FANDOM

Cifra (Douglas Ramsey) (Terra-616) Batalhas Galeria Armas Frases
Cifra
Douglas Ramsey (Earth-616) from All-New X-Factor Vol 1 16 0001
Galeria

Nome Real

Douglas "Doug" Aaron Ramsey

Codinome(s)

Cifra, Douglock

Primeira Aparição

Novos Mutantes Vol 1 13 (março, 1984)

Apelidos

Relacionados

Philip Ramsey (pai);
Sheila Ramsey (mãe)

Nome Original

Cypher

Criadores

Características

Espécie

mutante, revivido via Vírus Tecno-orgânico

Olhos

azúis

Cabelos

loiro

Gênero

masculino

Altura

1,79 m

Peso

68 kg

Acessórios

Status

Identidade

secreta

Cidadania

americano

Status Atual

solteiro

Ocupação

aventureiro, estudante formado

Educação

cursos no Instituto Xavier Para Jovens Superdotados

Origem

Universo

Terra-616

Local de Nascimento

HISTÓRIAEditar

OrigemEditar

Doug era uma gênio da informática e conhece Kitty Pryde, garota de mesma idade e que se equivale em intelecto e gosto por computadores. Eles se tornam grandes amigos, causado ciúmes ao namorado de Kitty, Colossus. Que sabe que nunca terá essa interação por ser apenas um camponês. Doug consegue uma entrevista na academia Massachusets, sem saber que este é o colégio da perversa Rainha Branca, ao dizer isso para Kitty ela começa a suspeitar de que Doug também é um mutante. Kitty vai junto mas acaba sendo capturada, os Novos Mutantes vão resgatá-la resultando numa batalha entre Satânicos e Novos Mutantes. E Doug, confuso sem entender o que houve, decidiu sair da escola Masschusets.

Ele não sabia que estava cercado de mutantes até se deparar com Míssil usando seus poderes e lhe contou toda a verdade sobre a Escola Xavier e seus integrantes. Descobriu escondido na Sala de Perigo o alienígena tecnorgânico Warlock e usou sua habilidades para programar a sala de perigo para criar imagens e entrar em contato com o alienígena.

O alienígena correspondeu e falou sobre ele. Assim, no mesmo dia, Doug (utilizando o codinome Cifra) e Warlock entra para os Novos Mutantes.

Novos MutantesEditar

Cifra salva os Novos Mutantes e Psylocke de Mojo e se sente atraído pela inglesa. Seus talentos linguísticos ajudavam bastante a equipe como quando encontraram Legião, o poderoso e esquizofrênico filho de Charles Xavier, suas habilidades foi essencial para se comunicar com as personalidades. Mas geralmente se achava inútil como um Novo Mutante pelo seu poder não ser físico.

Emma Frost dá uma festa de dança para Satânicos e Novos Mutantes. Alguns membros de ambos os grupos fazem amizades como Lupina e Olhos de Gato, mas Roleta não consegue esconder sua sede de vingança, seduz Cifra e faz acreditar que estava com sorte até ele perceber que está sendo manipulado, e assim a festa encerra com um novo conflito entre as equipes.

Seu sentimento de inadequação foi reforçado quando foram abduzidos pela asgardiana Encantor. Doug foi incapaz de se defender sozinho contra a força super-humana dos asgardianos. Foi escravizado e forçado a trabalhar como ajudante de cozinheiro até que foi salvo por Warlock.

Foi nessa aventura que Cifra e Warlock se mesclaram pela primeira vez, correndo o risco de se infectar com vírus technorganico de Warlock, risco esse que correu pelo menos umas 3 vezes. Cifra começa a ter um interesse romântico pela tímida Lupina, que retribui o sentimento. A amizade entre eles iria atingir outros patamares quando a tragédia aconteceu.

MorteEditar

Escondidos de Magneto se envolveram em uma batalha com um cientista louco, o Animador e o grupo de ódio aos mutantes, A Direita. Cifra salvou Rahne ao empurrá-la quando Animador disparou contra ela, sendo ele próprio atingido. Doug morreu sem que os outros sequer o notassem durante a luta.

