Wiki X-Men Comics
Advertisement
Gorgon (Tomi Shishido) (Terra-616) Batalhas Galeria Armas Frases
Gorgon
Tomi Shishido (Earth-616) from New Avengers Vol 2 18 001.jpg
Galeria

Nome Real

Tomi Shishido

Codinome(s)

Poderoso Gorgon, O Lança no Oriente, [1] Wolverine, [2] Lord Vermelho, [3] Hydra Supremo [4]

Primeira Aparição

Wolverine Vol 3 20 (dezembro, 2004) (como Gorgon)
Novos Vingadores Vol 2 18 (janeiro, 2012) (como Wolverine)

Apelidos

Familiares

Pais sem nome (falecidos); [4]
Irmãos e irmãs sem nome (falecidos) [4]

Nome Original

Gorgon, Wolverine

Criadores

  • Mark Millar,
  • John Romita, Jr.

Características

Espécie

mutante

Olhos

Verde (brilhando sem íris ou pupilas visíveis)

Cabelos

preto

Gênero

masculino

Altura

1.93 m (6' 4")

Peso

97.52 kg (215 lbs)

Status

Identidade

secreta

Cidadania

japonesa, krakoana

Status Atual

solteiro

Ocupação

Mestre Samurai Guerreiro, Lorde do Crime, Terrorista, Alto Sacerdote da Mão

Educação

Origem

Universo

Terra-616

Local de Nascimento

Akamatu, Japão

HISTÓRIA

Primeiros Anos

Quando ele tinha duas semanas de idade, Tomi Shishido disse sua primeira frase. Aos três meses, já andava. Na época de seu primeiro aniversário, Tomi sabia ler e escrever. Aos quatro anos, ele foi classificado entre os cinco melhores artistas do Japão moderno. Quando tinha seis anos, Tomi tentou se matar pela segunda vez e compôs sua primeira ópera. Quando ele tinha treze anos, Tomi descobriu que ele era um mutante. Ele desenvolveu telepatia de baixo nível, não sendo capaz de controlar mentes, mas ganhando a habilidade de lê-las a curta distância. Seus olhos também ganharam o poder de projetar energia que transforma em pedra qualquer pessoa com quem ele tenha contato visual. A mídia japonesa o apelidou de Górgon. Tomi logo aprendeu a lutar e operar na vida diária com os olhos vendados, em parte graças às suas habilidades telepáticas. Nessa idade, ele também desenvolveu uma fórmula matemática que provava, sem dúvida, a existência de Deus. Este último evento pareceu afetar profundamente Tomi, que passou a acreditar que se Deus existisse, o homem não poderia ser nada mais do que seu escravo. Shishido logo desenvolveu um grande ódio ao único conceito de que existe um Deus.

A Mão

Gorgon formou um culto à morte mutante chamado Ascenção da Luz Branca e sujeitou o Japão a muitos ataques terroristas durante os quatro anos seguintes. Quando ele tinha 18 anos, ele matou sua família e o único amigo verdadeiro para chamar a atenção do antigo clã ninja conhecido como a Mão e mostrar a eles que ele não tinha medo. Primeiro ele o petrificou e manteve em seu apartamento em Kobe. Logo depois de matá-los, ele foi visitado pelo lendário agente Hydra conhecido como Kraken. Ele forneceu ao jovem Gorgon a Matadora de Deuses. Gorgon perguntou por que ele recebeu uma coisa tão valiosa e o Kraken respondeu: "Quem sou eu para negar a um homem seu destino?" e saiu. A Matadora de de Deuses foi uma das duas lâminas forjadas a favor de Zeus e Amatsu-Mikaboshi quando seus respectivos panteões de deites, os olímpicos e os Amatsu-Kami, foram para a guerra. Este presente deu ao Gorgon o poder de matar o que ele odiava mais do que qualquer outra coisa, Deuses.

Aspirando por coisas mais sombrias e melhores do que o amanhecer, Gorgon encontrou o santuário da Mão na zona rural do Japão e matou todos os seus guardas enquanto vendava os olhos para demonstrar suas habilidades. Gorgon entrou e jurou lealdade ao Jōnin da Mão. Quando o mestre questionou sua dedicação, Gorgon se empalou com sua própria espada, dizendo ao mestre para ressuscitá-lo em seu último suspiro. Impressionado, eles o trouxeram de volta da morte e ele trabalhou como um de seus melhores guerreiros. Em um ano, ele se tornou o sumo sacerdote e comandou o clã ninja.

