Wiki X-Men Comics
Advertisement
Elixir (Joshua Foley) (Terra-616) Batalhas Galeria Armas Frases
Elixir
Arquivo:Joshua Foley (Earth-616) From Uncanny X-Men Vol 4 19 001.jpg
Galeria

Nome Real

Joshua Foley

Codinome(s)

Elixir, Bispo Negro

Primeira Aparição

Novos Mutantes Vol 2 5 (Novembro, 2003)

Apelidos

Josh

Familiares

Howard Foley (Pai Distante);
Grace Foley (Mãe Afastada);
Dois Irmãos Mais Velhos Sem Nome (Separados);
Dani Moonstar (Responsável Legal)

Nome Original

Elixir

Criadores

  • Nunzio DeFilippis,
  • Christina Weir,
  • Mark Robinson

Características

Espécie

Mutante

Olhos

Azuis

Cabelos

Loiros

Gênero

Masculino

Altura

1.75 m (5' 9")

Peso

71.21 kg (157 lbs)

Sua Pele Se Move Do Preto Para o Dourado, De Acordo Com A Função De Seus Poderes. Às Vezes Permanece "Em Tons Regulares".

Status

Identidade

Secreta

Cidadania

Americana, Krakoana

Status Atual

Solteiro

Ocupação

Aventureiro; Ex-Geneticista, Estudante

Educação

Alguns Do Ensino Médio E Aquisição Telepaticamente De Anatomia, Fisiologia e Biologia Humana Em Nível De Doutorado

Origem

Universo

Terra-616

Local de Nascimento

Flushing, Queens, Cidade de Nova York, Nova York

HISTÓRIA

Primeiros Anos

Josh era aquele garoto popular que caçoava dos esquisitos, principalmente de mutantes. Se afilia a uma nova versão dos Carniceiros, grupo de ciborgues arruaceiros liderados por Donald Pierce que alimentam idéias anti-mutantes. Josh resolve colaborar mas nega a por os implantes biônicos. No meio de sua primeira missão ele descobre que é mutante ao usar seu poder curativo tocando em um colega ferido. Durante a missão Pierce fere mortalmente Laurie Collins (futuramente conhecida como Feromona), Josh resolve salva-la com seu dom da cura, assumindo a todos seu poder mutante.

Academia X

É convidado por Danielle Moonstar a estudar no Instituto Xavier, ele nega. Mas sente o preconceito na pele ao ver que seus grandes amigos e sua família o rejeitaram ao descobrir que era mutante. E repensa na proposta.

Já no Instituto, foi humilhado ainda mais quando seus pais deram a custódia dele ao Instituto. Sensibilizada por Josh, Dani Moonstar assinou os papéis e aceitou ser sua guardiã legal, bem como sua conselheira na escola. Divide o quarto com David Alleyne que o odeia, porém aos poucos viram grandes amigos. Inicialmente ele era amigo de Julian Keller e dos demais membros da turma, mas após o incidente onde ele acordou Magma do coma e quase incinerou a ala médica, ambos ficaram em detenção, foi quando sua amizade começou a estremecer, isso porque Julian falou que Josh havia sido membro da “Última esperança da Humanidade” e que haviam sido eles que tinham atacado Magma.

Quando Rahne retornou à escola, Josh ficou atraído por ela e ajudou trazer Noriko Ashida à mansão. Consegue fazer com que Rahne voltasse a utilizar seus poderes mutantes, sem conseguir controlar seu impulso ela o atacou violentamente, e ele só foi salvo graças a Laurie, a Feromona. Foi ressuscitado graças aos choque de Noriko, e ao tentar curar-se algo estranho aconteceu: Sua pele se tornou dourada! Rahne virou instrutora da esquadrão dos Paragões.

