Wiki X-Men Comics
Advertisement
Exodus (Bennet du Paris) (Terra-616) Batalhas Galeria Armas Frases
Exodus
Arquivo:Bennet du Paris (Earth-616) From Uncanny X-Men Vol 4 13 001.png
Galeria

Nome Real

Bennet du Paris

Codinome(s)

Exodus

Primeira Aparição

X-Factor Vol 1 92 (Julho, 1993)

Apelidos

Paris Bennet, Hero Sans Peur ("Herói Sem Medo", Com Erros Ortográficos), Grand Duc Bennet du Paris

Familiares

Nome Original

Exodus

Criadores

  • Scott Lobdell,
  • Joe Quesada

Características

Espécie

Mutante

Olhos

Brancos

Cabelos

Pretos

Gênero

Masculino

Altura

1.83 m (6' 0")

Peso

88.45 kg195 lbs (195 lbs)

Pele Vermelha, Sem Pupila Aparente

Status

Identidade

Secreta

Cidadania

Francesa, Krakoana

Status Atual

Solteiro

Ocupação

Aventureiro; Ex-Terrorista, Prisioneiro, Pretendente Conquistador, Líder Dos Acólitos, Cruzado

Educação

Origem

Universo

Terra-616

Local de Nascimento

Podcast Conselho Mutuna 02.png
Ouça a galera do Podcast do Conselho Mutuna discutir sobre Professor X, Magneto, Apocalipse, Mística, Senhor Sinistro e Exodus em seu Segundo. Acesse o Link: https://open.spotify.com/episode/5gNJZ1n9FySAMHVrjlpEr8.

HISTÓRIA

Origem

Nascido durante a idade média na França, Bennet du Paris participou das cruzadas e se tornou um grande amigo de Eobar Garrington, o Cavaleiro Negro daqueles tempos. Quando quase derrotado por uma forte tempestades de areia em uma longa viagem, foi questionado por uma misteriosa voz se estava disposto a arriscar tudo para se tornar um dos fortes. E, após ser testado, du Parris teve seus poderes mutantes manifestados pela primeira vez. Essa voz era de Apocalipse que o transformou em Exodus e o fez atacar antigos aliados sob controle do mutante que du Parris acreditava ser um deus.

Até que Exodus o acusa de ser um falso-deus e Apocalipse o pune deixando-o em animação suspensa e encarcerado-o.

Acólitos

Benet foi convocado por Magneto e trazido a sua base chamada Avalon onde substituiu o traidor Fabian Cortez e ajudou a arrebanhar novos Acólitos para seu novo líder.

Sobrevoou próximo a nave do X-Factor porém só os observou, e depois aparece para a X-Force se auto denominando um mensageiro da salvação e pretende levar Míssil e Mancha Solar para o paraíso Avalon, ele confronta sozinho a X-Force e os derrota até que os dois escolhidos aceitam ir com ele se ele levar alguns outros membros da X-Force junto.

Sua devoção a Magneto e o respeito a seus ensinamentos era total embora interpretasse de forma equivocada. Principalmente depois que assumiu a liderança dos Acólitos após o grave ataque de Xavier que debilitou a mente de Magneto. Enquanto cuidava de Magneto, liderava os Acólitos como um verdadeiro líder religioso, exigindo adoração ao mestre do Magnetismo e deturpando seus ideais.

Logo após Exodus assumir a liderança dos Acólitos como porta voz do Magneto debilitado, ele ministra o julgamento do ex-acolito Noviço, onde Colossus (recém admitido nos Acólitos) é o único a defender o réu. Quando Exodus esta prestes a condenar Noviço, Colossus começa a questionar essa decisão e discursa sobre os reais ideais que o fizeram juntar-se a Magneto, Exodus percebe a reação dos Acólitos e, para mostrar-se a altura, condena o Noviço ao banimento, e não à morte como Colossus temia.

Exodus também interfere na batalha e resgata a neta de seu mártir. Mas reage com descaso quando descobre que a neta de Magneto é apenas uma humana comum, o que ele considera uma mancha na linhagem genética de Magneto. Ele enfrenta as duas equipes simultaneamente, mostrando seu enorme poder. Porem é derrotado por um ataque conjunto de Xavier e o Cavaleiro Negro.

