Wiki X-Men Comics
Advertisement
Capitão Britânia (Brian Braddock) (Terra-616) Batalhas Galeria Armas Frases
Capitão Britânia
Capitão Britânia (Terra-616) de Marvel Tales Captain Britain Vol 1 1.jpg
Galeria

Nome Real

Brian Braddock

Codinome(s)

Capitão Britânia

Primeira Aparição

Capitão Britânia Vol 1 1 (outubro, 1976)

Apelidos

Britânia, Britânico, Bispo Negro [1], Abelha, Rei do Extramundo, Capitão Britânia-616, Capitão Wakanda, Filho de Merlin, Escudeiro, Coração Selvagem de Avalon, Capitão Bretanha (no Brasil)

Familiares

John Braddock (avô);
James Braddock, Sr. (pai, falecido);
Lady Elizabeth Braddock (mãe, falecida);
James Braddock, Jr. (irmão);
Betsy Braddock (irmã gêmea);
Meggan Braddock (esposa);
Maggie Braddock (filha);
William Puceanu (sogro);
Sogra sem nome;
Tenia Jean (enteada, falecida);

Nome Original

Captain Britain

Criadores

  • Chris Claremont,
  • Herb Trimpe

Características

Espécie

Depois de um acidente de moto, Merlyn e sua filha Roma deram a ele o Amuleto da Direita e ele se tornou o super-poderoso Capitão Britânia. Meio-Extramundo, Meio-Humano

Olhos

azuis

Cabelos

loiros

Gênero

masculino

Altura

1.98 m (6' 6")

Peso

116.57 kg (257 lbs)

Status

Identidade

pública

Cidadania

inglesa, Britânica

Status Atual

casado

Ocupação

Aventureiro; ex-governante do Extramundo, cientista, estudante

Educação

Ph.D em Física pela Thames University

Origem

Universo

Terra-616

Local de Nascimento

Braddock Manor, Maldon, Essex, Inglaterra, Reino Unido

HISTÓRIA

Infância

O jovem Brian Braddock era uma criança solitária, pobre demais para a aristocracia e orgulhosa demais para fazer amizade com amigos pobres. Dotado para as ciências e a razão, dedicou sua juventude ao estudo da física.

Brian, sua irmã gêmea Betsy e seu irmão mais velho Jamie desconheciam o segredo de seus pais. Eles eram agentes do Omniverso que trabalhavam para Merlyn, eles criaram um computador orgânico chamado Mastermind para monitorar seus filhos na esperança de um deles se tornar o Capitão Britânia desta realidade.

Seus relacionamentos sempre foram vazios para deixar seu interior sempre intocado. Seus pais morreram pela inteligência artificial Mastermind enquanto Brian estava num encontro com uma menina. Culpou-se de não estar por perto na morte de seus pais, acreditava que poderia salva-los de alguma forma. A culpa o fez se entregar ainda mais a solidão e estudos que ajudavam a esquecer sua solidão a dor interior.

Até que, um dia, estava estagiando no Centro de Pesquisas Darkmoor, quando o exército de Joshua Stragg atacou o local no intuito de roubar os segredos ali contidos e raptar toda a equipe que lá se encontrava. Apavorado, Brian fugiu do laboratório com sua moto mas ficou atordoado com o brilho intenso da nave de Joshua e acabou despencado de um precipício, ficou estirado no chão à beira da morte. Até que teve uma visão de Merlyn e sua filha Roma que lhe dão a opção de escolher entre dois objetos místicos: o amuleto da justiça ou a espada do poder. Brian escolhe o amuleto e como consequência recebe energia mística que o dotou de superpoderes. Os dois espíritos decretaram então que ele deveria ser o campeão da Inglaterra, o Capitão Britânia da Terra-616.

O Herói

A partir daí, Brian Braddock, como Capitão Britânia lutou contra o crime na Inglaterra. Conseguiu grandes aliados como a STRIKE, Nick Fury, Capitão América, Homem-Aranha. Este último quando foi colega de quarto temporário de Peter Parker durante seus dias na América. Capitão Britânia e Homem-Aranha enfrentaram juntos o vilão Arcade em seu Mundo do Crime.