Wolverine

Homens sequestram o filho de Ichiro Yashida, o primo do noivo morto de Wolverine. Os sequestradores pediram um resgate de 1 milhão de dólares e quando todas as autoridades o abandonaram, Ichiro chamou Wolverine. Logan viajou para o Japão e se encontrou com os captores apenas para descobrir que era uma armadilha preparada para ele. Ele luta contra os guerreiros da Mão mortos-vivos até que apenas ele e o sequestrador permaneçam. Antes de conseguir a localização do menino, Wolverine é empalado no peito por Gorgon. Gorgon disse a Wolverine que "eles" deram de alimento o filho de Ichiro para "seus" porcos.

Ele foi o responsável pela captura e lavagem cerebral de Wolverine. Embora Wolverine tenha sido finalmente libertado de seu controle, Wolverine conseguiu se infiltrar e roubar projetos tecnológicos de Reed Richards que foram muito úteis para Hydra.

É revelado que Gorgon se conectou a Hydra e formou um relacionamento com Elsbeth von Strucker, a esposa do líder da Hydra, Baron Strucker. Wolverine lutou contra o Demolidor enquanto Elektra foi forçada a lutar contra Gorgon. Ambas as batalhas duraram um tempo, mas quando Wolverine está gravemente ferido, a lavagem cerebral desaparece temporariamente e ele diz a Matt que nunca foi realmente o alvo. Matar e fazer lavagem cerebral em Elektra era o objetivo real. Gorgon teve sucesso e Elektra é levada ao posto cerimonial para o ritual de lavagem cerebral. Gorgon então enviou Wolverine contra a Escola de Jovens Superdotados de Xavier para lutar contra seus amigos.

Wolverine, sob a lavagem cerebral, cometeu uma série de ataques terroristas que resultaram na morte de vários heróis fantasiados e centenas de agentes da S.H.I.E.L.D. . Depois disso, ele se tornou o Líder da Mão e da Hydra.

Morte

Eventualmente, Gorgon tentou assassinar Nick Fury após a S.H.I.E.L.D. lançar um ataque que destruiu seu esconderijo e matou Elsbeth von Strucker no processo. Ele foi interceptado por Wolverine antes que pudesse completar o objetivo. Os dois travaram uma batalha brutal, infligindo ferimentos devastadores um ao outro. Gorgon conseguiu obter vantagem e tentou usar sua habilidade mutante para transformar Wolverine em pedra. Wolverine extraiu suas garras no último momento, permitindo que Gorgon visse seu próprio reflexo nas garras. Como resultado, o poder de Gorgon foi refletido de volta sobre ele. Depois que Gorgon foi transformado em pedra, Wolverine quebrou seu corpo.

Retorno

Anos mais tarde, depois que Nick Fury descobriu que a Hydra aparentemente controlava a S.H.I.E.L.D. desde o início, o Barão Strucker decidiu criar um Alto Conselho para governar a Hydra e guiá-la na guerra que se aproximava com Fury. Ele reuniu o agente Hidra de longa data, a Víbora, Valentina Allegra de Fontaine como a nova Madame Hydra, o experimento biológico conhecido como Colmeia e Kraken, o homem que deu a Matadora de Deuses para o Gorgon, secretamente morto e substituído por Jake Fury. Desejando um último membro para seu Conselho, Strucker fez a Hydra roubar os fragmentos de Gorgon de uma instalação da S.H.I.E.L.D.. Ele e seus tenentes então atacaram o segundo Amanhecer do Crepúsculo, o templo da ressurreição da Mão, e forçaram o sumo sacerdote a usar os fragmentos de pedra restantes para ressuscitar Gorgon. Este ato consumiu a vida de todos os membros da Mão presentes. O ritual foi bem sucedido e Gorgon se juntou ao novo Conselho governante. Após sua ressurreição, Gorgon encontrou os Guerreiros Secretos de Fury quando a Hydra assumiu o controle de uma ex-instalação da S.H.I.E.L.D. de contenção.. Gorgon usou sua espada para cortar os antebraços de Yo Yo Rodriguez. Fobos, filho de Ares e o deus do medo, tentou usar seus poderes em Gorgon, mas recebeu ordem de recuar. Gorgon fez uma promessa a si mesmo de que um dia mataria um deus.

Gorgon estava presente, com o resto do conselho governante de Hydra, quando os guerreiros secretos invadiram uma das bases do MARTELO. Stonewall mais tarde confrontou Gorgon por causa do que ele fez com Yo-Yo. Gorgon cortou o torso de Stonewall, mas o último eventualmente o dominou, crescendo e usando sua força adicional. Kraken, supondo que deve haver um traidor entre eles, ordenou uma retirada das forças da Hydra, para grande decepção de Gorgon.