Fabian Cortez sequestra Luna, a neta de Magneto, e a leva para Genosha onde estoura uma guerra civil entre humanos e mutoides. Vingadores e X-Men mobilizam-se pra recuperar a criança. Logo que Exodus chega em Genosha, ele luta contra Maquina de Combate e Sersi, e derrota os dois. Exodus cria um campo de força ao redor de Genosha e para incitar os mutoides a luta ele ameaça esmagar a ilha.

Exodus então encontra Cortez nos esgotos, onde também estão Mercúrio e outros. Cortez, que usava a criança como escudo, pensa em uma forma de escapar e diz aos heróis que eles precisam matar Exodus pra sobreviver. Exodus derrota Cortez, aparentemente o matando e resgata a neta de seu mártir. Mas reage com descaso quando descobre que a neta de Magneto é apenas uma humana comum, o que ele considera uma mancha na linhagem genética de Magneto.

Ele enfrenta as duas equipes simultaneamente, mostrando seu enorme poder. Porem é derrotado por um ataque conjunto de Xavier e o Cavaleiro Negro.

Os Acólitos resgatam um mutante que vagava congelado no espaço, para Exodus aquilo era um sinal dos bons tempos. Porém ele não acerta na previsão: Na verdade aquele ser era o Holocausto, um ser de outra realidade (Era do Apocalipse) que pulveriza alguns de seus acólitos. Ele enfrenta Holocausto, e a batalha de titãs acabam destruindo toda Avalon e dispersando os acólitos.

Exodus fica muito debilitado e vai se recuperar na cripta onde originalmente Apocalipse o prendeu. Exodus pretendia descansar e restaurar seus poderes, mas ele percebe que adquiriu uma nova habilidade, ele tornou-se um vampiro psíquico. Ele sente as energias psíquicas de Cable e X-Man por perto e vai verificar. Os dois mutantes estavam se enfrentando e Exodus ficou mais poderoso com as energias psíquicas que eles liberaram. Bennet luta contra X-Man e, toda vez que este usa seus poderes, Exodus torna-se mais forte. Quando a luta parecia tender para a vitoria de Bennet, o X-Man sente sua conexão com Apocalipse e em um ataque de fúria sobrecarrega o vampiro psíquico derrotando-o e jogando ele em uma fenda na terra e depois fechando.

Nova Avalon e Joseph

Depois, para manter o sonho de Magneto vivo, construiu uma nova base chamada Nova Avalon. Durante a construção estava reunindo os Acólitos novamente e ficou sabendo de um possível retorno de seu mestre, desconfiado ele tortura Voght para tentar obter informações sobre esse suposto Magneto. No encontro entre os dois Exodus ainda desconfiado o confronta para descobrir se ele realmente era Magnus, os dois lutam e Exodus fica impressionado com o poder dele, a luta é interrompida por um ataque. O suposto Magneto sai em proteção dos Acólitos, e mais uma vez Exodus se impressiona com o poder e também com a força de discurso dele, mesmo ainda desconfiando de certas atitudes, Exodus decide que por hora é melhor não confronta-lo po que talvez a imagem de Magneto liderando fosse melhor para fortalecer a fé dos Acólitos, e dele mesmo. O suposto Magneto depois é revelado como sendo seu clone Joseph, que fingiu ser Magnus por conselho de Fabian cortez.

Enquanto Magneto estava no Egito com os X-Men, para lutar contra Apocalipse. Exodus fez com que todos em Genosha pensassem que ele era Magneto, dizendo estar arrependido ele sequestra Forge e faz ele construir uma maquina para aumentar seus poderes, podendo assim controlar a mente das pessoas em Genosha e fazer com que humanos e mutantes que vivem lá convivam em paz, sem preconceito e intolerância. Porém um pequeno grupo de X-Men vai a Genosha e Wolverine logo o descobre o engodo, quando Forge destrói a maquina, a influencia de Exodus acaba e os cidadãos voltam a se atacar, começa novamente o conflito entre raças e Exodus fica visivelmente abalado.