Laurie e Josh iniciaram um namoro, entretanto, Joshua se encontrava as escondidas com Rahne. Kevin que também era apaixonado por Laurie, descobriu o relacionamento de Josh com a instrutora Rahne, contando tudo a Laurie, que terminou com Josh. Além de ser desprezado por seus colegas após esse incidente, Rahne pediu demissão como instrutora do Instituto e foi trabalhar na X-Factor Investigações. Laurie, para tentar causar ciumes em Josh, usa seus poderes em David Alleyne para ele a beijar. Elixir não conseguiu salvar o Estrela Polar (instrutor do Esquadrão Alfa) que estava gravemente ferido por um ataque do Wolverine.

Novos X-Men

Após o Dia-M, Josh consegue manter seus poderes mas o mesmo não acontece com a maioria dos estudantes, somente 27 dos 182 estudantes registrados no Instituto mantiveram seus poderes. Com a quantidade reduzida de alunos, não havia mais necessidades de tantos esquadrões, então foi promovido um batalha entre os estudantes ainda com poderes ativos para saber quem ia se tornar um Novo X-Men. Josh consegue entrar para a equipe. Colossus comenta que Josh poderia utilizar melhor seus poderes, e até de forma defensiva, mas curiosamente teve uma sequencia de insucessos na utilização do poder justo quando mais precisava.

Tentou curar o braço de sua ex, Feromona que foi deteriorado acidentalmente por Decompositor que tinha achado que tinha perdido os poderes. Também não conseguiu ajudar os estudantes que tinham perdido seus poderes e foram mortos pelos Purificadores e, para piorar, Laurie é morta com um tiro na cabeça na frente dele, também pelos purificadores, e Josh novamente não soube fazer nada.

Josh tentou matar um deles mas foi contido por Wolverine, embora Josh tenha invertido seu poder pela primeira vez e causado lesões e bolhas em Logan. Ao encontrar Stryker, o líder dos purificadores, sua pele dourada tornou-se toda preta, revertendo novamente seu poder, e o matou com o toque. Depois de tanta tragédia, entrou em um estado quase-catatônico. Ao se recuperar, tentou levar uma vida mais zen e ter mais controle de seu poder. Quando a Mansão é atacada por Hulk, Elixir usa o seu toque da morte novamente mas causa apenas algumas bolhas em Hulk.

Para ter um melhor controle, Elixir estava estudando sobre anatomia quando Anole diz que um X-Man não aprendia estudando. Sem que Fera percebesse, as irmãs Stepfords compartilham mentalmente com o Elixir todos os conhecimentos de genética, medicina e biologia dele. Logo depois, Elixir recupera a visão de David Alleyne que nunca mais precisará usar óculos. Logo, depois, Elixir ajuda David Alleyne novamente, quando teve o coração arrancado por Belasco, Elixir reconstrói o coração inteiro, utilizando os conhecimentos absorvidos do Fera antes mesmo de ocorrer algum dano cerebral em Alleyne.

Após salvar a vida de seu amigo, começou a meditar seriamente sobre seu dom da vida e da morte e a se excluir de todos.

Complexo de Messias

Elixir não quis ir com os Novos X-Men para Washington enfrentar os Purificadores afirmando que iria matar todos se fosse, e não queria isso. E assim ficou na mansão que foi destruída pelos Sentinelas, com o ataque, uma parede caiu por cima dele deixando-o em coma. Não podendo usar seus dons de curandeiro para salvar Satânico que voltou da missão contra os Purificadores gravemente ferido pela Lady Letal.

X-Force

Foi chamado para curar Lupina, e retirou a heroína que os Purificadores injetaram nela, além de regenerar seu joelho machucado pela bala de Matthew Risman, mas quando ela acordou ela o nocauteou e arrancou as asas de Anjo, quando ele tentou regenerar as asas de Warren não conseguiu, pois elas não eram orgânicas.