Gorgon lutou contra agentes de Leviathan quando eles atacaram Nemesis. Ele derrotou facilmente os atacantes com o uso de sua espada e petrificação. Ele chegou até seu líder e o torturou para obter respostas. O líder revelou que eles tinham Viper. Gorgon correu por Nemesis, apenas para Leviathan escapar com Viper.

Na Gehenna, Gorgon pegou Madame Hydra se preparando para procurar Viper, apesar de não ter sido limpa psiquicamente. Madame Hydra argumentou que Kraken estava perdendo seu tempo procurando por um possível traidor, enquanto Leviathan podia estar extraindo todos os seus segredos de Viper. Gorgon foi escaneado pelos PSI-Agents reaproveitados, que determinaram que ele não era um traidor. Ele então se desculpou por deixar Madame Hydra partir. No entanto, Kraken revelou que ele plantou dispositivos de rastreamento em todos os seus transportes e determinou que Madame Hydra estava na Rússia.

Em uma reunião entre Hydra e Leviathan, Orion deu uma oferta de subserviência da Hydra. Strucker recusou e ordenou que Gorgon o matasse. No entanto, Orion sobreviveu a uma facada no ombro quando Magadan o derrubou com seu martelo. A partir daquele momento, Hydra e Leviathan estavam em guerra.

Quando a equipe de Fury atacou Gehenna, Gorgon enfrentou Phobos. Depois de uma batalha intensa, a espada de Fobos quebrou a Matadora de Deuses de Gorgon. Parecia que Fobos havia vencido, mas Gorgon usou um dos pedaços quebrados de sua lâmina para matar Fobos, cumprindo assim sua promessa de um dia matar um deus.

Vingadores Sombrios

Quando a Hydra fez uma aliança com o MARTELO de Norman Osborn, Gorgon se tornou parte dos Novos Vingadores Sombrios como seu Wolverine. Junto com Madame Hydra, ele planejou matar Osborn quando ele se tornasse muito perigoso e usar os Vingadores Sombrios para causar discórdia, servindo como uma voz dos destituídos. Gorgon e os outros membros dos Vingadores Sombrios foram derrotados quando seu colega de equipe Skaar se revelou como um agente duplo e convocou as duas equipes dos Vingadores para derrotá-los.

Krakoa

Gorgon foi finalmente recebido na nova ilha mutante de Krakoa, criada por Xavier, Magneto e Moira X. Ele entrou pelo portal de teletransporte ao lado de outros mutantes vilões e rebeldes, que foram convidados a se juntar à nação a fim de curar mutantes e começar sobre como uma espécie inteira juntos. [5][6]

Gorgon aceitou a oferta de Xavier e se juntou a Krakoa, e assumiu a responsabilidade de defender o estado em tempos de conflito ou guerra como um dos Grandes Capitães de Krakoa. [7]

PODERES E HABILIDADES

Poderes

Gorgon possui uma variedade de habilidades sobre-humanas, algumas das quais foram devidas a mutação genética natural e algumas das quais foram misticamente concedidas a ele após sua ressurreição pela Mão.