Conhece seu primeiro grande amor Courtney Ross quando cursavam a Faculdade Thames em Londres. Os estudantes sempre se encontravam no Pub O Fim Voador. Durante o namoro, dentre muitos dos perigos que Courtney passou, foi sequestrada por Arcade e levada para o Mundo do Crime em NY mas no fim Brian sempre a salvava.

Brian passou a ter também um side-kick, Jackdaw, o Elfo. Capitão Britânia e Jackdaw encontram uma Inglaterra diferente da que estavam acostumados; era uma realidade alternativa onde a Inglaterra possuía um regime fascista onde todos os heróis pareciam ter sido assassinados pelo governo. Lá conheceram Opal Luna Saturnine que liderava um expedição extradimensional para tentar corrigir esta realidade, mas não atingiram a raiz do problema que era o insano Mad Jim Jaspers, Saturnine foge traindo os heróis que a ajudavam e causando a morte de Jackdaw.

Mad Jim Jasper cria a sua arma mais letal: A Fúria, o assassino de super-heróis. Capitão é morto por um disparo da Fúria sobrando apenas um osso da coxa, uma mecha de cabelo e um trapo de seu uniforme. Mas isso já foi o suficiente para que Merlyn e Roma o conseguissem reconstituí-lo. Ao empurrar a vida novamente ao corpo o fizeram renascer com os poderes, não seria mais o uniforme a fonte dos poderes, porém com o uniforme sua força é ampliada. Retorna a sua terra natal sem a lembrança de sua morte.

A vilã Vixen queria destruir a divisão PSI da S.T.R.I.K.E. da qual Betsy Braddock pertencia e manda o Mestre dos Assassinos para elimina-los um a um, Psylocke pede ajuda a seu irmão, reencontrando-o depois de tanto tempo. Saturnyne foi responsável pela morte de JackDawn, parceiro de Capitão Britânia. Foi julgada pelos seus atos e Capitão Britânia a contragosto teve que defende-la.Durante o processo, descobre que existe a Corporação dos Capitães Britania, onde cada um defende a Inglaterra de sua realidade.

Abandona a carreira de herói um pouco depois de conhecer a estranha mutante transmorfa Meggan e passam a morar juntos em um farol, enquanto a sua irmã Betsy o substitui como Capitã Britânia. Mas ela perde os olhos numa luta contra o Mestre dos Assassinos. Brian retorna ao posto de capitão Britânia e mata o vilão que cegou sua irmã.

Depois, sua irmã entra para os X-Men com a alcunha Psylocke. Atacado pela Missão de Combate.

Excalibur

Acreditando que sua irmã e os X-Men estavam mortos, Brian começou a se entregar a bebida e a reagir violentamente a tentativa de Meggan de ajuda-lo. Meggan preocupada contatou Noturno, Lince Negra e acabaram se envolvendo em uma batalha com a Technet e os Lobisomens do Mojoverso. Rachel Grey se junta a batalha e saem vitoriosos, resolvem permanecer juntos formando o Excalibur (Depois foi revelado que Merlyn manipulou os eventos para que a equipe fosse formada).

A equipe passou a usar como base o farol que morava com Meggan, Brian teve dificuldade para se adaptar aos seus novos inquilinos; além disso seu namoro não ia nada bem e tendeu a piorar quando passou a rever Courtney Ross e a se encontrarem como amigos. Brian chega a comentar tanto com Kurt como com a própria Courtney que não consegue conversar com Meggan do mesmo jeito que com ela.

Quando a maligna Sat-Yr-9 veio a realidade-616, procurou sua sósia desta realidade e era justamente a Courtney Ross. A matou a sangue-frio transformando-a em pó. A partir daí, Sat-Yr-9 substituiu Courtney Ross nessa realidade, administrando o banco Fraser e seduzindo Brian Braddock.