Depois do ataque aos Purificadores, Elixir sabendo da X-Force se amedrontar ao ouvir X-23 dizer que o único recurso tático de Ciclope seria matá-lo, ele e os membros da X-Force vão assistir um teste de como Lupina reagiria ao ver Anjo, ela enlouquece e parte para cima dele, mas eles estavam separados por uma parede de vidro, Anjo se torna Arcanjo e quebra a parede, Ciclope o manda longe e Elixir usa seus poderes para fazer Rahne dormir e a leva para um local seguro, logo depois, as Cucos estão no Ninho do Anjo a pedido de Elixir que queria se esquecer do que sabia sobre X-Force, mas acaba resolvido que ele se alie ao time. Quando a X-Force foi capturar o Vanisher, ele vai se teletransportando por todos os seus esconderijos no Japão, onde em cada um tinha um X-Man pronto para ferí-lo, ao chegar no quarto e último esconderijo, Elixir cura todos os ferimentos causados por Arcanjo, X-23 e Wolverine além de fazer um tumor inoperável no cérebro de Vanisher, assim o obrigando a ajudar a X-Force.

Guerra de Messias

Durante sua estadia no futuro, Elixir enfrentou Conflyto e, juntamente com a ajuda de Wolverine e Apache, conseguiu infectá-lo com câncer. No entanto, Conflyto telepaticamente forçou Elixir a curá-lo, desfazendo a maior parte do dano. Após a batalha com Conflyto, ele e o resto da X-Force foram levados de volta ao presente. Ele, Wolverine e Arcanjo correram para a ONU para salvar Faísca e Satânico. Elixir curou seus dois amigos, mas como resultado de curá-los, combinado com o esforço da viagem no tempo, Elixir entrou em estado de coma.

Necrosha

A X-Force foi para Genosha para tirar Selene e seu círculo interno. Em Genosha, Elixir enfrentou Decompositor em uma luta até a morte. Decompositor exclamou que ele mataria Josh por não proteger Laurie, que só o próprio Kevin poderia tê-la salvo e ele foi o único a amá-la. Elixir mudou para sua forma negra, disse Kevin ele sempre amou Laurie, então reverteu os efeitos do Decompositor, transformando Kevin pó.

Elixir foi transferido para Utopia onde esteve sob os cuidados do Dr. Nêmesis. Lá, ele foi revivido pela deusa nórdica da morte Hela, a pedido de Hrimhari, para que ele pudesse salvar Lupina e sua criança que estava pra nascer. Elixir foi capaz de salvá-la, transferindo algum do poder de seu bebê para fortalecer o corpo de Lupina para suportar o embrião Asgarndiano crescendo dentro dela.

Utopianos

Algum tempo depois, Elixir fazia parte dos Utopianos, um grupo de mutantes que habitavam as ruínas da ilha.

Os X-Men foram contatados por S.H.I.E.L.D. para investigar a ilha depois que uma equipe de reconhecimento desapareceu. Os X-Men se teletransportaram para a ilha e inicialmente envolveram os Utopianos. Depois de conversar e descobrir que os Utopianos não queriam nada além de estarem seguros e imperturbáveis, os X-Men ofereceram a eles um lugar na Nova Escola Charles Xavier, que eles aceitaram com prazer.

Morte e Ressurreição

Vários meses depois, Joshua foi recebido em uma igreja, onde trabalhou como ajudante para descobrir quem ele era. Quando os Cavaleiros da Tempestade começaram uma cruzada contra curandeiros mutantes, os X-Men de Magneto o identificaram como um alvo em potencial de alto risco e tentaram convencê-lo a sair com eles. Antes que eles pudessem terminar de conversar com ele, a igreja foi atacada pelos Cavaleiros da Tempestade. Vários amigos de Joshua foram mortos no jardim da frente, levando-o a sair do prédio e ressuscitá-los em pânico. Enquanto ele os trazia de volta à vida, Elixir foi atacado.