Irmandade de Mutantes

Anos depois Exodus reaparece, mas não demonstra o mesmo poder e desempenho de outrora. Liderando uma nova Irmandade de Mutantes, grupo originalmente liderado por Magneto que Bennet acreditava estar morto nesse período. Provavelmente era uma forma de seguir o legado de seu mestre. Sua irmandade ataca o Instituto Xavier porém não representou um grande desafio com antes.

Acólitos & Carrascos

Exodus e os Acólitos invadem a mansão para matar a precognitiva Olhos Vendados, porem eles a encontram no chão presumidamente morta. na vNrdade ela previu que eles viriam e fez um plano para escapar deles.

Complexo de Messias

Durante a batalha na base do Sr. Sinistro, Noturno o teleporta para fora do combate. Durante a batalha na Ilha Muir, ele trava um duelo contra Emma Frost, porem enquanto duelava, entrou em seus pulmões deixando-o muito ferido.

Legado

Após a batalha na Ilha Muir os Acólitos levam o Professor Xavier, que havia sido baleado na cabeça, para sua base. Lá Exodus pede ajuda para seu antigo mestre Magneto, o qual agora ele despreza por ser só um humano comum, para restaurar a mente de Xavier.

A Acólita Cargill tenta matar Xavier e é detida por Magneto, Exodus fica furioso por Eric ter atacado Cargill e decide mata-lo, mas é impedido por Xavier que o desafia para um duelo.

Consequências do Cisma

Bennet reapareceu mais uma vez após os eventos do Cisma. Ele chegou à Escola Jean Grey para unir os mutantes divididos, fazendo-os ver o erro de seus caminhos ou forçando-os a voltar à Utopia. Uma batalha estourou entre Exodus e os X-Men de Wolverine, durante os quais Vampira e Wolverine abriram suas mentes para Exodus para que ele pudesse ver por que eles foram embora. Uma vez que ele leu suas mentes, ele colocou a culpa em Ciclope e saiu para matá-lo. Wolverine e sua equipe perceberam que enviaram Êxodo até Ciclope, então eles correram para detê-lo.

Eles o envolveram em batalha, mas Vampira percebeu que não eram fortes o suficiente para derrotá-lo sozinhos e enviou um pedido de socorro à Utopia - esperando que a Equipe de Extinção do Ciclope os ajudasse - apesar das objeções de Wolverine. A Equipe de Extinção estava ocupada, no entanto, e a chamada foi atendida por Esperança Summers e sua equipe. Juntas, as duas equipes conseguiram incapacitar Exodus e ele foi levado para a Utopia, onde foi preso. Após a destruição da Utopia, Exodus foi libertado da Prisão-X por Perigo.

Indústrias Futuro

À luz da crise da Varíola-M, Exodus assumiu as operações das Industrias Futuro, uma organização sombria que prometia proteger os mutantes colocando-os em estase, mas antes os armava. Exodus pretendia usar os Dormentes da Futuro para atacar um comício anti-mutante em Washington, DC para alimentar o fogo do medo em relação aos mutantes. [1]

Ele foi confrontado por Magneto e sua equipe de X-Men que estavam tentando libertar os mutantes sob seu controle, e Exodus alegou que estava tentando construir um exército para consolidar o poder mutante após a ameaça Terrígena através do terrorismo. Magneto o derrotou e o selou na têmpora de Xorn para ser usado como um seguro contra falhas, caso a ameaça contra mutantes atingisse seu auge. Quando Magneto voltou à sua implacável metodologia para garantir a sobrevivência dos mutantes, ele estabeleceu uma nova Irmandade de Mutantes com o Êxodo como um de seus membros.

