Wiki X-Men Comics
Advertisement
Franklin Richards (Terra-616) Batalhas Galeria Armas Frases
Usina
300px
Galeria

Nome Real

Franklin Benjamin Richards

Codinome(s)

Usina, Ego-Spawn, Avatar, Tattletale, Psi-Lord, Psycho-Boy

Primeira Aparição

Quarteto Fantástico Anual #6 (Novembro, 1968)

Apelidos

Familiares

Major John Richards (Bisavô Paterno);
Laura Richards (Bisavó Paterna, Presumivelmente Falecida);
Nathaniel Richards (Avô Paterno);
Evelyn Richards (Avó Paterna, Falecida);
Franklin Storm (Avô Materno, Falecido);
Mary Storm (Avó Materna, Falecida);
Ted Richards (Tio-Avô Paterno; Falecido);
Marygay Jewel Dinkins (Tia-Avó Materna);
Sue Storm (Mãe);
Reed Richards (Pai);
Johnny Storm (Tio Materno);
Tara Richards (Tia Paterna);
Tio Paterno Sem Nome;
Kristoff Vernard (Suposto Tio Paterno);
Ossos (Primo Materno, Uma Vez Removido);
Hamish Richards (Primo Paterno De Primeiro Grau,Uma Vez Removido);
Valeria Richards (Irmã);
Angus Richards (Primo Em Segundo Grau);
Ben Grimm (Padrinho)

Nome Original

Usina

Criadores

  • Stan Lee,
  • Jack Kirby

Características

Espécie

Mutante

Olhos

Azuis

Cabelos

Loiros (Tingidos De Preto)

Gênero

Masculino

Altura

1.42 m (m4' 8")

Peso

45.36 kg (100 lbs)

Status

Identidade

Pública

Cidadania

Americana, Krakoana

Status Atual

Solteiro

Ocupação

Estudante

Educação

Origem

Universo

Terra-616

Local de Nascimento

New York City, New York

HISTÓRIA

Origem

Franklin (que tem o mesmo nome que seu avô materno) nasceu como mutante devido aos genes alterados pela radiação cósmica que deram poderes aos seus pais. Ele se mostrou um mutante atípico pois, diferente dos outros mutantes que manifestam seus poderes na puberdade, manifestou seus poderes extremamente cedo. Isso chamou a atenção do Aniquilador, que usou uma máquina para liberar todo o potencial dos poderes de Franklin antes do tempo. Porém, como Franklin era muito jovem e inexperiente para conseguir controlar tanta energia, Reed Richards, com medo de que seu filho pudesse destruir toda a vida na Terra caso liberasse muita energia psiônica, e incapaz de encontrar uma solução para o problema, teve que colocá-lo em coma induzido.

Durante a batalha entre Ultron-7 e o Quarteto Fantástico a energia expelida por Ultron despertou Franklin e seus poderes. A energia liberada por Franklin foi suficiente para derrotar Ultron. Livre do excesso de energia, Franklin pode retornar ao seu nível natural de poder.

Tempos depois Franklin se alterou para uma forma adulta e, por certo tempo, se tornou Avatar. Nessa forma Franklin consegue controlar gigantescas quantidades de energia. Mas Franklin não permaneceu nessa forma por muito tempo pois sabia que aquilo não era o certo para ele. Antes de voltar a ser criança ele pôs travas psíquicas na sua mente, fazendo com que só pudesse utilizar suas habilidades quando estivesse maduro o suficiente para isso.

Algum tempo depois, quando o casal Richards estava esperando uma segunda criança (que tempos depois se tornaria Valéria Richards), eles secretamente se mudaram para uma casa no subúrbio de Nova York na tentativa de dar à seus filhos uma infância normal, acreditando que poderiam mantê-los a salvo de seus inimigos.

Tattletale

Franklin foi durante um período membro do time de super-heróis infantil Quarteto Futuro, onde usou o codinome de Tattletale. Durante esse tempo, um pouco do poder de Franklin vazou pelos bloqueios de sua mente e ele ganhou certas habilidades psíquicas, incluindo desenvolver uma projeção astral e prever o futuro. Pouco tempo após sua associação com o supergrupo esses poderes desapareceram.