Por causa da natureza dos poderes de Josh, no entanto, ele não permaneceu morto por muito tempo, se regenerando em seu túmulo antes de voltar para Genosha. Emocional e mentalmente instável como resultado de suas experiências, ele testou seus poderes em expansão torturando os Cavaleiros da Tempestade, ressuscitando-os e matando-os repetidamente. Magneto e sua equipe descobriram sua sobrevivência e o rastrearam, levando-o a um dos centros médicos onde mutantes estavam sendo tratados para Varíola-M. Josh foi capaz de curar completamente os mutantes lá, mas a pressa de destruir a doença que o devastou o levou a quase drenar a vida do pessoal médico humano, e depois dos X-Men quando tentaram detê-lo. Felizmente eles foram capazes de alcançá-lo e detê-lo. Josh foi levado para o retiro de Xorn, na esperança de que o mutante pudesse ajudar Josh a lidar com as tragédias e ganhar o controle de seus poderes.

Quando uma cabala formada por Destrutor, Emma Frost, Senhora Sinistra e Bastion espalhou o vírus que concede poder ao Vinhamãe em escala global para criar um crescimento repentino de mutantes em todo o mundo, Magneto pediu a ajuda do Elixir para patrulhar todas as zonas de impacto do Vinhamãe e reverter sua efeitos Josh foi posteriormente levado à base da cabala, onde neutralizou todas as amostras do soro de Vinhamãe. Não muito tempo depois, Magneto decidiu retornar à sua metodologia implacável anterior para garantir a sobrevivência do mutante. Como parte dessa abordagem, ele estabeleceu uma nova Irmandade de Mutantes, e Elixir era um de seus membros.

Clube do Inferno

Algum tempo depois, Elixir tornou-se membro do novo Clube do Inferno de Emma Frost. Enquanto Joshua esperava do lado de fora de uma loja de roupas com Vanisher, eles estavam cercados pelo general Callahan e soldados do Gabinete de Emergência Nacional. Emma saiu da loja com Medula enquanto Callahan segurava Josh e Vanisher à mão armada. Ele conversou com Frost sobre não adiar o fim do acordo. Isso levou Vanisher a ser baleado por uma bala cheia de soro de cura criado pela Besta. O corpo de Vanisher se transformou em uma substância gosma, enquanto Elixir tentava tudo o que podia com suas habilidades de cura, mas elas não eram fortes o suficiente para salvá-lo.

Elixir trouxe uma nota e algumas flores de Callahan para Emma agradecendo por localizar Cassandra Nova para elas. Josh perguntou a ela por que ela estava ajudando o general a caçar sua própria espécie, mas Emma respondeu que não gostava disso e quando chegasse a hora de Callahan entender o que estava por vir. De repente, Emma disse a Elixir para pegar Medula quando eles estavam prestes a partir. Josh ficou do lado de fora de uma lanchonete enquanto Emma conversava com um Ciclope revivido que não sabia que Emma estava lá porque ela se escondia dele.

Elixir foi visto em seguida na garagem do Clube do Inferno quando Mística, disfarçada de Capitão América, trouxe um Senhor Sinistro capturado lá. Enquanto houve uma pequena conversa entre o grupo, Elixir olhou para notar Wolverine e Kwannon parecendo terminar a festa.

Dinastia X

Após a fundação de um estado-nação soberana em Krakoa, pelas mãos de Charles Xavier e seus aliados, Elixir tornou-se membro dos Cinco, um grupo de mutantes capazes de combinar seus poderes em um processo de ressurreição. Os Cinco juntos foram capazes de criar novos corpos clonados para os mutantes falecidos, restaurando seus corpos, seus poderes e suas memórias como estavam no momento de suas mortes. Os Cinco foram considerados algo sagrado para ser estimado.

Xavier encarregou os Cinco de ressuscitar Garota Marvel, Ciclope, Escalpo, Arcanjo, Suplício, Mística, Wolverine e Noturno, que morreram parando a criação de Nimrod. Os Cinco haviam ressuscitado outros mutantes falecidos há muito tempo, como Banshee, Sophie e Esme Cuckoo. [1]

PODERES E HABILIDADES

Poderes

Elixir é um Mutante Da Classe Ômega, [2] [3] [4] [5] e um Corretores De Nível Ômega , [6] com capacidade de cura Classe Ômega . [7] Ele foi declarado uma Ameaça Geral pela UNI, na época do Dia-M, [8], mas foi sinalizado em laranja e supostamente reclassificado pela UNI depois que ele usou seus poderes ofensivamente.

