Wiki X-Men Comics
Advertisement
Dinamite (Tabitha Smith) (Terra-616) Batalhas Galeria Armas Frases
Dinamite
Dinamita (Tabitha Smith) (Terra-616) da Capa de New Mutants Vol 4 4.jpg
Galeria

Nome Real

Tabitha Smith

Codinome(s)

Boom-Boom, Dinamite, Fusão, Foguete, Mutóide #35, Doutora Madame Nico glicerina

Primeira Aparição

Guerras Secretas II Vol 1 5 (novembro, 1985)

Apelidos

Tabby, Tab, Meltdown,

Familiares

Marty Smith (pai),
Amanda "Mandy" Smith (mãe),
Wanda Jo Bialowsky (madrastra)

Nome Original

Boomer; Boom-Boom

Criadores

  • Jim Shooter,
  • Al Milgrom

Características

Espécie

mutantes

Olhos

azúis

Cabelos

loiro

Gênero

feminino

Altura

1,67 m

Peso

55 kg

Status

Identidade

secreta

Cidadania

americana

Status Atual

solteira, ativa

Ocupação

Aventureira, ex-aluna, ladra, membro do S.I.L.Ê.N.C.I.O.

Educação

Origem

Universo

Terra-616

Local de Nascimento

Roanoke, Virginia, EUA

HISTÓRIA

Origem

Tabitha vivia em um trailer em Jonestown, Pensilvania. Acreditava que sua mãe estava morta e vivia com o pai bêbado e desempregado, e piorou ainda mais quando seu poder mutante surgiu aos 13 anos. Seu pai tinha vergonha da filha mutante, era vitima de maus tratos físicos até que fugiu e passou a morar na rua. Ela nunca comenta do incidente que a afugentou deste lugar. Tabitha conheceu o poderoso Beyonder quando ele veio a Terra promover a segunda Guerra Secreta.

Morando na rua, Tabitha é aliciada pelo mutante Vanisher que ensinava garotos de rua a roubar carteiras cobrando uma porcentagem de tudo que elas conseguiam. Os trombanhas eram conhecidos como Anjos Caídos. Cansada de ser exlorada, Tabitha chama o X-Factor (que possuia a mesma formação da equipe original dos X-Men.) para detê-lo, assustado, Vanisher prefere sumir e deixar Dinamite livre.

Novos Exterminadores

O X-Factor fingia ser uma equipe caçadora de mutantes mas, na verdade, ajudavam secretamente os de sua espécie. Tabitha passou a morar com a equipe e lá tinham outros mutantes adolescentes que juntos formavam a equipe trainee conhecida como Novos Exterminadores. Um de seus colegas de equipe era Rictor, que inicialmente tinha um grande interesse nela mas dinamite só o rejeitava. Quando Nova Iorque foi invadida por demônios do Limbo, os Novos Exterminadores interviram e conheceram os Novos Mutantes durante a batalha, as duas equipes ficaram muito amigas mas Dinamite não gostava muito deles inicialmente por achá-los muito caretas.

Novos Mutantes

Os Novos Mutantes tinham acabado de perder a liderança de Magneto e foram atrás do X-Factor para abrigá-los em sua Nave, assim Novos Mutantes e Novos Exterminadores se tornam uma equipe só e juntos tiveram aventuras em Asgard, contra a Força Federal entre outras. Mesmo o rejeitando sempre, ficou magoada quando viu o interesse que Rictor tinha por Lupina.

Outro pretendente que Dinamite rejeitava era o tímido Míssil pois o considerava caipira demais mas, quando Míssil beijou a vilã Dragonesa durante uma batalha, a ciumenta Dinamite o beija também. Tabitha e Míssil logo começam a namorar.

Dinamite e outros integrantes das equipes X foram capturados pelos magistrados de Genosha liderados por Cameron Hodge. Logo de primeira, Dinamite não se entende com Jubileu já que ambas possuem personalidades, literalmente, explosivas.

X-Force

Dinamite se encarregou em desenhar os novos uniformes quando Cable transformou os Novos Mutantes em X-Force. A equipe teve uma grande reformulação com a entrada de Novos Integrantes com Siryn, Apache, Shattestar e Feral. Dinamite e Míssil entram em acordo que continuariam a seguir Cable mas sem nunca esquecer o sonho que seguiam anteriormente, de coexistência entre humanos e mutantes.