Durante as aventuras de Franklin junto ao Quarteto Futuro eles tiveram o alienígena Zn'rx como inimigo e aliados como a família kymelliana Whitemane. Franklin ficou bastante próximo do jovem Kofi Whitemane, que dizia que o considerava um primo honorário, bem como as outras crianças do Quarteto Futuro. Franklin considera as outras crianças do Quarteto (e seus respectivos pais) como sua segunda família, sendo que essa ligação com a família Power começou durante o tempo que ele foi separado dos seus pais e morava na Mansão dos Vingadores. Durante esse período o garoto também manteve uma ligação emocional com o vingador e empregado Edwin Jarvis, pois foi ele quem cuidou de Franklin enquanto ele ficou na mansão. A amizade com os Power também deu à Franklin o prazer de se sentir entre irmãos, coisa que o amável Franklin não conseguiria ter após o nascimento de sua irmã Valéria.

As famílias Richards e Power logo se tornaram amigas, sendo que nenhum dos adultos sabiam que as crianças "Power" tinham poderes (isso só seria descoberto mais tarde). Logo, quando os pais de Franklin chegaram à decisão de que um quartel-general de super-heróis era um lugar muito perigoso para uma criança, querendo que ele passasse mais tempo numa família "normal", o deixaram aos cuidados da família Power. Franklin só voltou para sua família quando o Quarteto Futuro temporariamente deixou a Terra e foi para o planeta Kymellia.

Psi-Lord

Franklin foi sequestrado por um viajante temporal, que era ninguém mais que seu avô, Nathaniel Richards. Este o levou a uma dimensão fora do tempo e retornou instantes após o sequestro trazendo um Franklin já adolescente, chamado de Psi-Lord. Quando Franklin retornou ao presente como Psi-Lord ele ajudou a criar a equipe conhecida como Força Fantástica. Durante esse tempo Franklin mostrou ter controle sobre telepatia, ser precognitivo e capaz de disparar rajadas de energia psiônica.

Foi revelado que no futuro de outra linha temporal, numa variação do futuro mostrado na história Dias de um Futuro Esquecido, Franklin Richards teve um filho com Rachel Summers. batizando-o de Jonathan Reed Richards. Este se tornaria um terrível super-vilão viajante temporal e dimensional chamado Hyperstorm. Hyperstorm sequestrou o Psi-Lord e o substituiu pelo próprio Franklin ainda criança.

Massacre e Heróis Renascem

Pouco tempo após a volta de Franklin criança, o ser conhecido como Massacre sequestrou Franklin e X-Man no intuito de usar as habilidades de remodelar a realidade de Franklin juntamente com o imenso poder psiônico de Nate. Para conseguir deter o Massacre o Quarteto Fantástico, os Vingadores, os X-Men e diversos outros heróis primeiramente destruíram sua forma física e depois sua forma psíquica. No processo os pais de Franklin se sacrificaram e aparentemente morreram juntamente com todos os Vingadores. Essa foi a primeira vez que Franklin mostrou seu verdadeiro poder criando o universo compacto de "Heróis Renascem" para enviar os heróis que haviam "morrido" durante aquela aventura. Enquanto seus pais estavam no universo de Heróis Renascem, Franklin foi morar na mansão da equipe de jovens mutantes Geração X. Inicialmente revoltado com a suposta morte de seus pais, graças ao apoio de seus novos amigos, ele aceitou a situação.

Enquanto ele morou com a Geração X, Franklin se juntou ao Homem-Coisa, Howard, o Pato, Artie, Sanguessuga e uma aliada de Thor chamada Tana Nile. Todos viajaram por diferentes realidades alternativas antes de perceberem que era Franklin quem criava inconscientemente todos esses mundos fantásticos.