Por outro lado, o ciumento Brian não se sente confortável com a proximidade que o simpático e galante Noturno tem da inocente Meggan, chegando ao ponto de estourar e reagir violentamente contra seu amigo Kurt. O Excalibur, em suas aventuras, viajou por várias realidades alternativas e conheceram muitas versões da equipe pelas dimensões. Sat-Yr-9 revela sua verdadeira identidade e captura o Capitão Britânia. Depois que a batalha foi finalizada, Sat-Yr-9 é levada por seus soldados sem que o Excalibur percebesse. Brian jura vingar a morte da antiga namorada e derrubar a impostora. Brian pede a mão de Meggan em casamento e ela, emocionada, aceita.

Mas pouco tempo depois Brian desaparece em uma anomalia temporal. Meggan sofre com a perda de seu noivo que depois retorna mais frio e com o codinome Britânico. Sua mudança foi finalmente explicada ao enfrentar a ameaça technorgânica chamada Falange, Brian retorna ao normal.

Ao retornar, se infiltrou na filial inglesa do Círculo Interno do Clube do Inferno onde conseguiu o posto de Bispo Vermelho, para depois derrotar o Círculo Interno.

O Casamento

Brian casa com Meggan com uma grande cerimônia, entre os convidados estavam até muitos de seus vilões, versões alternativas do Excalibur e a Corporação de Capitães Britânia. Depois do casamento a equipe acaba, alguns integrantes retornam aos X-Men.

Monarca do Omniverso

O vilão Kang manipulou o computador orgânico Mastermind fazendo-o acreditar que era um Capitão Britânia, Mastermind como Capitão Britânica matou outros representantes da Corporação até que Brian reúne Psylocke, Cavaleiro Negro, Capitão UK e Cruzado X para ajudá-lo a enfrentar a ameaça. No Processo Brian retirou a Espada Excalibur cravada no Omniverso. Após derrotar Mastermind, Roma ofereceu o posto de Monarca do Omniverso, Brian aceitou.

Desde então Brian passou a residir com Meggan no Omniverso até que, como consequência das alterações que Feiticeira Escarlate fez no Dia-M, surgiram efeitos colaterais graves no Omniverso e, com isso, a realidade corria o risco de regredir até o nada. Caso isso acontecesse, Roma teria que apagar todo o universo para que não comprometesse as outras realidades. Então Meggan se sacrifica para preservar o universo 616

Novo Excalibur

Líderado por Peter Wisdom, Brian participa de uma nova versão do Excalibur onde enfrentam o Rei das Sombras e os X-Men Sombrios (uma versão malígna dos X-Men originais). Outro grande adversário foi Albion, um Capitão Britânia que escolheu o caminho da espada e que transformou a Inglaterra a um estado pré-industrial causando efeitos catastróficos. Além disso, Albion possuía uma tropa de Capitães Britânia sombrios.

Capitão Britânia e a MI13

Capitão Britânia e MI-13 acreditavam que os Skrulls planejavam invadir Avalon através do Portal do Destino (um circulo de pedras, onde se concentra toda a magia da Terra). Ao tomar o reino mágico de Avalon os Skrulls teriam o controle de toda a magia da Terra. Para evitar que isso aconteça Brian tentou impedir um míssil nuclear dos Skrull, sacrificando-se. Logo depois, Merlyn ressuscita Braddock. Brian entrou imediatamente em Avalon e tirou a espada Excalibur da pedra. Ao chegar na última linha de defesa Britânica atacou o comandante Super-Skrull. Após a batalha Brian jogou o golpe final, no mesmo momento Satannish, que tinha dado um desejo em troca de deixá-lo livre na Terra, o desejo que era destruir todos os Skrulls nas Ilhas Britânicas.

Ao enfrentar Plotka, que pode realizar o desejo mais profundo em troca de sua alma, fica tentado com a proposta de ter uma nova vida com Meggan, sua esposa perdida. Mas ele consegue se livrar da ilusão. O que ele não sabia é que a Meggan era realmente real, e a deixa.