  • 'Bioquinesia:' Elixir é capaz de controlar a estrutura biológica do corpo dele e de outras pessoas até o nível genético. [2] Ele pode produzir energia biomolecular à vontade para afetar matéria orgânica que ele toca. Isso permite que ele cure os danos físicos causados ​​ao corpo ou aos corpos de outras pessoas, reative habilidades mutantes suprimidas, repare funções cerebrais e altere a composição de suas próprias moléculas de certas maneiras. Devido ao seu controle sobre sua própria biologia, o Elixir provou ser muito difícil de tratar medicamente. Ele geralmente desmaia depois de empurrar seus poderes muito longe e permanece em coma por algum tempo. Nemesis adivinhou que, durante esses tempos, seu DNA se reinicia. [9] Elixir estava assustado, porque ele apenas "arranhou a superfície" do que ele pode fazer, [10] e acabou sendo verdade, pois suas habilidades evoluíram gradualmente de curar arranhões simples para curar simultaneamente dezenas de pessoas, ressuscitando a si e a outras pessoas, manipulando a força da vida, etc. [11] No início, ele precisou tocar em seus alvos para curá-los/matá-los, mas depois aprendeu a usar poderes em vários alvos ao mesmo tempo, sem tocá-los.
    • Cura: No começo, ele era capaz de curar com base, tendo curado com sucesso ossos quebrados, queimaduras graves e até uma facada mortal no peito. Depois de obter o conhecimento de Fera de anatomia humana, fisiologia e biologia, Elixir demonstrou um domínio cada vez maior de seus poderes: renovando o coração de Prodígio, sedando uma Lupina enfurecida e limpando seu corpo de drogas, curando X-23 do Vírus Legado, etc. Antes de sua morte, ele não foi capaz de curar a Varíola-M, mas após o renascimento, ele simultaneamente curou vários mutantes. Josh também afirmou que ele pode queimar Sangria do corpo de Monet e curar Dentes-de-Sabre do efeito inversão.
      • Regeneração instantânea: Após o renascimento, Josh aprendeu a se curar quase assim que se machucou.
      • Ressurreição: Elixir pode trazer pessoas de volta dos mortos. Essa habilidade se expandiu radicalmente desde seu renascimento, a ponto de Josh poder afetar 16 milhões de mutantes falecidos em Genosha de uma só vez e, embora rapidamente o esgotasse, ele desmaiou, especularam Monet e Magneto, que Elixir era totalmente capaz de ressuscitar todos eles.
        • Imortalidade Virtual: Embora Josh possa morrer, ele é capaz de ressuscitar a si mesmo.
    • Manipulação da Força da Vida: No início, Josh só possuía a capacidade de detectar as forças da vida, como quando ele era capaz de sentir Mark Sheppard morrendo, sentindo sua vida sangrando fora dele. Mais tarde, ele aprendeu a transferir a força da vida de uma pessoa para outra, como fez com Lupina e seu filho. Após o renascimento, Josh demonstrou a capacidade de controlar, manipular e absorver as forças vitais de outras criaturas vivas.
    • Detecção genética: Josh é capaz de detectar anormalidades nos seres vivos: ele detectou células tecno-orgânicas no corpo de Angel, detectou Sangria no corpo de Monet, e até sentiu o efeito da inversão mágica em Dentes-de-Sabre. Quando Josh começou a curar a M-Pox, sentiu que a doença tinha medo dele.
    • Toque Mortal: Ele pode usar seus poderes para prejudicar os outros, causar diferentes tipos de doenças, inchaços maciços e falência de órgãos. Ele conseguiu matar Stryker apenas tocando nele por alguns segundos, prejudicando mortalmente o poderoso demônio Belasco, e quase instantaneamente aniquilar Decompositor.Seu controle sobre suas habilidades agora é tão refinado que ele foi capaz de não apenas dar um tumor no cérebro Vanisher enquanto curava seus ferimentos, mas até transformá-lo em o logotipo dos X-Men. Assim como suas habilidades de cura, a capacidade de Josh de infligir dano também se expandiu após o renascimento e agora ele é capaz de causar danos mortais a pessoas com regeneração rápida e invulnerabilidade, a única razão pela qual eles não morreram é porque ele parou no tempo e reverteu o processo.
  • Pele dicromatimórfica: Depois que Elixir usou seus poderes mutantes para se curar, sua pele ficou dourada. Isso provavelmente se deve ao fato de Elixir ativar uma Mutação Secundária em si mesmo. [12] A pele de Elixir normalmente permanece dourada, mas se ele usa seus poderes para danificar ou matar sua pele, fica metálico profundamente preto, [13] e Prodígio teorizou que também foi alterada a química de seu cérebro. [14] Parece ser uma reação completamente involuntária, e foi afirmado que o Elixir tem dificuldade em converter do preto para o dourado.