Após perceberem que o grande globo que Franklin carregava após a derrota do Massacre continha um universo inteiro criado a partir da vontade do garoto os Celestiais viram que Franklin representava o ápice de seus experimentos genéticos, com os poderes comparado aos próprios celestiais. O garoto, com a ajuda de Ashema, uma das Celestiais, trouxe de volta os heróis à seu mundo de origem e assim pode se reunir mais uma vez com sua família.

Para comemorar o décimo aniversário do evento Massacre/Heróis Renascem a editora Marvel lançou uma mini-série em 5 edições chamada Massacres Renascem, escrita por Jeph Loeb e desenhada por Rob Liefeld. Nela, Massacre retorna ao universo da Terra-616 para vingar-se de Franklin.

Humano Normal

Quando o Senhor Fantástico ativou o Nulificador Total na tentativa fracassada de destruir Abraxas Franklin, juntamente com sua irmã Valéria, sabendo que Galactus era o único ser capaz de detê-lo, acabou perdendo todos os seus poderes na reconstrução do corpo do Galactus, tornando-se novamente uma criança normal.

Um pouco depois, o Dr. Destino fez um pacto com Haazareth para aumentar seus poderes mágicos e, durante o ataque de Destino ao Quarteto Fantástico, Franklin foi sugado para o Inferno por Haazareth. Após derrotarem Destino, seus pais conseguiram resgatá-lo mas Franklin sofreu durante muito tempo com essa experiência traumática. Somente com o a ajuda de sua mãe e seu padrinho, o Coisa ele conseguiu superar esse trauma.

Dia-M

Após os eventos mostrados na saga Dinastia M, onde a Feiticeira Escarlate extinguiu o Gene X de praticamente toda a comunidade mutante, foi revelado que Franklin foi um dos 198 mutantes restantes que não perderam seus poderes.

Os poderes perdidos do Professor X e de Magneto combinados restauraram a consciência de Massacre, que agora estava determinado a matar Franklin Richards e cada herói existente. Massacre assumiu o controle de Tocha Humana e do Sr. Fantástico, mas foi interrompido pelo Coisa e pela Mulher Invisível.

Quando Franklin fugiu;Contra-Terra (universo de bolso criado para abrigar os heróis mortos por Massacre, chamado de Heróis Renascem)&;, Massacre o seguiu. Enquanto os Vingadores avaliavam sua nova ameaça, que não existia até Franklin aparecer, eles levaram em conta o que o menino disse sobre Massacre. No entanto, eles estavam em descrença de que ele era o filho de Susan Storm e Reed Richards do Quarteto Fantástico, pois eles não eram casados em sua realidade.

Depois de um breve conflito, os heróis e vilões decidiram trabalhar juntos para derrotar Massacre, mas foi Rikki Barnes que o derrotou, usando um 'Fantasticarro'para enviá-lo para a Zona Negativa no laboratório do Quarteto Fantástico, aprisionando-o. Franklin voltou para casa, Rikki foi visto na Terra-616, e Massacre foi visto pela última vez flutuando na Área 42 da Zona Negativa.

Invasão Secreta

No início do ataque Skrull na Terra, a Skrull Lyja, personificando Sue Richards, envia todo o Edifício Baxter para a Zona Negativa com Franklin, Valéria, e Johnny Storm dentro.

Franklin e Valéria se juntam com Johnny e o Coisa para lutar contra os Skrulls. Benjamin Grimm pede a ajuda do Terrível Tinkerer, um preso na prisão para os vilões não registradas na Zona Negativa. Tinkerer recusa, não vendo razão para ajudar as pessoas que o prenderam, enquanto ele estava levando seus netos para tomar sorvete, e mandou-o para a prisão sem o devido processo.

Franklin e Valéria suplicam ao Tinkerer. Eles lembram fortemente o velho de seus próprios netos e ele chora, se arrependendo e concordando em ajudar, em troca de sua liberdade e de um breve reencontro com seus netos. Franklin pergunta a sua mãe e seu pai o por que das pessoas odiarem mutantes, e se isso significa que eles o odeiam.

