Caso esteja incerto que seu texto esteja na norma culta da língua, consulte um administrador para corrigi-lo e tirar suas dúvidas.

Seções Editar

As seções são os títulos em letras destacadas que aparecem no índice da página e ao longo dela, para indicar tópicos e organizar o conteúdo. Por exemplo, as seções mais utilizadas são a de Curiosidades, Aparência, Personalidade, História, Habilidades e etc. Para utilizá-las, se demanda uma organização simples de códigos no editor fonte, que pode ser conseguido selecionando as suas preferênciss em opções sobre edição e wikia's classic rich-text editor. As seções são feitas pela seguinte fórmula; == NOME DA SEÇÃO ==, porém existem variações de seções para serem usadas uma dentro da outra, para isso, basta usar === NOME DA SUBSEÇÃO === e assim em diante. Deve-se lembrar que não se pode usar uma subseção quando não há uma seção antes dela, ou seja, deve ser usada de forma coerente.

Códigos Comuns Editar

Os códigos mais comuns são bastante importantes para desenvolver o visual de uma página, eles geralmente seguem a fórmula de < para abrir, e > para fechar, e no meio deles, o nome do código, junto com uma / para indicar esse fechamento. Siga o exemplo abaixo em que x é um código hipotético;

<x>Texto que você deseja por sob o código</x>

Esses códigos necessitam estar no editor fonte, para isso, no menu de editar, clique em 'editor clássico'. Os códigos para modificar a letra mais comuns são;

  • <sup>, que deixam a letra dentro dele superior ao restante.
    • Ex.: Wolverine Logan
    • Wolverine <sup>Logan</sup>
  • <big>, que deixam a letra maior.
    • Ex.: Letra Grande
    • Letra <big>Grande</big>
  • <small>, que deixam a letra menor.
    • Ex.: Letra Pequena
    • Letra <small>Pequena</small>
  • <u>, que deixam a letra sublinhada.
    • Ex.: Letra Sublinhada
    • Letra <u>Sublinhada</u>

Também existem códigos ainda mais simples de se fazer;

  • Link Interno: Para adicionar um link de uma página da Wiki, que é uma palavra que redirecione para outra página, escreva [[ ]] e coloque um nome de artigo no meio, e para por o link para o artigo mas deseja que o link apareça em outro nome, ponha | depois do nome do artigo e depois desse |, coloque o nome desejado, fechando com ]] logo em seguida.
  • Link Externo: Para adicionar um link de uma página que não é da Wiki, escreva [ ] e coloque o link para o site no meio, e o nome desejado junto ao último ] colocando um espaço entre o link e a palavra desejada.
  • Negrito: Para deixar um texto em negrito, que é deixá-la com um aspecto mais grosso e escuro, escreva ''' ''' e coloque o texto desejada no meio.
    • Ex.: '''Scott Summers''' resulta em Girafa sensacional.
  • Itálico: Para colocar um texto em itálico, que é deixá-la com um aspecto mais deitado e apressado, escreva '' '' e coloque o texto meio.
    • Ex.: ''Jean Grey'' resulta em Jean Grey.

E existem as referências;

  • Para colocar uma Referência, que servem para colocar a fonte da informação que seu texto se baseia, escreva <ref> </ref> e coloque a referência no meio. E no final da página, criando a seção de referências, digite <references/>

Para criar lista de curiosidades, rankings e etc, se utiliza muito do recurso de criar espaços e um quadrado preto como uma lista organizada, como os da página acima, para isso, somente é necessário no modo fonte;

* ITEM DE UM TEXTO QUE PRECISA. 
** SUBTEXTO SE PRECISA. 
*** OUTRO SUBTEXTO SE PRECISA.
* OUTRO ITEM DE UM TEXTO QUE PRECISA.