Dinastia X

Exodus acabou sendo recebido na nova Ilha mutante de Krakoa, criada por Xavier, Magneto e Moira X. Ele entrou pelo portal de teletransporte ao lado de outros mutantes vilões e fraturados que haviam sido convidados a se juntar à nação para curar o mutante e começar de novo como uma nova espécie junta. [2]

Mais tarde, ele foi convidado a ingressar no Conselho Silencioso, como parte da seção de Inverno. A seção de inverno consistia em si mesmo, Senhor Sinistro e Mística, representando os elementos mais zelosos, criminosos e/ou moralmente ambíguos da sociedade mutante. Exodus não gostava particularmente de Sinistro, ameaçando Sinistro com danos se ele falasse com ele diretamente novamente. [3]

Exodus foi visto contando histórias para crianças mutantes ao redor de uma fogueira durante a celebração após o reconhecimento de Krakoa como nação soberana pelas Nações Unidas e a primeira reunião do Conselho Silencioso. [3]

PODERES E HABILIDADES

Poderes

Exodus é um dos mutantes mais poderosos vivos. Ele foi descrito como um Psiônico da Mais Alta Ordem. [4] Ele possui vastos poderes sobre-humanos, incluindo telepatia, telecinesia, teletransporte e durabilidade. Seus altos níveis de energia estão inexplicavelmente ligados à adulteração do Apocalipse. Mais tarde, ele foi confirmado como um Mutante no nível ômega. [5]

Empoderamento de Confiança:As habilidades mutantes de Exodus são aprimoradas quando os outros ao seu redor, ou ele próprio, têm fé nele e em suas habilidades.

Telecinesia: Exodus é um telecinético no nível Ômega [6]. Ele é capaz de levantar telecineticamente pelo menos 100 toneladas de peso. Sua capacidade de manipular e controlar objetos e ele próprio inclui:

  • Aptidão Intuitiva: Ele pode desmontar dispositivos complexos de forma explosiva (separando todos os últimos componentes, como parafusos, porcas, placas de circuito, etc.) e, com a mesma rapidez, montar facilmente dispositivos complexos.
  • Campo de Força: Exodus é capaz de criar escudos de força de proteção que podem desviar até os ataques mais poderosos, o tornam quase invulnerável, além de esmagar objetos dentro deles.
  • Explosões concussivas: Ele pode projetar energias telecinéticas como poderosos raios de explosão direcionados a partir de seu cérebro que aparentemente poderiam afetar a matéria com força concussiva.
  • Explosões eletromagnéticas: Ele pode manipular o espectro eletromagnético da Terra para liberar quantidades tremendas de calor para incinerar alvos específicos.
  • Vôo Telecinético: Levitando-se, ele pode “voar” a longas distâncias e a velocidades de Mach 2.

Cura/Ressurreição/Regeneração: Ele é capaz de trazer pessoas de volta dos mortos e curar outras pessoas, por exemplo, Professor X. [7] Ele também é capaz de regenerar órgãos danificados. [8]

Durabilidade sobre-humana: A pele, os ossos e os tecidos musculares de Exodus são aumentados para níveis consideravelmente mais fortes e mais duros que os humanos, e os tecidos são impermeáveis ​​a lesões em uma extensão extraordinária. Ele é capaz de suportar temperaturas e pressões extremas, praticamente todas as toxinas, corrosivos, perfurações e concussões sem sofrer ferimentos.

Imortalidade:Exodus vive há centenas de anos sem envelhecer e pode regenerar tecidos, membros, órgãos e/ou células cerebrais lesionadas ou ausentes.

Teleporte:Exodus é capaz de transportar psionicamente a si mesmo, suas roupas e massa adicional de um local para outro.

Empatia: Ele tem a capacidade de sentir psionicamente, controlar, alterar/manipular os sentimentos, sensações e emoções de outras pessoas/animais psionicamente.

Telepatia:Exodus é capaz de ler mentes e projetar seus próprios pensamentos nas mentes dos outros. Seus poderes telepáticos incluem:

  • Rastreamento Telepático: Ele é capaz de detectar e rastrear outros seres sencientes por suas emanações psiônicas únicas (padrões de pensamento contidos na porção psiônica do espectro).
  • Consciência elevada: Demonstrou a capacidade de detectar uma ameaça ao seu bem-estar nas imediações antes que eles cometessem a ação e possuíssem uma intuição aprimorada.
  • Manto Telepático: Ele pode mascarar sua presença de ser detectado por outros. Às vezes, suas habilidades podem não ser detectadas ou serem neutralizadas por outros telepatas mais poderosos, dependendo de seu nível de habilidade no uso de suas próprias habilidades psi. Ele pode estender essas defesas para outras pessoas ao seu redor também.
  • Controle da mente: Ele é capaz de controlar a mente dos outros apenas se o alvo estiver em sua presença física.
  • Ilusões Telepáticas: Ele tem a capacidade de criar ilusões para parecer invisível, parecer outra pessoa ou fazer com que outras pessoas experimentem eventos que não estão realmente acontecendo.
  • Posse da mente: Ele tem a capacidade de possuir a mente de outra pessoa e usar o corpo desse ser como seu.
  • Alteração da mente: Exodus tem a capacidade de alterar as mentes dos outros pela força da vontade, mudando sua personalidade parcial ou totalmente.
  • Escudo Psiônico: Ele tem a capacidade de erguer um escudo psíquico para proteger sua mente e a de outras pessoas.
  • Paralisia Mental: Ele tem a capacidade de induzir uma paralisia física ou mental temporária.
  • Amnésia mental: Ele pode apagar qualquer consciência de lembranças particulares ou causar amnésia total.
  • Explosões Psiônicas: Exodus pode projetar raios de força psiônicos que não têm efeitos físicos, mas que podem afetar a mente da vítima, de modo a causar dor ou inconsciência à vítima e/ou transformar alguém com morte cerebral.
  • Projeção Astral: Ele pode projetar sua forma astral de seu corpo em planos astrais ou nos planos físicos. No plano físico, ele só pode viajar em forma astral por curtas distâncias. No plano astral, ele pode criar mentalmente objetos psiônicos e manipular os aspectos de seu ambiente.
  • Absorver informações: Ele tem a capacidade de processar e armazenar informações rapidamente, por transferência mental
  • Poliglota intuitivo: Ele tem a capacidade de traduzir intuitivamente novos idiomas.

Vampirismo Psiônico: Exodus também pode 'se alimentar' das energias psiônicas de outras pessoas. Absorvendo e roubando energia psiônica daqueles ao seu redor e usando-a para sua própria vantagem. [9] [10]

Habilidades

Fraquezas

Nível de Força

Exodus pode aumentar sua força física com sua telecinesia. Os limites disso são desconhecidos, mas pode-se presumir que, de certa façanha, que através de seus poderes telecinéticos, ele possa aumentar sua força para vastos níveis sobre-humanos - Exodus é capaz de levantar muito mais do que 100 toneladas.

Personalidade

Aparência

  • Cor da pele: Uma incoerência mais branda, é a cor de sua pele. Algumas vezes aparece vermelha com marcas no rosto, outras vezes faltando um desses detalhes, e quando liderou a Irmandade, apareceu sem nenhum dos dois. Com o rosto normal.

NOTAS

Incoerências:

  • Ex-Overpower: Quando surgiu nas revistas, Exodus certamente era um dos mutantes mais poderosos, conseguindo a façanha de enfrentar sozinho os X-Men e Vingadores juntos. Porém, sem explicação convincente alguma, a cada retorno do personagem ele é derrotado cada vez mais facilmente e não utiliza metade do potencial que demonstrava antes.
  • E a telepatia?: Na revista “Magneto dos X-Men”, que conta uma historinha do Joseph, o Exodus ameaça usar um bichinho esquisito para forçar Voght a dizer o que sabe… Mas se ele é Telepata não seria mais fácil ler a mente dela?
  • Balão de Fala: Os balões de fala dele nos quadrinhos nos anos 90 tinham um contorno diferente, geralmente usando quando os personagens tem uma voz exótica ou sobre humana, não sabemos qual foi o intuito no caso de Exodus. E ultimamente os balões são normais.

LINKS

REFERÊNCIAS

Notas de Rodapé

  1. Fabulosos X-Men Vol 4 #13
  2. Dinastia X Vo 1 5
  3. 3,0 3,1 Dinastia X #6
  4. X-Man # 14
  5. Dinastia X # 1
  6. Dinastia X #1
  7. X-Men: Legado #208
  8. Novos X-Men Vol 2 #46
  9. X-Man #14
  10. Cable # 30-31
Advertisement