Reinado Sombrio

Franklin encontrou-se junto com sua irmã sob o cerco de Norman Osborn, Venom e um elevado número de agentes da MARTELO.Os irmãos estavam por conta própria, devido às experiências de seu pai que os deixaram inacessíveis e os outros membros do Quarteto Fantástico presos em realidades alternativas.

Valeria Richards conseguiu separar Osborn do resto dos agentes do MARTELO usando técnicas burocráticas e por eles tê-la subestimado. Osborn foi levado para uma sala onde ele enfrentou Franklin usando uma máscara do Homem-Aranha e chamando-o de vilão, fazendo-o persegui-lo no prédio e com a intenção de atirar no garoto.

O Quarteto Fantástico ressurgiu com uma Mulher Invisível irritada dizendo: "Osborn, Afaste-se dos meus filhos" Irritado, ele retrucou que ela deveria obrigá-lo. Sue o esmaga contra uma parede usando um de seus campos de força invisível. Osborn retalha então com a convocação de agentes MARTELO e Venom. Nenhum deles, porém, conseguiu passar pela barreira de Sue.

Sr. Fantástico informou a Osborn para ele deixar o Edifício Baxter e não voltar. Enfurecido, ele tentou atirar em Reed, apenas para ser morto por Franklin, por sua vez. Embora todos fiquem chocados, nenhum entendeu como Franklin conseguiu atirar em Norman Osborn já que o garoto empunhava apenas uma arma de brinquedo insinuando que talvez algumas das habilidades que alteram a realidade de Franklin haviam ressurgido.

Uma versão alternativa de si mesmo do futuro voltou, e disse: "Descanse ... e lembre-se de quem você é." Momentos mais tarde, após ter sido colocado na cama, Franklin criou um Universo com seus poderes. Se ele recuperou todo o seu poder ainda é desconhecido.

A Fundação Futuro

Franklin Richards (Earth-616) from Fantastic Four Vol 5 6 001.jpg

Quando Franklin cria um universo de bolso, um amigo imaginário misterioso aparece e o aconselha a usar seus poderes. Um tempo depois, o Tocha Humana morre nas mãos do Aniquilador]] ao salvar sua família, o Quarteto Fantástico se dissolve e se torna a Fundação Futuro.

Devido a presença de vários Reed Richards de universos alternativos, Sr. Fantástico fez uma aliança com muitos vilões, como Mal Pensador, IMA, Mago, Diablo e Alto Evolucionário para planejar como detê-los. Então eles levam a batalha para a cidade do Alto Evolucionário onde um dos Richards escapa com Doutor Destino e os outros dois são capturados pelo exército Kree. Após retornar ao Edifício Baxter, Richards reuniu outros heróis para lutar contra os Inumanos em Attilan, mas no momento em que se preparavam para ir ao último piso, uma invasão Kree começou. Reed usou a armadura do Homem de Ferro, o poder de Sue para criar um campo de força em torno de Manhattan, e ao mesmo tempo, o Culto da Zona Negativaabriu o portal para a zona após o Homem-Aranha falhar em pará-los, o portal revela Johhny Storm vivendo com o Aniquilador escravizado.

Então Johnny se reúne com a equipe desenhando com fogo o simbólico "4" no céu acima do Edifício Baxter. Reed, Sue, Ben e Peter abordam um dos navios do Aniquilador controlados por Johnny, que usaram o resto dos navios para lutar contra o exército Kree até os Inumanos pedirem para terminar com suas próprias mãos.

Enquanto isso, os outros heróis em Terra lidam com os restos da batalha, e Reed e Sue convocam Galactus, que destrói completamente o exército Kree. Naquele momento, os Celestiais aparecem para destruir o universo. Embora a equipe tente usar o Hub (uma arma de destruição em massa criada pelos 'Reeds'), eles não poderiam derrotar os Celestiais. Em seguida, uma versão futura de Franklin e Valéria aparecem como parte do plano de Nathaniel Richards.