Vingadores Secretos

Aceitou o convite de Steve Rogers para participar dos Vingadores Secretos, mesmo tendo compromissos mais importantes no Omniverso junto com o conselho dos Capitães. Acreditava que seria o líder da equipe, ficou muito inconformado quando descobriu que o líder era o intransigente Gavião Arqueiro. Ele e a inusitada equipe dos Vingadores Secretos enfrentam um novo modelo de superadaptóides e diversos androides liderados pelo Pai.

Julgamento de Fantomex

O Extramundo foi atacado por uma força misteriosa, liderada por um Demônio das Cabras, que revelou mais tarde ser um aspecto da personalidade de seu irmão, Jamie Braddock.

Compartilhando as memórias de Psylocke durante o confronto da X-Force contra o Arcanjo, graças aos vínculos entre irmãos, ele viu o assassinato do garoto Apocalipse por Fantomex e organizou seu sequestro, liderando a equipe de comando do Conselho dos Capitão Britâia.

Ele também sequestrou Psylocke para torná-la membro do Corpo novamente, a fim de defender o Extramundo. Brian pretendia fazer com que Fantomex pagasse por seu crime, mas também eliminá-lo do Multiverso, vendo-o como uma anomalia única e perigosa (embora conheçamos algumas alternativas, mas todas no futuro).

Vingadores VS X-Men

Quando foi revelado que a Fênix estava indo em direção à Terra, Braddock era um membro da sub equipe dos Vingadores, liderada por Thor para detê-la.

Guerra Revolucionária

Capitão Britânia na Guerra Evolucionária

Capitão Britânia e um exército de heróis britânicos derrotaram Mys-Tech em batalha; a agência chegou perto de enviar toda a Grã-Bretanha para o inferno para pagar suas dívidas a Mephisto. Após a batalha, a S.H.I.E.L.D. foi secretamente chamada para limpar os restos das bases e da tecnologia da Mys-Tech, já que a MI13 não tinha recursos para isso. Brian tornou-se membro da Divisão Europeia da S.H.I.E.L.D. Anos mais tarde, Pete Wisdom soube disso e comentou sarcasticamente que estava orgulhoso de Brian estar agindo como ele.

Brian, MI13 e a S.H.I.E.L.D. começaram a investigar uma suspeita volta da Mys-Tech, mas ele foi rapidamente espancado e capturado. Na verdade, isso foi um ardil da Cabeça da Morte II para plantar um dispositivo de rastreamento e descobrir por que os Psico-Espectros queriam o Capitão (ele não se incomodou em contar a Brian).

O Prime-Wraith queria que o herói fizesse parte de seis baterias vivas para um núcleo monotrace, abrindo um portal para o inferno para os exércitos de Mephisto (liderados pelo herói de lavagem cerebral Killpower) para devastar a Terra. O Capitão Britânia foi libertado e lutou para conter os demônios, tentando encontrar uma solução que não fosse matar Killpower. "Somos heróis, não matamos--" foi tudo o que ele pôde dizer antes de Killpower ser abatido pelos anti-heróis Major Hauer e Coronel Liger. Posteriormente, por capricho, Brian colocou uma bandeira da união em cima de um Big Bang danificado, decidindo que sobreviver à batalha lhes dava "o direito de comemorar um pouco".

Tempo Esgotado

Quando o Corporação Capitão Britânia começou a investigar ativamente os fenômenos destrutivos da realidade, conhecidos como Incursões, eles conseguiram capturar um Cartógrafo e experimentá-lo. Saturnyne fez com que o Corpo transformasse o Cartógrafo em um farol para atrair seus criadores, e possivelmente quem estava por trás das incursões. Os Reis do Marfim enviaram todas as suas forças contra o Corpo, e eles foram destruídos em questão de horas. Antes de ser expulso do Extramundo para a Terra-616 por Saturnyne, Brian Braddock, que havia perdido o olho na luta, foi incorporado a todos os segredos da Cidadela.

Depois de retornar à Terra-616, ele se juntou aos Illuminati para trabalhar com eles na busca de uma solução para as incursões, e se escondeu com eles devido ao fato de os Vingadores estarem em busca deles.

