Wiki X-Men Comics
Advertisement
Caliban (Terra-616) Batalhas Galeria Armas Frases
Caliban
X-Force Vol 3 11 page 24 Caliban (Earth-616) ressurrected.jpg
Galeria

Nome Real

Desconhecido

Codinome(s)

Morte, Pestilência

Primeira Aparição

Fabulosos X-Men Vol 1 149 (agosto, 1981) (Como Caliban)
Fabulosos X-Men Vol 1 294 (novembro, 1992) (Como Morte)
Cable Vol 1 73 (novembro, 1993) (Como Pestilencia)
Novos X-Men Vol 2 45 (fevereiro, 2008) (Aparição da Morte)

Apelidos

Sujeito do teste 22-C, Caçador, Cão de Caça

Familiares

Nome Original

Caliban

Criadores

  • Chris Claremont,
  • Dave Cockrum

Características

Espécie

mutante depois aumentado por Apocalipse em sua Nave celestial

Olhos

pretos

Cabelos

sem cabelo

Gênero

masculino

Altura

1,73 m (atualmente)
2,07 m (originalmente)

Peso

68 kg (atualmente)
125 kg (originalmente)

Pele branca com matiz purpúrea, pupilas negros, sem íris aparentes, esclera amarela, garras.

Status

Identidade

secreta

Cidadania

americano

Status Atual

solteiro; morto

Ocupação

Aventureiro; ex-terrorista,

Educação

Origem

Universo

Terra-616

Local de Nascimento

HISTÓRIA

Origem

Era um mutante que morava solitário nos esgotos e que temia os humanos e suas reações agressivas quando o via. Até que um clarão em sua mente o mostra que existia outros iguais a ele, ele sai do esgoto em busca de contacta-los. Encontra Kitty Pryde (na época, chamada de Ariel) e tenta leva-la consigo para os esgotos para terminar com sua solidão mas é atacado por Tempestade e pela Mulher Aranha. Após a batalha, Caliban foi convidado a ir para a Mansão X mas preferiu retornar aos esgotos.

Morlocks

Caliban detecta os Morlocks, seres que, assim como ele, se refugiam nos esgotos. E passa a morar com eles. Mas quando Anjo foi capturado pelos Morlocks e Kitty Pryde foi contaminada pela morlock Praga, Caliban que nutre um forte sentimento pela X-Man tenta ajudá-la a se recuperar. Kitty promete a Caliban que se ele ajudasse os X-Men a salvar Anjo, ela ficaria com ele para sempre nos esgotos. O inocente Caliban aceita e os X-Men recebem a ajuda do pobre mutante. Tempestade e a líder dos Morlocks Callisto se enfrentam, Tempestade ganha conseguindo assim a liderança dos Morlocks. Tempestade convida a todos a morarem na superfície com os X-Men mas Caliban, falando por todos, novamente rejeita o convite.

Um tempo depois, os Morlocks criam uma festa de casamento para Caliban e capturam Kitty para ser sua esposa. Os X-men chegam para salva-la, porém mesmo contra sua vontade ela aceita casar com o feioso Caliban por sua antiga promessa, porém com sua generosidade e amor por Kitty ele a libera da dívida esperando que volte algum dia por vontade própria.

Massacre de Mutantes

O jovem morlock Sanguessuga encontra o mutante Artie nos esgotos e leva até Caliban. Mas paralelamente a isso um Massacre organizado pelo Carrascos que dizimou grande parte dos Morlocks estava se iniciando. E Dentes de Sabre, o mais perigoso deles o fere com suas garras. Eles são salvos pelo Quinteto Futuro e pelo X-Factor original. O esquelético mutante jura que um dia irá se vingar dos Carrascos. Caliban assim como alguns outros sobreviventes foram morar na base do X-Factor.

Durante o período que o Anjo tinha sido dado como morto, ele participou do X-Factor em duas missões: Uma contra Cameron Hodge e a Direita e outra contra Apocalipse. Nesta última, Caliban trai seus aliados para se aliar a Apocalipse na condição de torna-lo mais forte.

Caliban Forte

Apocalipse altera sua estrutura genética e o deixa incrivelmente forte, resistente e com bastante habilidade para guerrear. Agora Caliban estava pronto para vingar seus amigos morlocks mortos durante o massacre. Enfrentou o Arcanjo, antigo cavaleiro do Apocalipse e o ex-carrasco Dentes-de-Sabre.

Cavaleiro Morte

Sai bem sucedido em sua missão e foi condecorado como cavaleiro Morte por Apocalipse. Novamente enfrenta Dentes-de-Sabre e se vinga ao quebrar a coluna do ex-carrasco. Sua inteligencia começou a reduzir novamente depois que Caliban saiu dos domínios de Apocalipse.

X-Force

Depois de se livrar do domínio de Apocalipse e ainda com enorme força física, Cable o convida para integrar a sua X-Force. Caliban teve muitas aventura com a equipe, incluindo confronto com Mojo e Sr. Sinistro.

Cavaleiro Pestilência

Caliban começa a adoecer,devido a transformação por Apocalipse então ele foi levado por Ozimandias para Apocalipse que o transformou em Pestilência e junto com Rapina, Wolverine e Rory Campbell formaram os novos cavaleiros do Apocalipse.

Como Pestilência Caliban ganhou a habilidade de infectar as pessoas com um vírus. Depois disto, ele foi libertado da influência dos cavaleiros depois que conseguiram desencorporar Apocalipse de Ciclope.

198

Depois do Dia M, Caliban é visto no Instituto Xavier junto com o grupo mutante de sobreviventes liderados pelo também Morlock Erg, lá ele é visto carregando a bandeira 198. Ajuda os 198 a escapar com Dominó e Shatterstar para uma das bases de Nick Fury no deserto de nevada.