  • Poderes Mutantes
    • Transmutação: A habilidade mutante primária de Gorgon é o poder de transformar qualquer pessoa que fez contato visual direto com ele em pedra, semelhante à Górgona, Medusa, da mitologia grega antiga. [8] [9] [10]
    • Telepatia: Gorgon possui uma forma moderada de telepatia, cujos limites são desconhecidos. No entanto, ele é capaz de se comunicar mentalmente com os indivíduos, como fez com Elektra. Gorgon usou sua telepatia para "ver" mentalmente tudo ao seu redor, mesmo quando estava com os olhos vendados. Ele normalmente usa sua telepatia durante situações de combate, permitindo-lhe prever o ataque e a estratégia de um oponente. [11] [9] [10]
    • Empatia: Ele tem a habilidade de sentir as emoções de outras pessoas psionicamente. [11] [9] [10]
    • Intelecto de Nível Gênio: Shishido também é um supergênio polímata, demonstrando níveis extremos de avanço e especialização em uma variedade de campos ao longo de sua vida. Ele pode processar e analisar vários fluxos de informação rapidamente, memória eidética (o que significa que ele nunca se esquece de nada e tem memória perfeita), leitura rápida e altas habilidades de dedução/raciocínio. [11] [9] [10]
  • Poderes Pós-Ressurreição
    • Força sobre-humana: Força física foi aumentada para níveis baixos sobre-humanos. Em seu auge, capaz de levantar cerca de 1 tonelada. [12] [13] [14] Foi declarado que ele possuía "Força sobre-humana Classe 2". [15]
    • Velocidade sobre-humana: Gorgon é capaz de correr e se mover a velocidades (possivelmente dentro da faixa de 111-115 mph) superiores à do melhor atleta humano. Ele demonstrou rajadas de velocidade que, pelo menos em distâncias curtas, o tornaram rápido demais para Wolverine ver, mesmo com seu sentido de visão e audição aprimorados. [12] [13] [14]
    • Vigor sobre-humano: A musculatura avançada de Gorgon produz menos toxinas de fadiga durante a atividade física do que a musculatura de um ser humano comum. Os limites completos de sua resistência não são conhecidos, mas ele pode se esforçar fisicamente por pelo menos 24 horas antes que o acúmulo de toxinas da fadiga em seu sangue comece a prejudicá-lo. [12] [13] [10]
    • Durabilidade sobre-humana A pele, os ossos e os tecidos musculares da Gorgon são aumentados a níveis que são consideravelmente mais fortes e mais duros do que os humanos e os tecidos são impenetráveis ​​a lesões de uma forma extraordinária. [16] [13] [14]
    • Fator de Cura Regenerativo: Gorgon possui um fator de cura acelerado que lhe permite regenerar rapidamente tecidos corporais danificados ou destruídos. A extensão total de seus poderes de cura são desconhecidos. Ele mostrou a capacidade de regenerar órgãos danificados/ausentes. Ele pode ser imune a todas as doenças, infecções, venenos, toxinas nervosas de qualquer tipo e completamente resistente a doenças como antraz, varíola e HIV. [12] [13] [10]
    • Agilidade sobre-humana: A habilidade, equilíbrio e coordenação corporal de Gorgon são aprimorados a níveis que estão além dos limites naturais até mesmo do melhor atleta humano. [12] [13] [14]
    • Reflexos sobre-humanos: Os reflexos de Gorgon são igualmente aprimorados e superiores aos do melhor atleta humano. Gorgon demonstrou reflexos suficientes para habilitá-lo a desviar as balas que se aproximavam com sua espada com surpreendente facilidade e casualidade. [12] [13] [17]

Habilidades

Inteligência de gênio: Gorgon é um gênio certificado, possuindo intelecto sobre-humano em várias áreas artísticas e científicas. Seu grande intelecto permite que ele aprenda e domine rapidamente várias formas de artes marciais. Ele é um combatente formidável, um mestre em várias técnicas de artes marciais e também um espadachim mestre, mesmo antes de sua ressurreição.

Fraquezas

Gorgon não está imune aos seus próprios poderes. Se ele vir seus próprios olhos em um reflexo, ele se transformará em pedra.

Nível de Força

Personalidade

Aparência

NOTAS

LINKS

REFERÊNCIAS

Notas de Rodapé

  1. Capitão América: Steve Rogers #14
  2. Novos Vingadores Vol 2 #18
  3. Guerreiros Secretos #22
  4. 4,0 4,1 4,2 Wolverine Vol 3 #26
  5. Dinastia X #5
  6. Potências de X #5
  7. Dinastia X #6
  8. Oficial totalmente novo Manual do Universo Marvel #5
  9. 9,0 9,1 9,2 9,3 Manual Oficial do Universo Marvel AZ #4
  10. 10,0 10,1 10,2 10,3 10,4 10,5 Era Heroica: X-Men #1
  11. 11,0 11,1 11,2 Novo Manual Oficial do Universo Marvel #5 Erro de citação: Etiqueta inválida <ref>; Nome "Novo Manual Oficial do Universo Marvel Vol 1 5" definido várias vezes com conteúdo diferente
  12. 12,0 12,1 12,2 12,3 12,4 12,5 Novo Manual Oficial do Universo Marvel # 5
  13. 13,0 13,1 13,2 13,3 13,4 13,5 13,6 Manual Oficial do Universo Marvel AZ # 4 Erro de citação: Etiqueta inválida <ref>; Nome "Manual Oficial do Universo Marvel AZ Vol 1 4" definido várias vezes com conteúdo diferente
  14. 14,0 14,1 14,2 14,3 Era Heroica: X-Men # 1
  15. Wolverine Vol 3 #20
  16. Novo oficial Manual do Universo Marvel # 5
  17. Idade Heroica: X-Men # 1
Advertisement