Império Secreto

Algum tempo após o problema das incursões ter sido neutralizado, Braddock se tornou o líder dos Campeões da Europa, uma das várias equipes de super-heróis reunidas depois que Steve Rogers se revelou um agente adormecido da Hydra e estabeleceu um Império Hydra nos Estados Unidos da América. Sua equipe lutou bravamente ao lado de Enigma (Aikku Jokinen) e Garota Esquilo (Doreen Green) contra a aquisição da Hydra e, depois que o regime de Rogers foi derrubado, eles tentaram eliminar as células terroristas restantes da Hydra.

Paternidade

Quando tudo foi resolvido, ele de alguma forma recuperou o olho perdido e teve um filho ao lado de Meggan. Por causa disso, ele reconstruiu o antigo farol de Braddock para fornecer à filha um ambiente decente para crescer.

PODERES E HABILIDADES

Poderes

Conduto de Energia Interdimensional: Suas habilidades são alimentadas por energias interdimensionais que estão concentradas em torno das Ilhas Britânicas de cada realidade e também no Extraundo; afastar-se do campo causará uma eventual perda de energia, a menos que um traje de aprimoramento de energia seja usado. Depois de se perder no timestream por um tempo, Brian teve breves lampejos pré-cognitivos, embora eventualmente tenham diminuído. Por um tempo, todas as suas habilidades foram localizadas na Grã-Bretanha; se ele fosse para o exterior por muito tempo sem usar seu traje, seus poderes acabariam diminuindo para nada. Sua roupa age como uma antena e bateria, permitindo que ele retenha seus poderes onde quer que vá. Quando ele e Meggan destruíram a matriz energética do Extramundo por iniciativa de Roma, no entanto, as energias que lhe permitiram reter seu poder no Reino Unido sem sua roupa foram dissipadas. Portanto, para reter seus poderes em qualquer lugar da Terra, ele deve usar o traje o tempo todo. Recentemente, Brian ganhou a capacidade de usar seus poderes, mesmo sem o traje. Eles agora são baseados em sua confiança. Com mais confiança vem mais poder, e ele enfraquece como sua confiança.

Originalmente, seus poderes estavam ligados ao Amuleto da Direita, usado em volta do pescoço, e ele dependia de um Cetro Estelar semelhante a uma maça para voar. Mais tarde, Merlyn mudou de roupa pouco antes de entrar em uma Terra alternativa (Terra-238), removendo o Amuleto e o Cetro, colocando os poderes em seu novo traje. Pouco tempo depois, ele foi morto pela Fúria e teve seu corpo refeito por Merlyn, que escolheu esse ponto para tornar seus poderes inatos e mais fortes, com sua roupa servindo apenas como "bateria" e amplificador. Atualmente, os poderes de Brian são sustentados por sua própria confiança e herança como filho de um habitante do Extramundo. Assim, quanto mais confiante ele estiver, maiores serão seus poderes e vice-versa.