Em uma batalha contra a Frente de Libertação Mutante, Dinamite tem a mandíbula fraturada por um chute de sua antiga colega, Skids. Por causa disso, Tabitha teve que usar um aparelho que imobilizava sua mandíbula.Quando Míssil foi chamado para ser um X-Man, Tabitha começou a se sentir muito solitária não tendo mais seu namorado tão presente. Apesar de ambos estarem na Mansão Xavier, a dedicação que ele precisava ter como X-Man o impedia de dar tanta atenção a ela. Paralelamente Passou a cuidar de Dentes-de-Sabre que, após ter sido gravemente ferido por Wolverine, perdeu toda a consciência de quem era e agia como um pacato felino assustado. Tabitha começou a se dedicar a Dentes-de-Sabre como se fosse um bicho de estimação indefeso levando pote de leite para o Dentes.

Tabitha insistia em acreditar que Dentes tinha deixado definitivamente de ser o genocida de outrora apesar da X-Force, Sam e até Xavier a repreenderem e a proibirem de visita-lo pelo perigo que isso podia significar.

Mas cuidar Dentes de Sabre significava muito para ela: Dinamite nunca teve muito carinho, nem de seu pai nem de ninguém, sempre sofreu com o abandono e se sentiu desolada de ser obrigada pelos colegas de equipe a fazer o mesmo com Dentes. Por causa disso, tentou resgatar o seu passado visitando seu pai. Conversou com ele e descobriu que sua mãe não tinha morrido e sim tinha abandonado os dois. Mas por azar, o mutante Holocausto estava em seu encalço para captura-la e explodiu sua casa, este ataque feriu gravemente seu pai. Aos poucos, Dentes-de-sabre foi recuperando a sua memória e esperou o momento oportuno para ataca-la. Psylocke tentou protegê-la e saiu gravemente ferida do confronto. Creed foge.

Fusão

Atacada por Dentes de sabre, se sentindo abandonada pelo namorado e se sentindo culpada pelo estado terminal de seu pai, Tabitha não se desanimou: Decidiu mudar de vida, cortou os cabelos ainda mais curtos, mudou de uniforme e de codinome. Mudanças externas para pontuar as mudanças internas. Com isso, ela parou de lamentar por sua vida e passou a ser muito mais fria. Na primeira missão depois da mudança de nome, Fusão quase mata Blob fazendo ele engolir uma poderosa bomba criada por ela, suas amigas Dominó e Siryn ficam preocupadas com esse lado de Dinamite.

Tabitha acha Mancha Solar muito mais interessante depois que ele perde toda a sua herança milionária, os dois estavam dançando juntos quando se beijam mas Míssil aparece justo durante o beijo de sua namorada e seu melhor amigo.

Quando Peter Wisdom assumiu a liderança da X-force, ele os introduziu ao mundo das operações secretas. Descobriram um grande complexo subterrâneo onde a irmã de Wisdom, Romany, estava infectando pessoas com DNA alienígena para alterar a raça humana. Na batalha final, a X-Force destruiu o complexo alienígena e foi dada como morta.

Submundo

Quando Cable descobriu indícios sobre a existência de um programa da Arma X, destinado a usar mutantes para caçar e internar outros mutantes, ele criou uma organização para investigar o programa e seu campo de internação, a Terra do Nunca. Ele nomeou a organização de Submundo e convidou Dinamite para fazer parte do seu grupo de elite, que mais tarde recebeu o reforço do agente da Arma X, Brent Jackson, que organizara um golpe contra o Diretor do projeto, formando sua própria equipe composta por “Washout”, Medula, Selvagem e Sauron. Jackson traiu a equipe de Cable depois que seus planos deram certo, apagando suas memórias sobre o evento.

X-Force

Cable tomou conhecimento sobre uma criatura conhecida como Skornn, que representava uma ameaça de nível global. Assim Cable reuniu novamente a X-Force, e Dinamite mais uma vez se fez presente. Em uma batalha, ela e Shatterstar combinaram seus poderes; ela canalizou uma de suas bombas na espada de Benjamin, permitindo-o derrotar um forte oponente.

Depois de Skornn também ser derrotado (Não publicado no Brasil), alguns membros da X-Force permaceram juntos, ajudando Cable em Providência. Mais tarde, ela ajudou o grupo a atacar o quarel-general do Caixa Preta.

Nova Onda

Tabby, juntamente com Monica Rambeau (Fóton, ex-líder dos Vingadores), Aaron Stack (Homem Máquina), Elsa Bloodstone e O Capitão, foi recrutada por uma organização chamada Ó.D.I.O (Órgão de Destruição dos Inimigos da Ordem) para servir na Nova Onda, uma equipe supostamente de combate ao terrorismo.