Consequencias da MorteEditar

Houve uma grande comoção na equipe principalmente de Lupina, que sofreu muito com a perda. Warlock não conseguia entender bem o conceito de morte e perda e acreditava que ele poderia voltar a qualquer momento a ponto de desenterrar o corpo. Magneto, que era o tutor dos Novos Mutantes, penou por estar nessa situação difícil de morte de um dos alunos e passou a descontar nos alunos restantes. A morte de Doug, somada a suposta morte dos X-Men, resultou num grande amadurecimento da equipe e na escolha de uniformes personalizados, representando a maturidade da equipe.

Anos depois, Warlock retorna dizendo ser Douglock, a mescla dele com Doug Ramsey, o Cifra. Depois de um tempo, Kitty vai tirar a limpo essa história e entra no tumulo de Doug para conferir. Seu corpo ainda se encontrava lá, contradizendo Warlock.

Necrosha/RetornoEditar

Cifra foi ressuscitado pela Selene – que está erguendo um exército de mortos - com o Vírus Tecno-Orgânico (T-O), e deu a ele uma missão específica: Matar sua neta Magma.

Utilizado para ler as fraquezas da arquitetura da ilha Utopia, liderou os Satânicos debaixo d’água e, quando eles chegaram secretamente em Utopia, usou seu poder para decodificar os sistemas de segurança. Observava a equipe dos Novos Mutantes enquanto Warlock tinha descoberto o túmulo vazio de Doug, e tentou fazer contato.

Doug entrou no quarto de Magma através da janela e consegue ferir criticamente seu alvo, ele é impedido de terminar seu trabalho por seus antigos companheiros Novos Mutantes. O choque ao verem Doug vivo acabou quando viram o corpo de Magma. Eles rapidamente atacam. No entanto, Doug agora com sua nova capacidade de traduzir a linguagem corporal evitou os ataques e foi capaz de derrotar rapidamente os outros até Karma assumir o controle de seus corpos. Sua influência fez com que ele não fosse mais capaz de ler as suas ações, perdendo a vantagem.

Doug foi jogado para fora da janela. No entanto, Warlock chega, procurando seu melhor amigo reanimado. Doug demonstra que não deixará que nada impeça de completar sua missão, decapitando Warlock.

Mas antes de ser atacado por Cifra, Warlock se certificou de infecta-lo com um vírus, esse virus começou a enfrentar o vírus de Selene. O controlador do vírus, Eli Bard, ao primeiro sinal de perda de controle sobre Doug, enviou os Satânicos para buscá-lo. Tarô mantém os Novos Mutantes confusos por tempo suficiente para levar Doug. Míssil, Illyana e Karma voltaram para ajudar a Doug enquanto o restante da equipe socorre Magma.

A luta com os Satânicos termina quando Warlock se recupera da decaptação e convoca dois mísseis militares de seu planeta e usa para atacar os Satânicos. Illyana passou a sua espada para Warlock, que então ele encrava a espada em Doug. A capacidade da espada para erradicar todas as magias e formas de controle externo interrompeu o controle que Eli Bard tinha sobre Doug. Pela primeira vez desde que ele tinha sido trazido de volta à vida, Doug estava livre para agir como quisesse. Ele finalmente entendeu que língua ele estava, os Novos Mutantes era a sua linguagem.

Essência do MedoEditar

Quando Kuurth atacou São Francisco, Ciclope enviou Dani Moonstar para se encontrar com a deusa da morte de Asgard, Hela, na esperança de que ela possa explicar o que acontece. No entanto, no caminho para Las Vegas, Dani foi movido à força para Hel.

Descobrindo que Dani se foi, os Novos Mutantes procuraram a ajuda de Magia e ela explicou a eles, o que aconteceu com Dani e disse a Cifra como ele poderia trazer a equipe para ela. No entanto, Doug cometeu um erro ortográfico e, em vez de Hel, teletransportou a equipe para um Inferno onde conheceram Mephisto. Mephisto ofereceu um acordo aos Novos Mutantes, ele os enviaria para fora do Inferno, e até mesmo os teletranspor diretamente para o domínio da Hela, em troca de um encontro com o Magma. Amara concordou, e Mephisto teletransportou o time para Hel, onde quase imediatamente entraram em confronto com o Draumar. Para assustá-los e vencê-los, Hela mostrou as lembranças do Draumar Nate sobre sua vida e um mundo sobre o qual eles não sabiam nada. Depois que Draumar foi embora, o time voltou para a Utopia.