  • Força Sobre-Humana: Enquanto veste seu traje, a força de Braddock aumenta para altos níveis sobre-humanos. No auge, ele consegue levantar aproximadamente 90 toneladas.
  • Resistência sobre-humana: A musculatura avançada de Braddock produz consideravelmente menos toxinas de fadiga durante a atividade física do que a musculatura de um ser humano normal. No auge, ele pode se exercitar fisicamente por cerca de 24 horas antes que o acúmulo de toxinas de fadiga no sangue comece a prejudicá-lo.
  • Durabilidade sobre-humana: Enquanto usava sua fantasia, o corpo de Braddock é cercado por um campo de força invisível que o torna altamente resistente a lesões físicas. O campo permite que ele sofra fortes explosões de energia, grandes forças de impacto, como projéteis de bazuca ou seja repetidamente atingido por oponentes sobre-humanos, temperaturas extremas e quedas de grandes alturas sem se machucar. No entanto, impactos repetidos de forças ou armas suficientemente poderosas enfraquecerão e, eventualmente, penetrarão no campo. A densidade do campo, no entanto, é especialmente projetada para permitir a passagem de oxigênio e luz. Esse campo de força agora é sustentado por sua própria confiança.
  • Agilidade sobre-humana: A agilidade, o equilíbrio e a coordenação corporal de Braddock são aprimorados a níveis que estão além dos limites físicos naturais do melhor atleta humano.
  • Reflexos sobre-humanos: Os reflexos de Braddock são igualmente aprimorados e são superiores aos do melhor atleta humano.
  • Sentidos sobre-humanos: Braddock pode propositalmente usar as energias que lhe dão seus outros poderes para aumentar temporariamente a eficiência de seus sentidos, melhorando-os para níveis sobre-humanos. Ele pode ver objetos com perfeita clareza a distâncias muito maiores do que uma lata humana normal. Sua audição é similarmente aprimorada, permitindo que ele ouça mais que um humano e detecte sons que humanos normais não podem.
  • Vôo: Braddock também pode canalizar essas energias com o objetivo de voar pelo ar em grandes velocidades. No auge, ele é capaz de superar a velocidade do som, 770 milhas por hora. O campo de força que lhe concede sua durabilidade sobre-humana permite-lhe suportar os rigores de viajar em velocidades tão altas que teriam sobre o tecido humano sem causar danos, além de permitir que ele respirasse normalmente.

Habilidades

  • Inteligência Genia: Braddock é um cientista brilhante com experiência em física e engenharia. [2]
  • Ele é um acrobata e excelente lutador.

Fraquezas

Atualmente, os poderes do Capitão Britânia são baseados em sua própria confiança. Quanto mais ele acredita em si mesmo e no que está fazendo, mais forte é e menos suscetível a danos se torna. Anteriormente, os poderes de Braddock eram dependentes de seu traje. Se ele não estivesse usando, não poderia obter acesso às energias interdimensionais que lhe concediam seus poderes. Além disso, embora o campo de força o proteja de lesões físicas convencionais, ele o deixa vulnerável ao ataque de gases "nocauteados", pois eles podem passar pelo campo de força tão facilmente quanto o oxigênio.

Nível de Força

Enquanto vestindo seu traje, a força de Brian Braddock é aumentada para altos níveis sobre-humanos. No auge, ele é capaz de levantar (pressionar) aproximadamente 90 toneladas.

Personalidade

  • Elegante, discreto, educado, Fibra moral e nobreza.
  • Um verdadeiro cavalheiro inglês.
  • Ciumento, até dos melhores amigos.
  • Ex-alcoólatra.
  • Gosta de futebol.

Aparência

Loiro, alto e forte.

NOTAS

  • Volta por Cima: Criado por Chris Claremont e Herb Trimpe para a Marvel UK, a divisão inglesa da editora Marvel Comics, o Capitão Britânia era um personagem menor e sem grande originalidade que tivera sua série regular cancelada devido ao pouco interesse do público e passou apenas a participar como coadjuvante em aventuras de outros personagens. Até que deram uma nova chance ao personagem com novas histórias inicialmente escritas por David Thorpe e depois substituído por um novato, Alan Moore. Os desenhos foram feitos por Alan Davis (foi seu primeiro trabalho profissional). Com os Novatos Alan Morre e Davis, Capitão Britânia retorna e passa por sua melhor fase !
  • Capitão Bretanha: Nas edições nacionais publicadas pela Pandora Books o chamaram de Capitão Bretanha, que me soa mais apropriado que Britânia.
  • Mudança de uniformes: Em quando estava integrando a equipe Excalibur, o terceiro uniforme (em destaque na foto) foi criado para facilitar a vida dos coloristas. Pelo menos foi isso que disse Alan Davis (também criador do segundo uniforme). Segundo ele, projetou algo mais limpo para evitar erros de colorização. Atualmente, o personagem voltou a usar o segundo uniforme (ou bem semelhante).

LINKS

REFERÊNCIAS

Notas de Rodapé

  1. Excalibur #96
  2. Manual Oficial do Universo Marvel A-Z #2
Advertisement