O Franklin do futuro usou seu poder para curar Galactus e destruir os Celestiais, salvando o dia. ;Mais tarde, o Edifício Baxter foi facilmente reconstruído, e o Sr. Fantástico mostrou uma nova sede secundária e novas roupas foram dadas aos membros da Fundação Futuro, também com as novas adições das versões futuras de Franklin Richards e Valeria Richards, com Franklin obtendo o número 5 em seus traje.

Colapso do Multiverso

Com o Multiverso chegando ao seu inevitável fim, causado pelas incursões, os Illuminati tentaram encontrar várias maneiras de salvar a Terra-616 de sua destruição. Uma de suas idéias consistia em usar uma máquina para acessar e aproveitar toda a medida dos poderes latentes de Franklin para criar um universo de bolso para o qual os habitantes da Terra pudessem ser realocados. O plano não teve sucesso. Após o incidente, Sue informou Reed que Franklin tinha a impressão de que "decepcionou" seu pai; Reed respondeu: "Eu nunca deveria ter feito isso. Eu nunca deveria ter perguntado".

Quando se percebeu que o Multiverso estava realmente condenado, Franklin e a Fundação Futuro começaram a construir embarcações que permitiriam a sobrevivência de um pequeno número de humanos. Quando a incursão final entre a Terra-616 e a Terra-1610 ocorreu, o pai de Franklin, Reed, reuniu todas as pessoas que pôde no bote salva-vidas, incluindo membros da Fundação Futuro, Franklin e o resto de sua família. Quando o bote se aproximou do ponto central da incursão, sofreu uma brecha no casco que levou à morte de Franklin, sua família menos seu pai Reed e os membros da Future Foundation a bordo.

Oito anos depois, Reed ganhou o poder onipotente dos Beyonders do Homem das Moléculas depois de retirá-los do Doutor Destino. Com seus novos poderes, Reed trouxe de volta à vida sua família, incluindo Franklin e a Fundação Futuro. Franklin e sua família começaram a ajudar seu pai e o Homem Molecular a restaurar o Multiverso, ao mesmo tempo em que criaram realidades inteiramente novas.

Anos após as aventuras multiversais da Fundação Futuro, um misterioso ser chamado Griever no Fim de Todas as Coisas que repudiou a missão da Fundação Futuro de criar novos universos confrontou a equipe assim que Franklin se esgotou de sua capacidade de criar realidades inteiramente novas. Ela causou o colapso das centenas de universos mapeados pela Future Foundation, forçando a equipe a tomar uma posição final. O Quarteto Fantástico foi reunido quando o Senhor Fantástico enganou o Griever, dando-lhes a chance de convocar os membros restantes do Quarteto Fantástico para apoio. Além de teletransportar Ben e Johnny, Reed também trouxe todos os super-heróis que haviam feito parte da equipe em um ponto para derrotar o novo inimigo.

X-Men/Quarteto Fantástico

Como seu pai Reed não conseguiu consertar sua perda de poder, Franklin começou a duvidar da intenção de seu pai. Quando Charles Xavier tentou convencer os pais de Franklin de que seu filho deveria se juntar à nova nação de Krakoa, Franklin e Kitty Pride foram dar um passeio sem dizer a eles. Isso fez com que o Quarteto o procurasse, com Tocha Humana confundindo o passeio de Kitty por sequestrar Franklin. Quando os X-Men e o Quarteto Fantástico começaram a discutir novamente, Franklin tentou entrar pelo Portal, mas passou por ele. Reed revelou que havia construído um dispositivo em Franklin que fazia os Portais não reconhecerem Franklin como um mutante. Isso deixou Franklin frustrado e, eventualmente, ele, e sua irmã Valéria, decidiram embarcar a Carrasca para chegar a Krakoa. Após Kitty descobri-los, eles foram recebidos pelo Doutor Destino. [1] Ele os trouxe para sua ilha escondida, onde ele mantinha os mutantes da Letônia em segurança e prometeu a Franklin finalmente consertar seu problema de energia.[2]