Porém Tabby descobriu que o Ó.D.I.O e sua agência correlata, a Corporação Além®, estavam sendo financiadas pelo S.I.L.Ê.N.C.I.O, uma organização terrorista, e que o plano de marketing da Corporação Além® envolvia testar armas de destruição em massa em solo estadunidense, e a equipe se rebelou e fugiu.

Entre os inimigos enfrentados, encontram-se Fing Fang Foom, Homens-brócolis, Acéfalos e Stephen Hawkings mutantes.

Ela foi essencial para a derrocada do S.I.L.Ê.N.C.I.O. quando a Nova Onda enfrentou o Homem Fuleiro, segundo ele mesmo, o ser mais poderoso do Universo Marvel, triste por ter salvado a Terra várias vezes e ninguém nunca ter notado. Ele atacou a equipe com um poder de controle de mente, que não funcionou em Tabby, afinal, ela não tem uma.

Destino Manifesto

Tabitha se mudou com o resto dos X-Men para São Francisco, e retomou usando o codinome Boom-Boom. Em uma série de compras, ela encontrou Nuwa causando estragos na cena comercial local. Depois de pesquisar a fraqueza de Nuwa, Tabitha derrotou seu novo inimigo.

Rainha Leprosa

Tabitha foi posteriormente sequestrada por extremistas anti-mutantes, a Liga Sapien, ao lado de Faísca e Satânico. Tabitha foi mantida refém pela líder, a Rainha Leprosa, quando a força de ataque mutante X-Force invadiu sua sede buscando os mutantes perdidos. Quando X-Force foi transportada à força para o futuro por Ciclope, a Rainha Leprosa, com raiva de não ser morto pela equipe, atirou Tabitha na cabeça. Chegando apenas antes do tiro, o X-23 conseguiu evitar a morte de Tabitha ao disparar a Rainha Leprosa.

Cable e a X-Force

Boom-Boom ajudou mais tarde o sua antiga companheira de equipe Dominó na X-Force em sua infiltração de uma base da S.W.O.R.D. .

Utopianos

Algum tempo após o conflito entre os Vingadores contra os X-Men, após que Utopia foi abandonada, Boom-Boom formou parte dos Utopianos, um grupo de mutantes que começaram a habitar as ruínas da ilha.

Os X-Men foram alcançados por S.H.I.E.L.D. para investigar a ilha depois que uma equipe de reconciliação faltou. Os X-Men teletransportados para a ilha e inicialmente contrataram as utopias. Depois de falar e descobrir que os utopianos não queriam nada além de estarem seguros e sem perturbações, os X-Men ofereceram-lhes um lugar na Nova Escola Charles Xavier, que aceitaram de bom grado.

PODERES E HABILIDADES

Poderes

  • Gerar bombas de energia que explodem com um comando mental.

Habilidades

Fraquezas

Nível de Força

Personalidade

  • Crítica, revoltada, se faz de durona para esconder o seu lado sensível e carente.
  • Adorava fliperamas, adora moda.

Aparência

Loira, incialmente era bem magra.

NOTAS

  • Em outras línguas: Seu nome nas revistas de língua espanhola é Bum-Bum
  • A procura de um namorado: Tabitha, em uma curta e divertida história sem compromisso pede para o escritor/ilustrador um namorado, ele desenha alguns dos principais personagens da Marvel marcando um encontro com ela, mas ela rejeita todos (ou quase todos) Abaixo temos os personagens que ela rejeitou e seus respectivos motivos:

Homem Aranha (comprometido), Capitão América (muito americano), Justiceiro (muito machão), Namor (muito narcisista), Wolverine (muito selvagem), Hulk (precisa dizer?), Doutor Destino(muito medieval), Doutor Octopus (precisa MESMO dizer?), Demolidor (muito sério) e Franklin Richards (Desse ela gostou, e falou que valia a pena esperar alguns anos até ele crescer.)

  • A Dinamite de Warren Ellis: Nova Onda é uma revista bem humorada escrita por Warren Ellis e que pertence a cronologia, porém não deve ser levado (literalmente) a sério por ser uma revista de humor e, principalmente, por ser do Ellis. Ellis a retrata mais fútil, burra e oferecida que normalmente faziam.

Dentre outras coisas, descobrimos que ela não sabe escrever o próprio nome, que Cable costumava chama-la de “X-Biscate”, que tem má fama na comunidade super-heróica por dormir com qualquer um, e comenta no celular sobre transar com desconhecidos.

Para completar, quando o Homem Fuleiro atacou a equipe com um poder de controle de mente, não funcionou em Tabby por ela não ter uma.

Essas informações à principio não vão constar na info da personagem, a não ser caso sejam confirmadas posteriormente.

LINKS

REFERÊNCIAS

Notas de Rodapé

Advertisement