Habilidades

Devido à transferência de dados psíquicos pelas Stepford Cuckoos usando o conhecimento de Fera, Elixir agora possui um entendimento genial da anatomia humana, fisiologia e biologia.

Fraquezas

  • Limitação de Poder: Usar seus poderes para feitos extremos de manipulação biológica pode desgastar seu corpo, causando o colapso dele. Houve também algumas vezes em que seus poderes não afetaram ou afetaram temporariamente seus inimigos, como Belasco, [15], Sifão, e Hulk.
  • Doença Mental: Após sua morte nas mãos dos Cavaleiros da Tempestade e depois da auto-ressurreição, Josh se tornou perigosamente emocionalmente instável. Tentativas de utilizar suas habilidades de cura sob a direção de Magneto para curar mutantes afetados por Veríola-M resultaram em um ataque de loucura a outros ao seu redor com seu toque de morte, ferindo gravemente e quase matando várias pessoas inocentes antes que ele pudesse ser subjugado.

Nível de Força

  • Média Humana.

Personalidade

Aparência

NOTAS

  • Elixir, Definição: É um preparado farmacêutico com um ingrediente ativo que é dissolvido numa solução que contenha alguma porcentagem de álcool etílico. Deve ser ingerido por via oral. São açucarados ou glicerinados, contendo substâncias aromáticas e as bases medicamentosas. A Pedra Filosofal, objeto de desejo dos alquimistas, teoricamente seria capaz de transformar metais inferiores em ouro, além de ser um dos sintetizadores do Elixir da Longa Vida, também conhecido como ouro potável. Segundo os alquimistas europeus, o elixir poderia prolongar a vida somente até que um acidente os matasse, ou seja, não é um elixir da imortalidade o protege apenas de morte natural.
  • Elixir 2099: Muito antes de criarem o Elixir, já tinham inventado um personagem mutante com poderes bem parecidos. Ele era Xi’an Chi Xan, o líder dos X-Men no ano de 2099. Ele possuía o toque de cura e depois adquiriu um toque da morte.

LINKS

REFERÊNCIAS

Notas de Rodapé

  1. Dinastia X #1
  2. 2,0 2,1 Novos Mutantes Vol 2 #12
  3. X-Men: Os 198 #1
  4. Fabulosos X-Men Anual Vol 4 #1
  5. Dinastia X #1
  6. Novo Anuário dos X-Men Especial #1
  7. Novos X-Men Vol 2 #1
  8. X-Men: Os 198 arquivos nº 1
  9. X-Force Vol 3 #18
  10. Fabulosos X-Men Vol 4 #2
  11. Fabulosos X- Men Anual Vol 4 #1
  12. Novose Mutants Vol 2 #12
  13. Novos X-Men Vol 2 #27
  14. Novos X-Men Vol 2 #28
  15. Novos X-Men Vol 2 #41
Advertisement