PODERES E HABILIDADES

Poderes

Franklin Richards é um mutante nível Ômega, extremamente poderoso que possui poderes psiônicos virtualmente onipotentes. Sendo ainda uma criança, suas habilidades ficam restritas a um controle bastante limitado, sendo que a qualquer momento seus poderes podem criar o impensável com um pouco menos que um pensamento. É incerto o nível de poder que Franklin vai atingir quando se tornar um adulto, já que diversas versões futuras dele vindas de realidades alternativas demonstraram grandes variações em nível de poder. Dentre os poderes demonstrados por Franklin estão:

  • Força Sobre-Humana: Franklin Richards possui a força humana normal de um menino de sua idade, altura, e construção que se envolve em exercício regular moderado, mas pode aumentar a sua força para níveis infinitos, manipulando a realidade ou usando telecinese.
  • Durabilidade Sobre-Humana: Mesmo quando era uma criança, ele mostrou uma notável resistência a danos. Mesmo estando inconsciente, ele conseguiu sobreviver a um ataque Celestial direto com o mínimo de danos.
  • Velocidade Sobre-Humana: Franklin pode correr e voar em uma velocidade sobre-humana alterando a realidade ele pode correr mais rápido do que o normal.
  • Manipulação da Realidade (latente): Habilidade de manipular a realidade. Poderes de distorção da realidade em um nível potencialmente infinito, moldando os limites e leis do tempo e espaço. Suas habilidades são tão grandes que ele pode criar um "universo compacto", como uma realidade alternativa e certa vez foi capaz de parar o espaço-tempo. Um "universo compacto" é um cosmos que não é igual ao nosso em tamanho.
  • Manipulação Molecular: A habilidade de rearranjar a estrutura molecular da matéria, até mesmo em escala cósmica, dentro desse poder constam:
    • Aceleração Molecular: A capacidade de acelerar moléculas na medida em que elas ou peguem fogo ou derretam.
    • Adesão Molecular: A capacidade de se agarrar a superfícies sólidas e mover seu corpo à vontade, mesmo sem recursos locomotivos evidentes.
    • Alteração Molecular: A capacidade de alterar a sua estrutura molecular com a estrutura de qualquer coisa que toca.
    • Lavagem Molecular: A capacidade de limpar moléculas tóxicas ou contaminadas, limpando a água de venenos ou moléculas tóxicas ou usados, de que o ar pode respirar.
    • Clonagem Molecular: A capacidade de ter uma forma avançada de mitose. Todas as suas células e moléculas duplicam-se exatamente ao mesmo tempo, criando um clone.
    • Combinação Molecular: Pode misturar as moléculas de quaisquer objetos.
    • Combustão Molecular: Acelerar moléculas a ponto de causarem uma explosão.
    • Cópia Molecular: A capacidade de copiar moléculas do outro e metamorfosear em uma cópia deles.
    • Desaceleração Molecular: Abrandar moléculas para fazer algo se mover em câmera lenta.
    • Desestabilização Molecular: Suprime a carga atômica, que faz com que prótons e eletróns se desintegrem no esquecimento.
    • Dispersão Molecular: Pode fraccionar as moléculas e enviá-las através do espaço, destruindo o alvo desejado.
    • Distorção Molecular: Capacidade de se mover através da matéria sólida, desativando forças de ligação, fazendo com que o assunto a desmoronar-se, ou quebrar quando passar por ele.
    • Imobilização Molecular: Parar as moléculas de algo em movimento para que ele pare de se mover completamente.
    • Inibição Molecular: Redução da temperatura molecular de modo que algo congele.
    • Conversão Molecular: Capacidade de transformar as pessoas em moléculas de umidade e transportá-las a grandes distâncias.
    • Inversão Molecular: Capacidade de congelar todas as moléculas de água de alguém.
    • Oscilação Molecular: Capacidade de vibrar moléculas com uma frequência elevada.
    • Reaplicação Molecular: Pode colocar moléculas dispersas de volta juntos.
    • Criação Molecular: Pode literalmente criar um de muitas próprias moléculas e átomos que deveriam ser desintegrados. Para replicar ou criar novas moléculas de oxigênio para se respirar em um local próximo.
    • Reversão Molecular: Pode reverter qualquer objeto ou pessoa de volta à sua forma original que foi adulterado por outro manipulador de moléculas.
    • Separação Molecular: Pode separar moléculas que são misturados em conjunto. Ex; separar as moléculas de ar e da água para criar bolhas de ar.