Fraco Novamente

Caliban e Sanguessuga vão até os esgotos procurar o que restou dos Morlocks quando são atacados por Masque e seus Morlocks. Caliban é espancado e Masque reduz a massa muscular de Caliban próxima ao que era originalmente. Enfraquecido, vai até o Instituto Xavier pedir ajuda. É socorrido por um antigo amigo do tempo da X-Force, o Apache. Tem os devidos cuidados médicos e depois vai junto com os X-Men, Tempestade, Hepzibah e Apache novamente pros esgotos atrás de resposta. Caliban revida espancando Masque com tanto ódio que só parou quando seus amigos X-Men o seguraram.

5-Morte: Por sua incrível capacidade de rastrear mutantes, Caliban foi convocado por Ciclope para pertencer a nova X-Force, uma equipe secreta liderada por Wolverine inicialmente para encontrar Cable e resgatar a primeira criança nascida pós Dia M de suas mãos. Mesmo com muitos farejadores na equipe, Caliban que fez a diferença e conseguiu encontrar seu antigo líder na primeira X-Force. Quando chegam, encontram Cable sendo atacado por Lady Letal e seus carniceiros. A equipe enfrenta os vilões e, quando vão atras de Cable, Caliban se atira na frente dos tiros que iriam acerta seu grande amigo Apache.

Necrosha

Caliban foi mais tarde reanimado através do vírus tecno-orgânico pelo Eli Bard adorando Selene. Selene usou Caliban para localizar a maior concentração de mutantes mortos de Genosha. Ela ressuscitou todos os falecidos e planejou fazer dela a base de sua casa, mas seus esquemas foram interrompidos depois que ela foi morta pelos X-Men. Depois de sua morte, Caliban e os outros mutantes falecidos ressuscitados pelo vírus tecno-orgânico voltou novamente para seus túmulos.

PODERES E HABILIDADES

Poderes

  • Detectar outros mutantes psionicamente:Aproximadamente num raio de 25 milhas (41 km) de si mesmo.
  • Visão Noturna: Visão muito sensível a grandes claridades.
Antigos Poderes

Após ser Cavaleiro de Apocalipse:

  • Força:
  • Resistência:
  • Garras e Presas:

Como cavaleiro Pestilência:

  • Expelir vírus capaz de acabar com as funções mentais do oponente.

Habilidades

  • Baixo QI
  • Vocabulário reduzido, sempre fala em terceira pessoa.
  • Tocar piano

Como cavaleiro do Apocalipse: Condicionado a atacar Sr. Sinistro assim que o vê

Fraquezas

Nível de Força

Caliban originalmente possuía a força humana normal de um homem de sua idade, altura e construção, que se dedicava a um exercício regular mínimo. No entanto, ele pode tirar do medo das pessoas próximas e usá-lo para aumentar sua força. Os limites dessa força sobre-humana são desconhecidos, mas ele provou que poderia facilmente ultrapassar a mulher-aranha original, que poderia levantar (pressionar) cerca de 7 toneladas.

Como resultado da bio-engenharia de Apocalipse, Caliban possui uma força sobre-humana que permite levantar (pressionar) aproximadamente 10 toneladas. Ele mantém sua capacidade de aumentar sua força ao sipar o medo de outros, aumentando-o para um nível ainda inexplicável.

Personalidade

Ingênuo.

Aparência

Fraco: Corpo esquelético, rosto ossudo, pele albina, olhos amarelados;
Forte: Grande porte, rosto ossudo, pele albina, olhos amarelados, garras e presas.

NOTAS

  • Inspiração do nome Caliban: É uma personagem da peça A Tempestade de William Shakespeare. Caliban era disforme e grotesco, um escravo em terra e tinha como seu total oposto Ariel, o espírito servil e assexuado que pode se metamorfosear em ar, água ou fogo.

Além de Chris Claremont, este personagem foi fonte de inspiração para inúmeras pessoas: Existe uma constelação com nome Caliban, é um das facetas de Álvares de Azevedo na Lira dos Vinte Anos, é uma banda de metal, entre outros.

  • Inspiração dos Morlocks: Os Morlocks são personagens criados pelo escritor H. G. Wells para seu livro A Máquina do Tempo. Os Morlocks são seres monstruosos e repulsivos que vivem nos subterrâneos do século 8.028. São canibais e se alimentam dos elois, os seres humanos desse mundo.
  • Rascunhos curiosos de John Byrne: Apesar do caracter design de Caliban ter sido de Dave Cockrum, Byrne fez 2 curiosos rascunhos com o nome Caliban na pasta dedicada aos X-Men:

“Essa é a verdadeira forma do Caliban, da qual não veremos mais do que partes, pedaços e contornos em locais escuros.”… “Ele seria capaz de projetar porções de sua poderosa força-vital, em objetos inanimados, como mesas, cadeiras…lhes dando “vida”.”

  • Poder esquecido: Em sua primeira participação nos quadrinhos, Caliban deu bastante trabalho e demonstrou uma força que ele nunca mais utilizou sem a interefrencia de Apocalipse, seu poder aparentemente parecia ser o de converter seus sentimentos em força física. Mas esse poder foi esquecido pelos escritores e nunca mais foi usado.

LINKS

  • Galeria de Caliban (Terra-616)
  • Batalhas de Caliban (Terra-616)
  • 2 Imagens de Caliban (Terra-616)
  • Aparições em Revistas Estrangeiras de Caliban (Terra-616)
  • Aparições em Revistas Nacionais de Caliban (Terra-616)

REFERÊNCIAS

Notas de Rodapé

Advertisement