PODERES E HABILIDADESEditar

PoderesEditar

  • Tradução Omnilingue: Cifra é um hiper-linguista, e tem uma instalação sobre-humana para traduzir qualquer idioma, falado ou escrito, humano ou de origem extraterrestre. Sua habilidade sobre-humana também se estende à sua ótima facilidade na decifração de códigos e linguagens de computador, além de entender intenções ocultas e linguagem corporal. As habilidades de Cifra são tais que ele já foi capaz de fazer grandes progressos na tradução da linguagem escrita de uma raça extraterrestre em questão de minutos. O talento mutante de Cifra para a tradução difere da habilidade de tradução de um ser humano que é um gênio neste campo, mas não um mutante, possui, mesmo que ambas as pessoas possam alcançar os mesmos resultados com qualquer problema de tradução. O talento mutante de Cifra é intuitivo, que funciona em um nível subconsciente, enquanto outros terão que elaborar uma tradução conscientemente, passo a passo. Em vez de resolver o problema passo a passo, em sua mente consciente, Cifra resolve inconscientemente o problema. Portanto, Cifra pode alcançar a solução correta por meio do que parece ser saltos de lógica, e ele mesmo pode não estar conscientemente consciente de todo o processo pelo qual ele alcança a resposta correta.
    • Seu retorno recente da morte ampliou anormalmente sua perspectiva. Tudo o que ele vê agora é interpretado como informação, tudo é linguagem para ele agora. Ele pode ler o fluxo de informações dos componentes tecnológicos que emitam tais.

HabilidadesEditar

  • Treinamento no combate corpo-a-corpo: Desde a sua ressurreição, o poder do seu idioma se estendeu ao combate, fazendo-o capaz de interpretar seus movimentos de oponentes como linguagem. Isso aumentou consideravelmente sua eficácia de combate, até o ponto em que ele conseguiu derrotar o resto dos Novos Mutantes sozinho.
  • Inteligência superdotada

FraquezasEditar

Nível de ForçaEditar

Cifra possui a força humana normal de um jovem de sua idade, altura e constrói quem se dedica ao exercício físico regular.

PERSONALIDADE E APARÊNCIA Editar

Personalidade Editar

  • Grande interesse em vídeo games, computadores e novas tecnologias,
  • Religião: Igreja dos santos dos Últimos dias

Aparência Editar

NOTAS Editar

  • Cifra, significado: Cifrar é o ato de alterar os caracteres de uma palavra ou texto para que ele não seja decifrado.
  • Retorno em Jovens X-Men ?: A revista Young X-Men # 5, lançou um teaser com algumas imagens que revelariam o que aconteceria nas edições futuras (provavelmente pra tentar estimular as vendas da revista que não era popular) na imagem sugeria a Participação de Homem-Aranha (que sempre ajuda as vendas de qualquer revista) e o retorno de Illyana e de Cifra (esse com talvez virus tecnorganico).

Porém, nada disso aconteceu, o escritor teve que alterar os seus planos pois a revista foi cancelada antes disso tudo entrar em pratica.

  • A morte envelhece?: Quando morreu, o Cifra aparentava ter uns 12, 13 anos, agora ele aparece como se tivesse a mesma idade dos outros companheiros que ficaram vivos! …não sabia que um cadáver envelhecia no túmulo!!! Ao ser questionado sobre isso numa entrevista, escritor Zeb Wells fez piadinha sobe o caso não levando esse detalhe muito a sério.
  • Ilegível: As revistas nacionais da Panini sobre o retorno de Cifra em Necrosha tiveram a sua legibilidade prejudicada pela qualidade do papel e o contraste ruim do alguns dos balões de fala do Cifra. Curioso esse problema de legibilidade justo com um personagem como este.

LINKS Editar

REFERÊNCIASEditar

Notas de RodapéEditar