    • Teletransporte Molecular: Pode dispersar as moléculas de um objeto orgânico ou inorgânico e movê-las para outro lugar.
    • Transmutação Molecular: A capacidade de alterar a estrutura molecular dos seres/objetos.
  • Telepatia: Franklin pode ler mentes e projetar seus próprios pensamentos na mente de outros em um raio de 400km. Com bastante esforço ele pode aumentar consideravelmente esse raio. Dentre suas habilidades telepáticas constam:
    • Ilusão Telepática: Habilidade de criar ilusões telepáticas realísticas e fazer as pessoas vivenciarem eventos que não estão realmente acontecendo.
    • Manto Telepático: Consegue mascarar sua presença, não sendo detectado pelos outros, conseguindo estender essas defesas à outras pessoas próximas a ele. Ás vezes suas habilidades podem protegê-lo de ser contra-atacado por telepatas mais poderosos, dependendo do nível das habilidades psíquicas deles.
    • Ligação Mental: A habilidade de desenvolver uma ligação com uma pessoa, mentalmente.
    • Camuflagem Telepática: Habilidade de disfarçar a si e a outras pessoas, fazendo sua presença ser diferente (como por exemplo mudando a aparência de roupas)
    • Controle Mental: Habilidade de controlar mentes de outros apenas com um pouco de concentração.
    • Possessão Mental: Habilidade de possuir a mente de outra pessoa e usar o corpo dela como se fosse o seu próprio.
    • Alterações Mentais: Habilidade de alterar mentes de outros com sua força de vontade.
    • Amnésia Mental: Habilidade de causar perda de memórias específicas e amnésia em uma pessoa ou em um grupo de pessoas.
    • Escudo Psíquico: Habilidade de levantar um escudo psíquico de proteção para si e para outras pessoas, podendo proteger elas de ataques psíquicos sem estar presente.
    • Rajadas Psiônicas: Franklin consegue projetar rajadas de força psiônica que afetam a mente da vítima sem efeitos físicos, causando dor, deixando a vítima inconsciente ou até mesmo matando-a.
    • Projeção Astral: A habilidade de fazer uma viagem astral e se comunicar com outros seres astrais ou fazer contato com os pensamentos ou memórias de outras pessoas.
    • Detecção Mental: Pode sentir a presença de outro mutante superhumano em um pequeno raio, percebendo radiações mentais distintas emitidas por esse ser.
    • Transferência Mental: A habilidade de transferir sua mente e poderes para o corpo de outra pessoa.
  • Telecinese: Possui habilidades telecinéticas que permitem-no levitar e manipular seres vivos e objetos inanimados. Ele consegue erguer mais de 10 toneladas de peso e também voar em alta-velocidade.
  • Precognição: Habilidades precognitivas, que se manifestam em seus sonhos, fazendo-o ter visões de possíveis eventos futuros. Embora existam incontáveis futuros possíveis, Franklin vê o mais provável futuro e consequentemente suas previsões tem grande probabilidade de se tornarem realidade. Em contrapartida, ele não consegue ter visões de mais que alguns dias no futuro. Esse poder já se desenvolveu a ponto de Franklin poder ver imagens futuras mesmo consciente.
  • Transe: A habilidade de se colocar em um estado de transe e permanecer consciente. Enquanto se mantém em transe, ele consegue projetar uma imagem intangível de si mesmo de aparência fantasmagórica para outro local, permitindo a ele ver e ouvir o que acontece nesse local.
  • Rajadas de Energia: Franklin pode disparar de suas mãos e olhos poderosas rajadas de energia.
  • Envelhecimento Retardado: Franklin envelhece mais lentamente, supostamente à cada quatro anos ele envelhece um apenas.
  • Bio-Explosões de Energia: Capacidade de disparar rajadas de energia enormemente poderosas que gera a partir de um potencial extra-sensorial de seu corpo. Estas foram capazes de destruir temporariamente o demônio Mephisto dentro de seu próprio reino.
  • Construção de Energia: A capacidade de criar qualquer coisa que ele vê em sua mente. Franklin usa esta habilidade para fazer qualquer coisa que ele pode imaginar e manipulá-lo. Franklin pode canalizar essa energia ofensivamente para criar armas ou rajadas de energia ou defensiva para criar campos de força para proteger aqueles que ama.
  • Cronocinese: Franklin foi capaz de viajar no tempo, para encontrar seu próprio passado.

Habilidades

Fraquezas

  • Perda de energia: Os poderes de Franklin podem ser queimados pelo uso excessivo.

Nível de Força

Franklin Richards possui a força humana normal de um garoto de sua idade, altura e constituição física que pratica exercícios moderados regularmente. Com base na capacidade de alguns especialistas em realidade aumentarem sua força (como Mad Jim Jaspers e Freedom Ring), podemos presumir que Franklin pode aumentar sua força a níveis incalculáveis, manipulando a realidade ou usando telecinesia. No entanto, continua sendo uma capacidade potencial.

Personalidade

Bastante imaginativo, alegre e agitado.

Aparência

Originalmente: Loiro, físico de um garoto comum de sua idade.

NOTAS

  • Nome: Franklin nasceu originalmente na edição Fantastic Four Annual #6 e, depois de dois anos de publicação, ainda não havia ganhado um nome. Isso aconteceu somente na edição 94 de Fantastic Four onde seus pais decidiram chama-lo de Franklin Benjamin Richards. Seu nome veio de Franklin Storm, pai da Mulher Invisível e seu avô. Seu nome do meio veio de seu padrinho Benjamin J. Grimm (Coisa).
  • Franklin, mestre do universo: Franklin Richards, com seus poderes mutantes, já se mostrou capaz de construir planetas inteiros com a força da mente, (criando já duas vezes, o Universo Heróis Renascem e nos arcos do Hickman), manipular a realidade e o espaço tempo inconscientemente e etc. E Muitas teorias que circundam a internet professam que na verdade Franklin estaria controlado tudo, o que justificaria o motivo dos heróis não envelhecerem na Marvel a mesma velocidade da vida real, a criança estaria usando seus podres para retardar o tempo e ninguém perceber. Pra uma criança com tanto poder isso não seria tão difícil. O que justificaria os personagens estarem muito mais jovens do que deveriam com o passar dos anos.
  • Manipula a própria idade?: Uma outra teoria, não necessariamente interligada com a acima, seria que Franklin não quer crescer e manipula sua própria idade para ser sempre uma criança. O personagem, nascido em 1968, foi dito que tinha 5 anos em 1984, em 87 dito que tinha 4, em 1998 disseram novamente ter 5, em 2002 tinha 7 (dito em duas edições), em 2004 tinha 8. Uma boa forma de ver que há algo estranho na idade de Franklin é que atualmente as crianças do Quarteto Futuro cresceram muito mais que Franklin.
  • Super-Heroi favorito: Frankling Richards sempre diz que o seu super-herói favorito é o Homem Aranha, (Por coincidência, Franklin tem o mesmo nome do meio dele: Franklin Benjamim Richards e Peter Benjamin Parker). O orgulhoso Johnny Storm se sente enciumado quando Franklin diz que o herói favorito é o Aranha. Mas, olha que bonito, num futuro Franklin dizendo que seu herói favorito é o Tocha Humana.

LINKS

REFERÊNCIAS

Notas de Rodapé

  1. X-Men/Quarteto Fantástico #1
  2. X-Men/Quarteto Fantástico #2
Advertisement